Como se manter saudável em tempos de pandemia com comida delivery

Emirates é a primeira companhia aérea a realizar testes rápidos da COVID-19 em passageiros no aeroporto
16 de abril de 2020
Referência na arte de bem receber em Arraial D’ajuda, Maitei oferece imersão virtual de experiências transformadoras para seus hóspedes
16 de abril de 2020

Mesa posta, vinho nas taças, a comida já está chegando

O cenário é familiar, sim, é a sua própria sala. São tempos da pandemia, de isolamento social, são tempos de comida delivery.

No momento atual, pedir delivery é a única alternativa que temos de comer algo diferente, fugir do comum e mudar um pouco a rotina. Mas cuidado com os abusos, pedir comida com muita frequência pode pesar no bolso e na balança.
As opções vão de comida japonesa, portuguesa, pão com fermentação natural, cozinha vegetariana/vegana e comida saudável, será? Neste caso precisamos entender o que é saudável e o que o app ou restaurante diz ser saudável. Um exemplo é a salada caesar, composta por croutons, bacon, queijo parmesão, alface e o molho que tem muita gordura. É salada. Saudável?

No app, a opção comida saudável existe. Mas isso não é garantia de nada. O que é saudável, afinal? Assim como a salada pode ser saudável fake os legumes também podem vir carregados de manteiga.

A sugestão da nutricionista Adriana Stavro, é que ao decidir pedir comida, verifique se o restaurante informa como esses alimentos são preparados e dê preferência para os legumes apenas cozidos. Já as saladas, o ideal é pedir com o molho à parte, assim você consegue dosar a quantidade que irá consumir. As carnes, prefira as grelhadas ou assadas e evite as frituras e alimentos empanados, que tem maior absorção de gordura. Um bom exemplo é o Filé à Parmegiana. É frito, coberto com muito queijo, gratinado e servido com batata frita. Outro cuidado importante é com a comida japonesa que por ser comida crua, ela deve estar refrigerada, não basta estar só no isopor, por isso é bom evitar.

Se vai pedir algo para beber, os sucos de frutas naturais são as melhores escolhas, evite os artificiais, pois contém açúcar, e aditivos químicos. Na sobremesa, vale ficar de olho na salada de frutas, que pode vir cheia de leite condensado ou abacaxi grelhado com açúcar.

A melhor opção é ler com cuidado a composição da refeição ou do lanche e o modo de preparo, pois uma alimentação saudável é baseada em alimentos in natura, minimamente processados. A rigor, o conceito de alimentação saudável é estimular o consumo de alimentos regionais (legumes, verduras e frutas), deve ser variada, colorida, harmoniosa e segura. O ideal é consumir pelo menos 3 porções de legumes e verduras e 2 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches todos os dias. Beber água, diminuir a quantidade de sal, evitar refrigerantes, bolos e biscoitos.

Mas atenção, a nutricionista também alerta que em tempos de COVID19, além do cuidado com a escolha dos alimentos, devemos estar atentos também com a entrega. A recomendação é lavar bem as mãos, transferir os alimentos do delivery para um recipiente limpo, descartar as embalagens, desinfetar a superfície em que esteve apoiada a embalagem (pia, bancada ou mesa) e lavar as mãos novamente antes de comer.

Outras dicas importantes da nutri Adriana Stavro.

Se no app de entrega houver a opção “sem contato físico” escolha ela, o entregador vai deixar suas compras do lado de fora de sua casa ou na portaria do seu prédio e avisá-lo.

Priorize as compras em que todo o processo é feito online, assim você não precisa passar o cartão na hora da entrega.

Para drinques e outras bebidas. Lembre-se sempre: não vale compartilhar copos, garrafas e outro utensílios, como pratos e talheres.O mais importante: lavar as mãos sempre