Cobogós – saiba mais sobre esse clássico atemporal

‘A Distância que nos Une’ e ‘Lobos Solitários’ estreiam no Cinema Virtual
22 de setembro de 2020
Comida do futuro: proteina de ervilha é opção inovadora e deliciosa para o mercado de food service que aposta em cardápio plant-based
22 de setembro de 2020

Decortiles apresenta produtos Onda e Lua para coleção Camuflagem

Os clássicos cobogós são conhecidos pelo caráter artístico e encantador na hora de dividir ambientes internos e externos. O nome é uma combinação das sílabas dos sobrenomes de três engenheiros que patentearam o produto em 1929 e passaram a comercializá-lo em escala industrial: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio de Góis.

São peças comumente vistas nos mais variados projetos de arquitetura e decoração. Além do apelo estético, os cobogós também valorizam a iluminação natural e a ventilação do ar, já que são elementos vazados. A versatilidade do jogo de luzes e sombras causado pelas mais diferentes texturas e formas dos cobogós chama atenção.

A Decortiles incorporou dois padrões de cobogós em sua coleção Camuflagem. A obra de Tarsila do Amaral, importante artista brasileira do movimento modernista, inspira o Cobogó Lua. O aspecto bruto e frio do cimento é quebrado pelas formas orgânicas esféricas, que exaltam o místico e a espiritualidade. Já o Cobogó Onda tem um olhar sobre o movimento das águas e a imponência e fluidez das ondas dos mais belos paraísos tropicais brasileiros. Os tons neutros e urbanos criam um contraste do natural com o concreto.

Onde usar os cobogós?

Uma das principais utilidades é nas divisões de ambientes. Em vez de paredes fechadas, os cobogós dão suavidade, repartem sem isolar e, ainda por cima, imprimem cores e formas inspiradoras. A recomendação do uso dos produtos é apenas para alvenaria de fechamento, ou seja, não deve ser utilizado como base de apoio, pois são mais frágeis e não possuem a mesma resistência estrutural da alvenaria comum.

Quais os cuidados na hora da aplicação?

Na hora da aplicação é importante certificar-se de que o vão a ser preenchido com o cobogó tem as dimensões adequadas, pois as peças não podem ser cortadas. O elemento requer impermeabilização após a instalação para que se crie uma camada de proteção que facilita a limpeza e manutenção do revestimento. Recomenda-se o rejuntamento para evitar manchas.

Como limpar o cobogó?

A limpeza desse revestimento é bem simples: somente água e detergente neutro.

Confira ambientes para se inspirar:

Ambiente externo com paginação do Cobogó Escada, da Decortiles / Foto: Evelyn Müller

Cobogó Finestra da Decortiles utilizado em projeto de cozinha / Foto: Leo Horta

Cobogó Bandeira, da Decortiles em projeto de Alexandre Cardim / Foto: Marcio Irala