Como lidar com o vício em bebidas alcoólicas durante comemorações? Psiquiatra alerta

Duratex na CASACOR: relembre os ambientes que foram destaque em todo o Brasil
27 de fevereiro de 2023
Fim de março é ótima época para visitar a Floresta Amazônica
27 de fevereiro de 2023

Época do ano é recheada de eventos, o que pode causar recaída em pessoas que tratam do alcoolismo

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) 3 milhões de mortes por ano são em consequência do uso abusivo de bebidas alcoólicas. Com os inúmeros perigos bastante conhecidos do alcoolismo, é essencial redobrar os cuidados em determinadas ocasiões, como as datas festivas.

De acordo com o Dr. Sérgio Rocha, médico psiquiatra e diretor da Clínica Revitalis, os pacientes que fazem tratamento para o alcoolismo precisam redobrar cuidados em situações sociais que, para a maioria, são comuns e inofensivas. “Ir a uma festa de carnaval, por exemplo, é muito comum, faz parte da nossa cultura, mas pode ser um gatilho perigoso para quem cuida de uma adicção como o alcoolismo”, explica o Dr. Rocha.

Vícios podem piorar em festas comemorativas?

Já que o Carnaval acabou de passar, mas as festas continuam, será que isso pode representar um risco para essas pessoas? “Antes, durante e depois do carnaval acontecem inúmeras festas e todas costumam ter muita bebida e é claro que é um ambiente perigoso para pessoas com alcoolismo”, responde o psiquiatra.“ O controle do ambiente é uma das regras fundamentais do tratamento em dependência química. Quando mais fácil e naturalizado for o acesso é o consumo de álcool , maior a chance do sujeito beber.” afirma.

Como lidar com isso?

Lidar com vícios não é fácil e pode ser um longo caminho. “Controlar o alcoolismo não é uma tarefa simples e não podemos esquecer que é um tratamento muito complexo, que exige demais do paciente e dos familiares”, afirma o médico.

“A formação de uma rede de apoio saudável é fundamental. Pode ser com amigo ou familiares engajados , terapeuta , companheiros de grupos anônimos. O importante é ter a quem recorrer em momentos de fissura e desejo pelo uso do álcool. Trabalhar a autoconsciência e humildade para reconhecer que não é viável tratar isso sozinho são importantíssimas.”, finaliza o Dr. Rocha.

Sobre a Clínica Revitalis

Fundada em 2013 , no Rio de Janeiro, mais precisamente na reserva biológica de Araras-Petrópolis, no Rio de Janeiro, a clínica conta com 82 leitos de internação e preza pela excelência no que se refere ao tratamento de saúde mental. Em 2017, abriu uma filial em Botafogo, na capital fluminense. Atualmente é referência no tratamento em saúde mental para o público infanto-juvenil. Entre os serviços ofertados pela clínica estão a internação, o Hospital-Dia, o ambulatório e a eletroconvulsoterapia (ECT). A clínica busca oferecer uma solução completa em saúde mental focando a excelência no tratamento através da combinação de valores humanos e competência técnica.

Sobre o Dr. Sérgio Rocha

Médico especialista em Psiquiatria, fez residência médica pela Marinha em 2006. Em 2007 fez pós graduação latu sensu em Psiquiatria pela PUC-Rio, sendo convidado em 2009 para ser professor de psicofarmacologia e coordenador da pós-graduação em Psiquiatria da PUC-Rio, atuando assim até 2017. Também é mestre em Neurociências pela IAEU, BAR — Espanha (2015), especialista em Dependência Química pela UNIFESP (2017) e pós graduado em Psicopatologia Fenomenologica pela Santa Case de São Paulo (2019). Atuou na Clínica Revitalis como Diretor Técnico desde sua fundação em 2013.

Crédito foto: canva