Como uma produtora rural, uma maestrina e uma piloto de Airbus exercem liderança em suas áreas de trabalho

Gastronomia Clínica: dieta equilibrada e nutritiva ajuda a acelerar a recuperação de pacientes
3 de agosto de 2021
Samy e Taly Cohen inauguram mostra em São Paulo
3 de agosto de 2021

Abertura da série “Na Rota do Líder. Summit” trouxe à tona o papel de um bom líder com três mulheres que compartilharam suas experiências em setores bem diferentes

Estar preparado, inspirar pessoas, buscar conhecimento, aperfeiçoar habilidades, quebrar paradigmas e admitir as possíveis vulnerabilidades é o que um bom líder deve fazer. Essa foi a tônica de uma conversa virtual entre três profissionais líderes em suas áreas de atuação: a produtora rural Carmen Perez, a piloto de linha aérea Leorgea Costa e a maestrina e diretora musical, Vania Pajares. Elas protagonizaram a primeira edição da série “Na Rota do Líder. Summit”, realizada pelo Todos a Uma Só Voz, na tarde de 28 de julho, no canal do YouTube do Movimento, que teve como tema “A preparação do líder”.

As três mulheres são líderes, com atuações profissionais em universos bem diferentes entre si, mas com desafios em comuns. Para as convidadas, o líder é aquele que influencia pessoas e, em vários momentos, precisa tomar uma série de decisões. Para que elas sejam eficazes, é preciso preparo.

No caso da piloto de linha aérea à frente de aeronaves Airbus, Leorgea Costa, estar preparada e afinada com os treinamentos é fundamental. “A possibilidade dos riscos e casualidades na minha rotina me faz ter uma disciplina para que eu consiga adotar procedimentos rápidos. Por isso, o preparo é essencial para a minha posição como líder”, explica.

A opinião é compartilhada pela produtora rural e sócia-diretora da Fazenda Orvalho das Flores, Carmen Perez, que também foi presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio e é uma autoridade nacional das boas práticas de bem-estar animal. “Enxergo a preparação como uma prevenção de prováveis erros. Ter consciência que este aprofundamento no planejamento é fundamental no sucesso dos processos é uma das principais habilidades de um bom líder”, acredita.

Ao mesmo tempo, assumir os próprios erros e vulnerabilidades também mostra a força de uma boa liderança e um dos principais desafios, na avaliação da maestrina e diretora musical, Vania Pajares, que já dirigiu grandes espetáculos da Broadway adaptados no Brasil, entre eles “O Rei Leão”, “Família Addams” e “Mudança de Hábito”. Para ela, mostrar-se humano é uma forma de inspirar as pessoas. “Equilibrar a harmonia humana, no meu caso, manter o elenco motivado em longas temporadas de apresentação e ser justa com os possíveis erros dos outros e com os meus é desafiante”, opina.

Gestão de pessoas

Sobre liderar pessoas, as três mulheres acreditam no poder da empatia, no bom senso, justiça, motivação e transparência nos relacionamentos, além de bons exemplos. “Se cobro disciplina com a pontualidade nos ensaios, preciso dar o exemplo e ser pontual”, destaca a maestrina.

Para a produtora rural, ensinar também é aprender. “A troca entre o líder e os seus colaboradores é importante para os bons resultados. Neste sentido, o líder precisa ter uma definição bem clara do que acredita porque só assim ele poderá, de fato, influenciar pessoas”, aponta.

No caso da piloto de linha área, em que as equipes são formadas na escala dos voos, a confiança deve imperar. “A comunicação precisa ser certa, sem achismos, com confiança nos membros da equipe e, principalmente, nos treinamentos que cada um recebeu”.

Na Rota do Líder. Summit

“Um dos principais objetivos da série ‘Na Rota do Líder. Summit’ é conhecermos as realidades dos diversos perfis de líderes: suas forças, as angústias, a relação com as equipes que estão sob seus comandos e, claro, ter grandes aprendizados com cada um deles. Serão visões e experiências bem diferentes, mas com um ponto em comum: líderes que tomam decisões que podem mudar completamente uma situação”, explica o coordenador do Movimento, Ricardo Nicodemos, que já prepara a segunda edição da temporada.

A ideia é que cada edição da série tenha três líderes de áreas bem diferentes, que, a partir da troca de ideias, compartilham experiências de vida e pontos de vista. A série é direcionada para professores universitários, jornalistas, estudantes, executivos de indústrias e para profissionais de diversos setores.

A íntegra do evento pode ser acessada em: https://youtu.be/IgRdI1Ju2Ww

Sobre o Movimento “Todos a Uma Só Voz”

Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, o movimento Todos a Uma Só Voz surgiu para conectar toda a cadeia produtiva do Agro. Ele conta com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham unidos em prol de gerar e disseminar conhecimento de boa qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras.

O Movimento tem o apoio institucional da ESALQ-USP, ABAG, ABAGRP, ABCC, ABIA, ABIARROZ, ABIEC, ABISOLO, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABRALEITE, AGROLIGADAS, AIPC, AMA BRASIL, ANDA, ANDAV, APROSOJARO, ASBRAM, CECAFÉ, CICARNE, CLIMATEMPO, CONGRESSO DAS MULHERES, FENEP, GRUPO MULHERES DO BRASIL (COMITÊ AGRONEGÓCIO), IBÁ, IBRAHORT, LIGA DO AGRO, MKT DO AGRO, PECEGE, SINDAN, SINDIRAÇÕES, SISTEMA OCB, SNA, YAMI. Tem o apoio comercial das empresas Agroline, Attuale, Coelho&Morello, Lamarca, RCom, RV Mondel, TrahLahLah e Companhia de Estágios. Tem diversos veículos de comunicação e o patrocínio da CropLife.

Para saber mais sobre o movimento, acesse: www.todosaumasovoz.com.br