Como prevenir mofo em casa durante o inverno?

Dia dos Pais: Hotel Saint Michel em Monte Verde oferece menu especial durante o final de semana de Dia dos Pais
30 de julho de 2019
Geração de negócios: evento gratuito promove network
30 de julho de 2019

A temperatura baixa requer cuidados especiais no dia a dia

Nas estações mais frias, quem nunca desengavetou um casaco e sentiu aquele cheiro desagradável de mofo? Causado normalmente por umidade, o mofo pode se instalar nos armários, nas roupas, nas paredes e nos tecidos — não há lugar específico para ele. O pior é que pode provocar problemas de saúde como alergia, rinite, sinusite, tosse, asma, entre outros. Quem geralmente mais sofre com esse mal são idosos, bebês, crianças e grávidas.

Visando o cuidado com a saúde, a gerente de P&D da Casa KM (fabricante de produtos para cuidados com a casa e com as roupas), Cristiane Ayres, dá dicas que ajudam a combater esse problema:

  • Como os fungos que causam bolor e mofo se proliferam em ambientes úmidos e escuros, a iluminação e ar fresco são aliados na prevenção do problema.
  • Para a casa, em dias de sol, deixe as janelas e portas abertas para arejar o ambiente. Já nos dias chuvosos, o ideal é manter pelo menos uma fresta de janela aberta para favorecer a circulação do ar. Nesses casos, é possível deixar o espaço com um delicioso perfume usando o limpador Casa & Perfume da Casa KM, que possui várias fragrâncias.
  • O mofo também pode impregnar nos móveis, então o ideal é deixar, sempre que possível, as portas e gavetas dos guarda-roupas abertas para que seu interior seja ventilado.
  • É importante remover toda a sujeira com frequência, e ao finalizar a limpeza, para dar um acabamento brilhante ao móvel, o ideal é fazer uso do Brilho Fácil Lustra-Móveis, que pode ser usado em todas as cores de madeira, metal, vidro e plástico.
  • Deixe um potinho de sílica-gel ou pedaços de giz no guarda-roupa, pois esses materiais absorvem a umidade e evitam a proliferação do bolor. Ainda evite deixar as roupas de inverno guardadas o verão inteiro, exponha essas peças ao sol algumas vezes ao longo da estação, ou leve-as para lavar.
  • Não guarde as roupas sem lavar. Uma única gota de suor é suficiente para dar início a uma colônia de fungos. Um bom aliado para manter a conservação das peças é a linha de lava-roupas COQUEL líquido, que limpa com delicadeza sem agredir os tecidos e reaviva suas cores originais.

Para calçados de couro, que possuem longa duração, é necessária uma atenção especial, pois, diferentemente de outros materiais, não se deve fazer imersão na água. Para a limpeza, pode-se usar uma flanela ou pano macio; e para que o aspecto natural e a textura original permaneçam, o indicado é fazer uso do Couro Bom — linha de tratamento específica para esse material que ainda forma uma película protetora, protegendo as peças do desgaste e da umidade.

imagem iStock