Com projeto assinado pela MATÚ Arquitetura, apartamento em São Paulo foi planejado para atender a todos da família, inclusive os pets

Carnaval especial no Itapema Beach Resorts By Nobile
21 de fevereiro de 2022
O Boticário cria experiência in game com evento de Carnaval inédito no Avakin
22 de fevereiro de 2022

Com projeto do escritório MATÚ Arquitetura, das arquitetas Gabrieli Azevedo, Fernanda Lins, Ana Pernambuco e Bruna Marchiori, o apartamento localizado na Avenida Angélica, zona oeste de São Paulo, é moradia de uma família multiespécie — um casal, três gatos e dois cachorros, sendo um deles deficiente visual.

Com 250 m², o objetivo foi criar um projeto que mesclasse os interesses e personalidades do casal — ela: das artes, literatura e romântica, e ele: da música, dos discos e do estilo industrial.

O ponto em comum entre as duas diferentes personalidades está no amor entre eles e aos animais que foram somados à essa família tão diversa. Já no primeiro contato, os clientes falaram sobre o interesse em “gatificar” o apartamento e as arquitetas conseguiram elaborar um projeto que atendesse a todos, tanto em nível de função quanto de estética.

Uma área social foi criada com a proposta de atender as demandas de cada um: uma estante-playground para os gatos, um sofá baixo e modular para ajudar na acessibilidade dos cachorros, um escritório para o morador trabalhar e tocar guitarra, e um grande banco abaixo da janela para a moradora ter seus momentos de leitura, contemplação e expor algumas peças de arte, de valor afetivo.

Nas áreas íntimas, o direcionamento foi o mesmo, sendo um dos quartos o templo de meditação, leitura e exposição dos itens mais pessoais para ela, outro quarto com demandas maiores de armazenamento e uma linguagem mais industrial para ele e, por fim, o quarto do casal, que na verdade é o quarto da família. Nele, o grande tablado não só amarra as demandas de armazenamento e acessibilidade, como também organiza o ambiente de dormir de maneira confortável para toda família permanecer unida, em uma só estrutura, mas cada um com o seu espaço. Além disso, a peça foi desenhada a partir da preocupação dos clientes com o acesso dos animais por baixo da cama box que eles possuíam anteriormente, com vãos perigosos e de difícil alcance. O tablado foi o resultado do bloqueio deste acesso, somado a demais funções facilitadoras em relação a otimização do espaço.

Quarto com janela grande
Descrição gerada automaticamente

 

O principal desafio do projeto foi transformar o original banheiro de serviço em sauna, em razão das dimensões do espaço, demandas e especificações funcionais para o seu bom funcionamento. O desejo era por uma sauna minimalista e impactante, por isso, uma única linha de revestimentos da Portobello foi trabalhada tanto para o piso como nas paredes, porém com cores diferentes e complementares em cada trecho da sauna, sem que pesasse esteticamente nesse pequeno ambiente.

Pia de cozinha
Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Um dos grandes destaques é a estante de prateleiras em serralheria branca na sala. A ideia era conciliar função e design a um equipamento que, normalmente, tem pouco apelo estético. Visto a importância dos animais de estimação na família, as arquitetas tiveram a liberdade para assumir este elemento como uma peça de destaque, com formas e dimensões compatíveis com a escala do apartamento.

A cozinha, por sua vez, foi projetada com uma marcenaria sob medida, de cantos arredondados, pela tentativa de fugir do óbvio e minimizar as quinas, conciliando formas e funções mais diferenciadas.

Cozinha com mesa e cadeiras
Descrição gerada automaticamente

Diversos móveis como cadeiras e poltronas utilizados no layout do apartamento são da marca de mobiliário escolar dos moradores – Maqmóveis. Desde o início, os clientes sugeriram a utilização de algumas peças de maneira inusitada e criativa, com possibilidade de personalizar os acabamentos de cores e tecidos. Além da estética e funcionalidade muito bem atendidas, os móveis foram o elo final para um lar cheio de referências afetivas da família.

Informações Gerais

Nome do Projeto: Apartamento Arluzia

Escritório: Matú Arquitetura

E-mail de contato: contato@matuarquitetura.com

Localização do Escritório: Campos Elíseos, São Paulo-SP

Ano de conclusão do projeto: 2021

Área bruta construída: 250m2

Localização do projeto: Avenida Angélica, São Paulo-SP

Arquitetas: Gabrieli Azevedo, Fernanda Lins, Bruna Marchiori e Ana Pernambuco

E-mail de contato do arquiteto líder: contato@matuarquitetura.com

Mídia

Créditos fotográficos: Cris Farhat

E-mail do fotógrafo: contato@crisfarhatfotografia.com

Créditos de vídeo: Cris Farhat
Lista de fornecedores

  • Maq Móveis – cadeiras, poltronas e estantes
  • Estúdio Bola – vasos cônicos, mesa lateral do sofá e mesa lateral cama
  • The Cube – vasos da mesa de jantar, vasos de vidro da prateleira e objetos decorativos
  • Casa Trópico – roupas de cama em linho
  • Deezing Kids – futon e almofadas
  • D.pot Objetos – vasos e objetos decorativos
  • Il Casa Lingo – louças cozinha
  • Paula Tsuyama Paisagista – arranjos florais
  • Mi﹒Dois﹒Mi – cerâmicas e louças especiais
  • Líder Interiores – sofá, mesa de jantar e aparador
  • Luiza Perea – tapetes da sala
  • Branco Casa – papel de parede
  • Portobello – revestimento sauna
  • Sabbia – banheira
  • Marcenaria Santana – marcenaria total
  • Serralheria Edição Limitada – serralheria total
  • Ceci Yakabi – reforma civil da sauna