Cobogós e muxarabis como elementos estéticos e funcionais para espaços internos

Panamá é o paraíso dos cafés e grande destino turístico a se conhecer
29 de setembro de 2023
Pesquisa mira no ecoturismo e turismo de aventura para reposicionar o Brasil no mercado
2 de outubro de 2023

Um dos símbolos da arquitetura nacional, o cobogó traz na forma e função a beleza da criação em projetos arquitetônicos e de design de interiores

Oriundo dos muxarabis, trazidos para o Brasil por influência da cultura árabe, se diferencia por seus contornos mais modernos.

Surgido na década de 1920, em Recife – PE, tem seu registro a partir da união da primeira sílaba do nome de seus idealizadores (Amadeu Oliveira Coimbra, Ernst August Boeckmann e Antônio de Góes). Antes produzidos em concreto para amenizar a temperatura das casas, como opção em relação a paredes, assim como os muxarabis, hoje se incorpora a projetos em diferentes opções de materiais.

A partir do olhar criativo de arquitetos e designers de interiores, a Celmar desenvolve cobogós e painéis de muxarabis, que com precisão em recortes, transforma o madeirado em expressão de arte, design e funcionalidade em diferentes padrões de cores e acabamentos.

Celmar São José do Rio Preto/SP – (crédito divulgação Celmar)

Cobogós podem dividir espaços parcialmente sem comprometer a iluminação natural ou mesmo o projeto luminotécnico. O design em formas exclusivas contribui ainda para circulação de ar, mantendo o conceito de espaço aberto.

Celmar Santo André SP – (crédito divulgação Celmar)

Da mesma forma, podem servir de paredes, gerando integração dos espaços de convívio a partir de estruturas geométricas com elementos vazados.

Celmar Araçatuba SP – (crédito divulgação Celmar)

Ambientes corporativos também podem ser setorizados com painéis em cores que harmonizam e dão mais vivacidade, servindo também como ornamento.

Loft Celmar -Très Arquitetura – CASACOR SP (crédito Denilson Machado)

Em projetos residenciais, os painéis de muxarabi conferem continuidade aos espaços, garantindo um conforto visual como solução para salas, quartos e espaços de interação.

Sobre a Celmar

No mercado desde 1950, a Celmar Móveis é referência no setor moveleiro pelos diferenciais oferecidos pela marca, como a utilização de matéria-prima selecionada e associada à tecnologia dos equipamentos, que resultam em um produto com alta qualidade. O respeito com o meio ambiente também faz parte da política da empresa, que utiliza na produção de móveis, exclusivamente chapas provenientes de florestas renováveis e ecologicamente manejadas. Prezando por sua tradição, a Celmar mantém um acervo que explora toda a história da empresa e do mercado de móveis planejados, na qual se destaca por ter sido a criadora do armário embutido e da cama com gaveta. Em constante evolução, hoje o parque fabril da Celmar que está localizado na cidade de Salto de Pirapora, interior de São Paulo, conta com mais de 50 mil metros quadrados e modernas máquinas com tecnologia de ponta. A marca possui 80 lojas em 25 cidades brasileiras, além da presença internacional em países como Estados Unidos, Suriname e exportações pontuais para Paraguai e Uruguai.

Divulgação Celmar