Conceito aberto, leveza, soluções contemporâneas de arquitetura e décor marcam reforma de apartamento de 115 m²

Museu da Casa Brasileira e Editora Senac São Paulo realizam roda de conversa sobre o processo de criação em design
13 de abril de 2021
Loungerie lança nova edição da coleção Mom&Me
14 de abril de 2021

Com carta branca para realizar a reforma, profissionais do escritório Blaia e Moura Arquitetos investiram em alternativas pautadas na escolha de tons claros e peças com design atemporal

Confiança é a base de tudo. A afirmação pode soar como ‘clichê’, mas fundamental nas relações interpessoais e nas contratações de serviços, como o profissional que realizará a arquitetura de interiores da futura nova residência. Foi com carta branca que os arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia, sócios no escritório Blaia e Moura Arquitetos receberam a missão de realizar a reforma do novo apartamento de um casal de advogados e seus dois filhos pré-adolescentes. “Propusemos alterações ousadas na planta baixa do imóvel entregue pela construtora e nossos clientes acreditaram prontamente na eficácia das mudanças”, conta Bruno.

Ambientes integrados possibilitam um contato mais próximo entre os integrantes da família. Da sala de estar projetada pelos arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia, é possível interagir com quem está na cozinha ou na área de serviço | Foto: JP Image

A relação dos moradores com os profissionais teve início antes mesmo da aquisição das chaves. Nessa fase, Bruno e Lucas se reuniram com os proprietários para conhecer as expectativas para a execução de croquis, linha de chamada, predefinições do layout e até mesmo os acabamentos que seriam utilizados no projeto. “Essas conversas preliminares são essenciais para construir a confiança que conduziu todo trabalho. Priorizamos a comunicação antes de iniciar os primeiros rabiscos”, ressalta Lucas.

Com o conceito aberto definido como o ponto de partida, a reforma trouxe diversas alterações de paredes para integrar as duas varandas, cozinha, área de serviço e sala de estar. Com isso, a demolição de paredes foi necessária para que o apartamento ganhasse mais espaço. “Além disso, transformamos um banheiro em closet”. Ambos dividem o mesmo banheiro, mas com acessos individuais”, comenta Lucas.

Com a retirada da divisória entre living e varanda, a sala de jantar ganhou a belíssima vista do bairro onde o imóvel está localizado | Foto: JP Image

Área social 

Nos quatro ambientes conectados, os arquitetos apostaram no piso de porcelanato cinza para dar a sensação de amplitude e continuidade. Outra solução adotada pelos arquitetos foi a retirada das portas de correr que separavam a varanda da área social: sem elas, a sala de jantar ocupou a varanda, proporcionando o privilégio da família realizar as refeições enquanto apreciam o skyline da cidade. “Seguindo as normas do edifício, realizamos o envidraçamento da varanda, que por sua vez também contou com a instalação de persianas que protegem os móveis do sol e favorecem o bem-estar e a privacidade dos nossos moradores”, complementa Bruno.

No quesito mobiliário, os arquitetos seguiram por dois caminhos: a marcenaria planejada e móveis funcionais que atendessem tanto a demanda da residência, como também resultassem em um perfeito aproveitamento do espaço.

Ao levarem a sala de jantar para varanda, os arquitetos consideraram a presença de um móvel de apoio. “Desenhamos uma mesa que ocupa a parede ao fundo, perfeita para o apoio de copos e bebidas, mas que também serve de bancada para o home office dos moradores”, explica Lucas. A versatilidade e o efeito visual do painel ripado marcou presença no projeto como forma de ampliar o bem-estar e o aconchego, assim como melhor a acústica e preservar a ala íntima com a camuflagem da porta de correr embutida.

        

Com uma ilha reservada para o cooktop, a cozinha se tornou um lugar mais agradável e funcional. A bancada oferece espaço para preparo dos alimentos e refeições rápidas com as banquetas altas. Na decoração, cores leves e o sistema de iluminação eficiente |Foto: JP Image

Na cozinha, a bancada em ilha de quartzo recebeu o cooktop e sua posição promove uma extensa visão e a interação com quem está na sala ou na varanda. Ciente da relevância de projeto luminotécnico muito bem executado, a dupla de arquitetos investiu na instalação de três pendentes logo acima da bancada e, para auxiliar a preparação de alimentos ou outras atividades perto da pia, uma fita de LED foi embutida no armário superior. Para acompanhar o efeito inox dos eletrodomésticos e a potente coifa, a marcenaria seguiu na cor cinza.

