Com projeto assinado pela Macro Arquitetos, clínica de Pediatria em Sorocaba foi planejada para atender às necessidades de uma metragem de 40 m²

Jockey Club de São Paulo terá atrações gratuitas do Família no Parque para as crianças e Bar nas Alturas junto ao Grande Prêmio São Paulo de Turfe
11 de maio de 2022
Natura Lumina traz novos finalizadores para os cabelos, promovendo volume, textura e cuidado dos fios
11 de maio de 2022

A clínica de pediatria em Sorocaba, interior de São Paulo, desenvolvida pela Macro Arquitetos, busca atender às necessidades de uma metragem de 40 m² e elaborar equipamentos especializados, os principais desafios para a elaboração deste projeto.

O desejo da cliente era por uma clínica com recepção e uma sala de atendimento multiuso, destinada para o atendimento de consultas e que fosse flexível para receber pequenos eventos como rodas de conversas e palestras.

A proposta era que o espaço não tivesse um visual de clínica padrão, que fosse aconchegante, acolhedor e que as crianças se sentissem à vontade para brincar. Dessa forma, o projeto foi idealizado com algumas soluções do método montessoriano que consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual. Foram selecionados objetos da altura das crianças com o intuito de proporcionar segurança e independência aos pequenos.

Os cubos, desenvolvidos especialmente para o projeto, são versáteis e funcionam como bancos para sentar e como caixinhas para guardar os brinquedos. Uma ótima alternativa para ganhar espaço e fugir do óbvio. Outra alternativa escolhida em relação à otimização de espaço é a solução adotada para a balança e para a escada da maca de atendimento: ambas foram embutidas e, além de ser uma alternativa prática, cria situações divertidas para a criança descobrir e brincar.

Um dos grandes destaques do projeto é a estante que faz a divisão entre a recepção e a sala de atendimento. Além de dar suporte para organização e otimização do espaço, a peça permite a entrada de luz natural pelos nichos vedados em chapa de policarbonato. Para quebrar o visual de clínica branca, sem vida, foram incluídas no projeto, madeira e cores leves para garantir uma atmosfera suave, aconchegante e acolhedora.

Soluções gerais de marcenaria foram desenvolvidas com o objetivo de ocultar alguns elementos e otimizar a sensação de amplitude do espaço, o teto foi revestido em forro acústico para garantir a privacidade e o conforto acústico das salas. O chão foi revestido em piso vinílico em manta no tom verde, contrastando com o mobiliário e com o papel de parede aplicado nas paredes.

A iluminação foi pensada para diversos tipos de uso: atendimento ao paciente, palestras, rodas de conversas, relaxamento, entre outros. Por isso, existem circuitos separados de luz indireta e luz direta em complemento à iluminação natural, que foi evidenciada na área da recepção com as aberturas da estante.

Informações gerais:

Ano: 2020

Área: 75 m²

Projeto: Projeto arquitetônico e gerenciamento de obra

Localização: Boulevard Alavanca, Sorocaba/SP

Mídia

Créditos fotográficos: Maura mello
Site do fotógrafo
Perfil do fotógrafo no Instagram

Créditos Adicionais

Equipe de Projeto: Carlos Duarte, Juliana Nogueira, Noriaki Junior, Luma Fogaça Clientes: Nadia Cabral

Colaboradores:

Vidros e Espelhos: Artvidros

Iluminação geral: Yamamura

Pendente Sala de Consulta: Reka Iluminação

Perfil de led Recepção: Labluz

Pedras: M2 Marmoraria

Piso: Portinari

Rodapés Santa Luzia: Decpisos

Persianas: Rafael Persianas

Ar-Condicionado: MR Ar Condicionado

Marcenaria: Mont Rey

Tapete: Casa Grande