Como uma franquia pode se tornar uma marca própria?

Durante os jogos, hospede-se no hotel da mesma marca que a seleção vai ficar em Doha no Catar
18 de novembro de 2022
Abarth estreia no Brasil com o primeiro SUV da marca no mundo
18 de novembro de 2022

O desejo de ser dono do seu próprio negócio é um sonho de muitas pessoas

Após o período difícil por conta da COVID-19, onde muitos empresários tiveram que fechar as portas, a retomada do empreendedorismo vem com muita força, é o que aponta a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O estudo mostra que setores como serviços em geral, lazer e turismo, saúde e beleza estão entre os segmentos que devem movimentar o mercado de franquias no Brasil. Essa pesquisa é importante porque ajuda empreendedores a escolherem qual área querem seguir.

O que muita gente não pensa, é que investir numa franquia, pode ser a porta de entrada para criar uma marca própria futuramente. Foi o que aconteceu com os empresários Driano e Birgit Keller Marsili, proprietários da Lavoutique Lavanderia & Costura, em Curitiba. Antes de ter sua própria marca, eles passaram por todo esse processo de escolher qual segmento queriam seguir e nem imaginavam que teriam sua própria marca. Depois de muitas pesquisas de mercado, em 2013, decidiram investir numa franquia de lavanderias.

“Procuramos vários segmentos diferentes, começamos inclusive pelo segmento de comida, mas a gente precisa se identificar com o negócio que tem. Um dia me passou uma conversa que eu tive há tempos com a minha irmã sobre empreendedorismo e a gente falava de lavanderias. Começamos a estudar esse segmento e entender que, de repente, poderia ser uma lavanderia”, lembra a empresária.

Após decidirem pelo segmento de lavanderias, pesquisaram por várias franquias nacionais. Isso porque, um ponto muito importante antes dessa decisão, é conhecer o território onde o dinheiro será investido. Afinal de contas, o futuro do negócio depende dessas informações. “Fomos conhecer inclusive, escritórios e como era a proposta de outras franquias, mas quando batemos numa franquia nacional e entendemos a história de como ela nasceu, quem eram as pessoas que estavam por trás dela e qual era o objetivo que ela tinha, não tivemos dúvida”, diz

Birgit segue dando dicas de como escolher uma boa concessão. Segundo ela, entender como é o mercado da franquia, quem é o público alvo, qual o suporte que o franqueado vai ter da matriz, como funciona a franquia dentro da sua cidade, dentro da sua região e qual é o objetivo da franquia? quem é o público que vai consumir o produto? São perguntas que devem ser respondidas. Conhecer quem são esses franqueados e como eles veem a evolução do negócio, são pontos decisivos.

“Quando você compra um negócio, você aprende e vai usufruir de todo o know-how da franqueadora, você precisa conhecer a fundo toda estrutura e suporte que vai ter durante o processo.Uma coisa bem importante é olhar quantas franquias/lojas já existem na sua cidade. Isso foi o grande diferencial que nos levou a optar pela marca. Eles não queriam vender lojas e sim vender lojas para franqueados que pudessem crescer dentro da franquia. A dica é realmente ver qual é essa estrutura que você vai ter quando compra uma franquia, mas é muito legal porque você aprende um negócio do zero que alguém já testou. Priorizamos a franqueadora que oferece cursos e treinamentos para os concessionários”, sugere.

crédito foto: Ale Maya