Área de serviço pautada nos serviços do dia a dia |Foto: JP Image

Pensando na praticidade da família, a área de serviço também ganhou uma marcenaria sob medida para dispor armários, prateleiras e suporte com cabides para pendurar roupas. A bancada extensa, elaborada em quartzo super white, está localizada na parte superior da lava e seca com abertura frontal.

Ala íntima 

A otimização do projeto de interiores da suíte do casal transmite a sensação de um cômodo mais amplo, embora com pequenas dimensões| Foto: JP Image

Para ganhar espaço no dormitório do casal, Bruno e Lucas trabalharam em estratégias para conquistar dimensões. Poucos móveis, espelhos nas portas do armário e em uma das laterais da cabeceira favoreceram a sensação de amplitude. No décor, a cabeceira estofada com tecido e a colocação de apenas um móvel de apoio acompanhado por um pendente. “Sofisticado, o projeto da suíte incluiu também um closet, um dos espaços preferidos da moradora, que realizou o sonho de ter sua penteadeira”, relembra Bruno.

O amadeirado claro se faz presente na marcenaria e no porcelanato que reveste o piso do banheiro do casal | Foto: JP Image

No banheiro do casal, a bancada com duas cubas e a combinação impecável dos tons claros. Com um desenho muito bem otimizado, a marcenaria acomoda a praticidade para guardar os pertences de higiene pessoal.

Na planta original entregue pela construtora, a suíte foi transformada em um dos dormitórios dos filhos. Inspirados nos personagens preferidos do menino, os heróis do HQ Vingadores estampam a parede atrás da cabeceira, onde também se encontra o suporte para apoiar a coleção de carrinhos. “O tema super-herói sempre esteve presente nas conversas de briefing”, recorda-se Lucas. Por isso, o quarto do outro filho seguiu a mesma linha com a presença de adesivos, em uma das paredes, com diversos quadrinhos de heróis, deixando o ambiente mais descolado.

Tal qual o dormitório dos pais, ambos dispõem de espelhos embutidos nas portas dos armários. Bancadas com gavetas e armários foram concebidos para apoiar a TV, videogame e o principal: fazer as tarefas de casa e as aulas online.

Clima jovem e descontraído nos dormitórios dos meninos | Foto: JP Image

Sobre a Blaia e Moura Arquitetos

Diferentes experiências com arquitetura comercial, logística, zeladoria, acompanhamento e fiscalização residencial, entre outras, ajudaram a estruturar e solidificar as carreiras dos jovens arquitetos Lucas Blaia e Bruno Moura. Antes de fundarem a Blaia e Moura Arquitetos, há 4 anos, os dois atuaram no setor de mobiliário planejado, onde se conheceram e começaram a escrever as primeiras páginas do escritório. Com dezenas de trabalhos conquistados, publicados em importantes mídia do segmento, e inúmeros clientes com sonhos realizados, Lucas e Bruno atendem as áreas residencial, oferecendo desde a ajuda na escolha de um imóvel – apartamento, casa ou terreno – até a criação e o desenvolvimento do projeto, incluindo gerenciamento de obra, decoração e arquitetura de interiores, sempre resultando em ambiente atemporais, práticos e confortáveis.

Para a dupla, a arquitetura é capaz de quebrar paradigmas através do seu conceito e sua arte, ocasionando novas perspectivas, alterando rotinas e mexendo com o sentimento e a emoção das pessoas. Pensar em como o projeto vai impactar a vida dos moradores é a premissa do escritório. Lucas e Bruno, ressaltam que que não possuem um estilo próprio em seus trabalhos, sempre seguem a necessidade e o estilo de seus clientes, assim com seus estudos, repertório e experiências profissionais conseguem direcionar um projeto totalmente personalizado. Ouvir, estimular a troca de vivências e ideias, compreender os anseios dos clientes e propor diferentes soluções, considerando prazo e custo estão entre as metas desafiadores cumpridas à risca pelo escritório.

www.bmarquitetos.com.br

@blaiaemoura.arquitetos 

(11) 97486-2668 e (11) 95924-9680