Conceitos sociais e artísticos aplicados à arquitetura

Filtro solar vegano com altíssima proteção contra raios UVA previne fotoenvelhecimento
28 de setembro de 2018
Empresa americana criada por cientista de dados brasileiro se torna referência internacional
28 de setembro de 2018

À frente do SLVY Arquitetura, a arquiteta Maria Sliviany desenvolve projetos que apresentam uma nova forma de classificação dos ambientes

Foi muito cedo que a arquiteta Maria Sliviany, à frente do escritório SLVY Arquitetura, optou pela profissão. Sua aptidão em desenho à levou de encontro à arquitetura e, desde então, seus “rabiscos” se tornaram mais do que projetos de ambientes, mas conceitos sociais e artísticos. Isso porque a profissional decidiu explorar a ideia de espaços genderqueer, ou seja, sem gênero, além de propor a inserção da arte, seja pintura, desenho, gravura ou música, em todos os seus projetos.
Sua proposta com os ambientes sem gênero é não rotular os espaços como masculinos ou femininos, da menina ou do rapaz, como ainda é visto em muitas mostras de arquitetura e decoração pelo país. Mostrar que a cor rosa, por exemplo, pode compor um cômodo dedicado a um homem, e que mulheres podem gostar de um quarto no estilo industrial. “Quando vou a mostras de decoração, sempre me apaixono pelo estilo do quarto do rapaz e me pergunto o porquê do uso dessa nomenclatura. Falamos tanto sobre rotulação de pessoas na sociedade, mas continuamos aplicando isso na arquitetura”, complementa a arquiteta. A ideia não é criar um ambiente neutro, mas sim, desmistificar alguns elementos considerados femininos ou masculinos, mostrando suas aplicações em espaços opostos ao que se considera comum. “Os projetos são cheios de personalidade e mostram exatamente o perfil do cliente, mas sempre com um elemento surpresa para sair do óbvio”, afirma.
Já a arte permeia todo este conceito. A profissional tem desenvolvido obras personalizadas para compor os projetos e garantir ainda mais exclusividade aos ambientes. “Hoje, já conto com peças em projetos e à venda em lojas”, conta. A paixão pelo mundo artístico também se revela no desenvolvimento de projetos de estúdios musicais, tanto residenciais, quanto comerciais. Especializada em acústica, Maria pensa em todos os detalhes para que o espaço seja ideal para a reverberação do som dos instrumentos e da voz, criando uma atmosfera perfeita para a gravação e execução musical.
Sobre a SLVY Arquitetura:

Arquiteta formada em 2016 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Maria Sliviany está à frente do SLVY Arquitetura. O escritório desenvolve projetos arquitetônicos e de interiores, residenciais e comerciais, utilizando ferramentas modernas de desenvolvimento, como o sistema BIM. Mesclando os estilos contemporâneo, clássico e rústico, a profissional propõe uma arquitetura diferenciada, sem distinção de gêneros, com muita arte e acessível para todos.

Serviço:

Rua Marechal Deodoro, 857 – Sala 1703, Centro – Curitiba

slvyarquitetura@gmail.com

facebook,com/slvyarquitetura

Instagram: @slvyarquitetura