Confira as principais diferenças entre MDP e MDF

Teste da Bochechinha: saiba os benefícios e quando fazer
23 de abril de 2020
10 atitudes urgentes para adequar o orçamento em tempos de pandemia
23 de abril de 2020

Augen Marcenaria Personalizada explica as principais aplicações para os materiais

Muito utilizados na fabricação de móveis, MDP e MDF são dois materiais com composições distintas, feitos com madeira de reflorestamento, e aplicações diversas. O primeiro, é formado por camadas de partículas de cavacos, já o segundo, é resultado da mistura da fibra de madeira com resinas sintéticas.

“O MDP é mais resistente a remoção e aplicação de ferragens, por exemplo. E com o MDF se tem mais possibilidades criativas. Ambos têm suas qualidades. É importante verificar qual uso o móvel terá para utilizar o material mais indicado para sua fabricação”, afirma Arnaldo Avelino, curador de projetos da Augen Marcenaria Personalizada.

O MDP é bastante indicado para fabricação de mesas, armários e balcões. Ele é ideal para projetos em linha reta e onde não há necessidade de usinagem dos móveis que serão feitos a partir desse material. Contudo, essa característica faz dele uma matéria-prima que não absorve acabamentos com pinturas, sendo indicado um tratamento que aplica finas lâminas em impressão em formas amadeiradas.

A composição uniforme do MDF permite a fabricação de móveis com design mais elaborado, pois há mais facilidade para fazer cortes, usinagem e entalhamento na peça. Por isso, o material é indicado para mobiliário composto pelo encaixe de várias peças, como estantes. Por ser mais denso, o MDF absorve melhor aplicações de tintas, sendo ideal para móveis para nos quais se deseja um acabamento em laca por exemplo.

Augen Marcenaria Personalizada

http://augenmoveis.com.br