Como escolher o tipo de borda correta para o porcelanato

Startups biodigitais são aceleradas em colaboração com grandes empresas
22 de fevereiro de 2022
Artistas ganham espaço para apresentar seus trabalhos
22 de fevereiro de 2022

Segundo a Roca Brasil Cerámica, as bordas são capazes de interferir na estética do ambiente e se dividem entre os acabamentos bold ou retificado

Para quem está atravessando um período de reformas, escolher o tipo de revestimento pode parecer uma dor de cabeça – isso porque existem diversas opções no mercado, seja quando falamos de texturas, cores e formas, ou também nas características técnicas. Indicado para todo tipo de aplicação, é verdade que o porcelanato é um dos queridinhos, unindo sua resistência, facilidade de limpeza e versatilidade, mas como determinar o modelo ideal? “Antes de optar por cores e texturas, é importante entender aspectos mais básicos, como que tipo de borda melhor encaixa em cada projeto”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. A empresa, referência no setor e detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa, preparou então um guia para ajudar a entender melhor cada uma das bordas existentes.

Linha Statuario, da Roca Cerámica, com acabamento retificado

Principais diferenças

Segundo Luis Goeldner, Engenheiro de Materiais e Supervisor do departamento de Assistência Técnica da Roca Brasil Cerámica, existem duas opções de borda, quando se fala de porcelanato. “A diferença é perceptível principalmente no tamanho das juntas, interferindo diretamente na estética do ambiente”, afirma. Portanto, a escolha deve ser feita com cuidado, levando em conta o estilo e estética de todo o projeto.

Tipos de borda 

Linha Selva e linha Brick Lane, da Roca Cerámica, com bolda bold

As bordas dos porcelanatos se dividem entre os acabamentos bold ou retificadas. Peças com acabamento bold têm como principal característica um leve arredondado nas bordas, que resultam em peças com laterais sem cantos vivos. “Isso faz com que, na instalação, seja necessário deixar um espaçamento maior entre as peças, com juntas de no mínimo 3 mm”, explica Goeldner. Apesar da necessidade de usar mais rejunte na aplicação, peças com acabamento bold costumam ter um preço menor e instalação mais fácil.

Agora, quando se trata de produtos com acabamento retificado, as bordas das peças são retas e precisas, normalmente cortadas por discos de diamante. “Mais recentes no mercado, por conta da tecnologia envolvida em sua produção, são peças que permitem instalação de maneira mais alinhada e nivelada, com juntas mínimas quase imperceptíveis, de apenas 1 mm”, destaca. Portanto, são extremamente indicadas para quem deseja criar um efeito de continuidade entre as peças, sem interferências – exatamente o que ocorre quando são utilizados os SuperFormatos da Roca Cerámica e Incepa.

Linha Portofino, lançamento Incepa com borda retificada

Apesar de um pouco mais caras, as peças retificadas são as mais procuradas atualmente, tanto para ambientes sofisticados, como para apartamentos menores, que buscam pela sensação de amplitude”, destaca Christie Schulka.As peças bold, por sua vez, evocam uma atmosfera mais rústica ou retrô e normalmente são escolhidas para peças de tamanhos menores. “Como o rejunte fica em evidência, é possível optar por tons semelhantes ao da peça, para mimetizá-lo ao máximo, ou então explorá-lo no décor, com cores marcantes e que contrastem com a peça escolhida”, opina Christie.

Sobre a Roca Brasil Cerámica

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa.

Para tanto, investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um robusto portfólio de peças que seguem as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. São linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e SuperFormato, capazes de atenderem ao mercado de revestimento e moveleiro.

www.rocaceramica.com.br

www.incepa.com.br

Showroom Roca Brasil Cerámica

Av. Padre Natal Pigato, 974

Vila Delurdes, Campo Largo

tel. (41) 3391-1430