Cobertura duplex destaca décor contemporâneo e alterações arquitetônicas que ampliaram a ala social e proporcionaram mais conforto para a área íntima

Receita de panquequinha de mirtilos e banana
28 de agosto de 2020
Festa de Formatura Virtual reunirá 30 mil estudantes de todas as regiões do País
28 de agosto de 2020

Com projeto de interiores assinado por Renan Altera, à frente da Altera Arquitetura, apartamento com 125m² evidencia o cinza como elemento chave e elementos super em alta, como os painéis de madeira que revestem vigas e paredes

No 26 ª andar, a cobertura duplex de 125 m2 tem uma vista privilegiada de São Paulo. Localizada no bairro de Pinheiros, o projeto foi, sem dúvida, a realização do grande sonho do morador, que acompanhou de perto cada detalhe do cronograma de execução assinado pelo arquiteto Renan Altera, à frente do escritório Altera Arquitetura. “Como o cliente morava próximo do seu endereço atual, ele conseguiu ‘namorar’ a construção do prédio e relacionar todos os seus desejos para quando o apartamento, comprado na planta, fosse entregue pela construtora”, relembra Renan.

Na área social do duplex, o fechamento de vidro da sala de estar faz da paisagem cosmopolita uma cena viva a ser apreciada | Foto: JP Image

Com o imóvel na planta original e ainda no contrapiso, toda a reforma foi empreendida pela Altera, que mudou radicalmente o layout dos dois andares. Sabendo do apreço do morador por receber convidados, amplitude e conforto foram prerrogativas para propiciar uma área social com ares modernos e perfeita para encontros com os amigos. Na arquitetura de interiores, a equação desenvolvida por Renan foi concentrar a área social no piso principal e, na parte superior, contemplar a parte íntima do duplex. Assim, saíram de cena um quarto de hóspedes, que subiu para o segundo andar, e o banheiro do térreo, que foi transformado em um lindo e funcional lavabo.

Conectadas, sala de estar, jantar e cozinha revelam sua unidade e a decoração é responsável pela demarcação dos ambientes, bem como notabilizar a proposta que Renan planejou para cada momento do morador.

Visão da sala de estar planejada pelo arquiteto Renan Altera | Foto: JP Image

sala de estar expõe um harmonioso gradiente de cinza presente no tapete (By Kamy), sofá, rack, e a parede que recebe a TV. Trazendo o aconchego da madeira, as quatro peças (Breton) formam a mesa de centro e recebem a seleção dos artigos decorativos. Na composição, é inegável o charme e o protagonismo que a poltrona com apoio para os pés e revestida em couro (no tom caramelo) desempenha logo no início da sala.

Com o morador apaixonado por obras de arte, até a cozinha ganhou uma! Na parede que marca a entrada no apartamento,
o vermelho intenso do quadro assinado pela artista plástica Juliana Sícoli | Foto: JP Image

Praticidade é a marca da cozinha gourmet. Com a bancada ilha na cor branca, o cooktop por indução, também na mesma cor, produz um mimetismo: ele ‘aparece’ somente no momento de cozinhar! Para acompanhar, quatro banquetas altas permitem que o morador interaja com os convidados, mas sem desviar seu olhar da receita, ingredientes e os passos para a elaboração do prato. Discreta, a marcenaria embute os eletrodomésticos, deixando um visual clean, e a pia é acompanhada por uma torneira gourmet cromada, que facilita a vida.

Na sala de jantar, o lustre de cristal (Yamamura) realça com a delicadeza das demais escolhas do arquiteto
Renan Altera para o ambiente | Foto: JP Image

Por sua posição, a sala de jantar se revela como o ambiente que pode ser conferido em diversos pontos, destacando toda sua opulência. Desde o estar, a oportunidade de contemplar o intenso azul do quadro: a fotografia de ondas emoldurada e posicionada na parede revestida pelo tom amendoado do MDF Noce Monza, que por sua vez ainda se estende como cobertura das paredes e vigas do andar. Em laca branca brilhante, a mesa redonda abraça as seis confortáveis cadeiras estofadas em linho cinza – um jeito muito amistoso de receber os visitantes e de estar mais próximo. Ao fundo, o aparador suspenso compõe com o cantinho do bar e é adornado por outras peças decorativas. O espelho instalado na altura do pé́-direito favorece a percepção de amplitude.

No dormitório, a porta de vidro dá acesso a hidromassagem na varanda | Foto: JP Image

No piso superior, tudo completamente modificado para uma nova reconfiguração. “Como o quarto era muito pequeno, foi preciso diminuir a varanda e agregar o espaço ao dormitório”, relata Renan. O quarto principal, que ganhou um aumento de área, enfatiza uma paleta de tons neutros, tendo como ponto de cor a intensidade do grafite observado na cabeceira estofada e no enxoval. Em frente à cama, o armário com portas espelhadas contribui para a sensação de amplitude visual. Reunindo importantes questões de nossas vidas – trabalho e lazer –, o dormitório dá acesso ao home office e a hidromassagem presente na área externa.

Home office completo, com direito a um frigobar | Foto: JP Image

Para os momentos de trabalho, o escritório do morador é daquele tipo de ambiente que não permite saudade alguma do trabalhar fora de casa. Projetado como uma extensão do dormitório, seu panorama começa a ser demarcado pelo tapete em desenho geométrico, em uma mescla que transita entre o grafite e nuances mais claras do cinza. A estação de trabalho foi executada com um projeto exclusivo de marcenaria: a mesa ampla tem espaço para receber, sem aperto, o computador e o monitor extra. Na parte superior, as prateleiras expõem coleções de livro e elementos decorativos de seu acervo pessoal. Para deixar a ambientação ainda mais gostosa, poltrona foi disposta pelo arquiteto por um motivo especial: assegurar ao morador um respiro e a oportunidade de, ao sentar-se, alcançar a ideia, resposta ou a conclusão de uma atividade que só vem a mente quando tiramos nosso olhar da tela.

No quarto de hóspede, a luz natural se integra com a paleta de tons leves e o amadeirado especificado para o projeto. A cama, o colorido dos quadros e os tons quentes do tapete, se juntam à mesinha com cadeiras altas.

O quarto de hospedes também dá acesso à varanda com hidromassagem. Para esse ambiente, Renan investiu em itens mais coloridos,
como as obras em cima da cabeceira da cama, e os seat gardens em azul | Foto: JP Image

Na varanda, o arquiteto apostou em um deck de madeira para o acesso da hidromassagem. O painel verde foi assinado pelo paisagista Luiz Carlos Orsini, que é um grande amigo do morador.

Na área externa, espécies de plantas e detalhes, como cestos de vime com toalhas, produzem um clima
de SPA a céu aberto | Foto: JP Image

A escada é visualizada logo na entrada do apartamento | Foto: JP Image

escada, que na formatação da construtora foi entregue em estrutura metálica, adquiriu nova roupagem com o revestimento de madeira, criando um visual mais intimista no caminho que conduz aos quartos.

Sobre a Altera Arquitetura

Comandado pelo criativo arquiteto Renan Altera, o escritório Altera Arquitetura atua na área de projetos de arquitetura e interiores há seis anos. Ao todo, somam-se mais de 100 trabalhos residenciais e corporativos realizados na capital de São Paulo e regiões. Inovação e tecnologia estão sempre presentes em suas criações personalizadas, que compreendem os anseios e o estilo de vida dos clientes.

@alteraarquitetura
contatos@alteraarquitetura.com.br
(11) 4306-4446 | (11) 99519-7231