Como serão os escritórios no pós-pandemia

Novo aplicativo Samsung Health Monitor realiza medição de pressão e eletrocardiograma
28 de setembro de 2020
99 recebe certificado inédito de segurança da ABNT
28 de setembro de 2020

Coworking, trabalho remoto, maior uso da tecnologia, inovação na gestão de pessoas são tendências antecipadas em dez anos

Com a pandemia da covid-19, muitas empresas precisaram adaptar seus modelos de trabalho e uma nova rotina surgiu nas organizações e nas vidas dos colaboradores: o home office. Mas apesar de a pandemia persistir, muitas empresas já estão pensando no ‘novo normal’ e na volta aos escritórios.

O tema foi tratado no Comitê de Assessores Executivos, em um dos encontros de discussão promovidos mensalmente pela Amcham Curitiba. Na ocasião, a assessora executiva da fabricante de eletroeletrônicos Siemens, Cibele Ortega dos Anjos, trouxe um panorama da mudança causada pela covid-19. ‘‘Junto com a pandemia, várias mudanças, em vários âmbitos, chegaram no campo da economia, como a diminuição da renda das pessoas e das empresas, reduções das exportações de matéria-prima, distanciamento e isolamento social e muitos outros’’, diz a profissional com 20 anos de experiência.

Por conta do atual momento, muitas empresas precisaram se adaptar, e a previsão é de que, quando os trabalhadores retornarem aos escritórios, a realidade será diferente daquela deixada antes da pandemia. ‘‘Temos uma previsão de que o trabalho remoto e essa flexibilidade é uma tendência antecipada em dez anos’’, diz. ‘‘Além disso, o mercado de coworking vem crescendo cada vez mais, o que também é algo antecipado; também tivemos a quebra do paradigma de que trabalho remoto pode não gerar produtividade. Temos novas formas de desenvolver as atividades que estão surgindo, novos formatos de gerir pessoas como a inovação por meio do debate de ideias, e possíveis mudanças na legislação brasileira para adequarmos tudo isso’’, conclui Cibele.

De acordo com pesquisa da consultoria PwC, em abril de 2020, 49% das companhias disseram que estavam planejando fazer do trabalho remoto uma opção permanente para funções que permitissem a mudança. A pesquisa ainda traz dicas de como fazer essa retomada de modo seguro e produtivo:

  • Desenvolva um plano e uma estratégia – foco nas pessoas, na produtividade e em como cada um trabalha;
  • Gerenciar a saúde e a segurança – usar os dados como uma bússola;
  • Conduzir e comunicar as mudanças – orientar-se por propósito, otimismo e clareza;
  • Operar de acordo com novas demandas – adaptar-se às novas condições;
  • Repensar as instalações e tecnologia – pensar em como e onde as pessoas trabalham;
  • Desenvolver políticas e culturas empáticas – ser sensível às situações enfrentadas pelas pessoas.

Sobre a Amcham Curitiba

A Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) faz parte de uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5.200 empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A instituição visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplificam o conhecimento de seus associados. Em 2020, a Amcham Curitiba completa 20 anos no Paraná e terá uma programação especial para seus associados.

Crédito foto: Divulgação/Pixabay