Coleção Art Dèco: da França para o mundo!

Sempre inovadora, Curitiba se transforma em um “oásis” para empresas de tecnologia
15 de julho de 2019
Associação Vinícolas de Autor fecha parceria com Casamento no Chile
15 de julho de 2019

Estilo artístico marcou profundamente diferentes áreas do saber

Se nos perguntarem o que pode ter acontecido de bom entre a Primeira (1914-1918) e a Segunda (1939-1945) Guerra Mundial, dificilmente vamos nos lembrar de algo positivo para contar – pelo contrário, há muito que se lamentar.

Entretanto, a necessidade de se reinventar em meio ao caos inspirou uma série de releituras no período entreguerras. O saber neste período foi profundamente impactado por novos estilos artísticos, como por exemplo o art déco.

O ‘sotaque’ francês não é por acaso: art déco é uma abreviação de arts décoratifs, estilo decorativo que ganhou corpo em 1925, quando Paris sediou a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas.

Derivado do art nouveau, o estilo se diferencia pelo apreço às formas geométricas e estilizadas ao invés de tomar referências orgânicas e assimétricas, tais como formas vegetais e ornamentos florais.

O estilo estava associado à época ao alto luxo e utilizava materiais caros. A exposição “Art Déco” no Metropolitan Museum de Nova York em 1934 foi o estopim da busca por formas e materiais para viabilizar sua produção em massa.

Rodapé 544, Sócalo 204 e Guarnição 543 – Coleção Art Dèco Santa Luzia
Projeto Mariela Klann Fonteyne – Foto Miro Martins

Na arquitetura, nota-se a clara intenção de torna-la limpa e funcional com o art déco, ornamentando as construções (especialmente edifícios) com traço retilíneo e estilizado.

No mundo, podemos citar como exemplo marcante da influência do estilo na arquitetura o Empire State Building, localizado em Nova York (EUA). No Brasil, o estilo inspirou diversas criações, a começar pelo Cristo Redentor, considerada a maior escultura art déco do mundo!

Para celebrar o então 90º aniversário do estilo, a Santa Luzia lançou uma coleção completa de perfis decorativos sustentáveis inspirada e batizada nele: Art Dèco.

A coleção é composta de rodapé, rodameio, rodateto e guarnição em diferentes alturas (de 3 a 20 cm e 16 mm de espessura) para facilitar aplicações. Os perfis saem de fábrica acabados na cor branca, mas podem ser personalizados.

Para um acabamento ainda melhor entre os perfis em portas e portais, a coleção dispõe ainda dos acabamentos sócalo e roseta. A empresa possui terminais centrais e de cantos internos e externos na cor branca para ocultar suavemente cortes e emendas.As aplicações podem seguir o sugerido pelo nome do perfil ou ousar, por exemplo, na criação de boiseries, lambris, painéis ripados, desenhos e molduras ao sabor da criatividade.

Indústria Santa Luzia

Todos os perfis decorativos da Santa Luzia são sustentáveis por usar matéria-prima reciclada e reciclável: resíduos de poliestireno expandido, plástico conhecido pela sigla EPS ou popularmente pela marca Isopor.

www.industriasantaluzia.com.br
0300 145 1300

Miro Martins Fotografia