Com projeto assinado pelo Estúdio Obra Prima, casa térrea de 1.535 m² integra arquitetura com a paisagem do entorno

1ª Mostra Curitiba Arquitetura e Design chega a cidade para a sua primeira edição
12 de maio de 2022
Montblanc Glacier Collection
12 de maio de 2022

Com projeto de arquitetura e interiores assinado pelo Estúdio Obra Prima, a Casa Jabuticaba está localizada no Condomínio Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, interior de São Paulo, em um terreno de aproximadamente 5.650,00m²

A residência foi desenvolvida para um casal com o objetivo de representar um refúgio próximo da cidade, proporcionando bem-estar, contato direto com a natureza, sem deixar de lado os serviços e funcionalidades esperados para uma casa de campo.

Com diversas áreas de lazer, ambientes sociais generosos e espaços destinados para hóspedes, a residência conta com 1.535 m² construídos e um extenso programa desenvolvido para atender diferentes perfis e períodos do ano, priorizando o convívio familiar, sem abrir mão de momentos e espaços íntimos.

A horizontalidade do projeto é reforçada com o desenvolvimento de uma casa térrea, que valoriza a inserção natural e suave do volume no terreno. Sua volumetria favorece o encontro e é disposta em duas grandes barras perpendiculares, cada uma com o seu programa: em uma delas estão todos os quartos e na outra estão as áreas sociais e de serviço. A interseção destas barras configura a recepção, que funciona como ponto médio entre os ambientes sociais e íntimos.

Buscando a pureza das formas, a leitura clara dos ambientes e suas relações, o projeto buscou atender todas as necessidades dos clientes, além de proporcionar uma atmosfera convidativa e aconchegante para todos os espaços. Para isso, o escritório optou pela utilização de materiais em seu estado natural — como o basalto em cacos no piso e a pedra – e pelo uso de grandes panos de vidro, responsáveis pela iluminação natural abundante.

Um amplo jardim de inverno, localizado logo na entrada, favorece a integração com o contexto e funciona como uma extensão da vegetação externa para o interior da casa, sem perder a privacidade e oferecendo ainda mais iluminação e ventilação natural ao projeto. Já as jabuticabeiras plantadas em frente a sala de estar – entre os vãos do pergolado – ganham destaque e fazem parte da atmosfera externa e interna do ambiente.

Um dos principais diferenciais do projeto está no layout da sala, que é solto das paredes e das esquadrias, criando uma circulação em toda a sua volta e que, ainda assim, se torna o centro da residência, resultando em um ambiente aconchegante e fluido ao mesmo tempo.

Ficha Técnica

Equipe:

Carolina Proto
Juliana Bassani
Stephanie Andrade
Milena Breda

Manoela Lemos
Ricardo Curti
Renata Niero
Gabriela Bellizia

Arquitetura e Interiores: Estudio Obra Prima
Paisagismo: Maria João e equipe Dorey’s Brasil
Engenharia: Stec do Brasil
Projetos complementares: Zamaro e Logiproject,
Execução: MpH Engenharia

Área: 1535 metros quadrados

Ano: 2019

Fotografia:Alessandro Gruetzmacher