Cirurgia robótica do joelho: Conheça os mitos e verdades sobre esse tipo de procedimento

Carlota Costa lança preview da coleção de Inverno 2022
22 de fevereiro de 2022
Exercício físico pode proteger contra doenças associadas ao acúmulo de gordura no fígado, diz estudo
22 de fevereiro de 2022

Técnica passou a ser realizada há pouco mais de um ano no Brasil e ainda desperta algumas dúvidas nos pacientes que aguardam uma oportunidade para o tratamento da artrose

Considerada uma das doenças mais incapacitantes para o ser humano, a artrose de joelho caracteriza-se por fortes dores e rigidez nas articulações acometidas pelo desgaste e degeneração das cartilagens que revestem as extremidades ósseas. Em casos severos, quando os tratamentos paliativos – como o uso de medicamentos que aliviam a dor, sessões de fisioterapia com recursos térmicos, entre outros – não surtem mais efeito, é preciso que o paciente seja avaliado e encaminhado para a cirurgia de substituição da articulação por próteses ortopédicas.

Realizado há algumas décadas no Brasil, esse tipo de procedimento ainda desperta muitas dúvidas e receios nos que precisam passar por ele. Entretanto, é preciso lembrar que como todas as áreas da medicina, que caminha cada vez mais próxima da tecnologia e seus avanços, esse tipo de cirurgia evoluiu muito nos últimos anos e, agora, muitos profissionais da ortopedia têm se especializado em técnicas como a da cirurgia assistida por robôs, que já acontece no país há pouco mais de um ano, desde a chegada do primeiro sistema voltado para esta prática, o ROSA® Knee System.

Desenvolvido pela multinacional americana líder global em saúde musculoesquelética Zimmer Biomet, ROSA® está presente até então em dez hospitais de sete estados brasileiros e já devolveu a mobilidade e qualidade de vida a mais de 320 pacientes durante esse período. E para os que ainda têm dúvidas sobre se submeter ou não a esse tipo de procedimento, a seguir, uma série de mitos e verdades difundidos sobre o tema.

1 – Serei operado por um robô?

Mito. Sistemas robóticos como o ROSA® são centrados no cirurgião, ou seja, operam de forma colaborativa de acordo com os comandos do especialista. A diferença da cirurgia robótica para os métodos anteriores é a precisão submilimétrica oferecida pela tecnologia, o que garante um resultado melhor, sem possíveis falhas de alinhamento e uma recuperação mais rápida do paciente, com menos dores.

2 – O robô é operado por inteligência artificial?

Mito. Robôs como o ROSA® foram desenvolvidos para ajudar no trabalho dos cirurgiões e não são autônomos, nem operam por inteligência artificial. O sistema fornece uma análise contínua de dados para auxiliar na tomada de decisões complexas e permite que os cirurgiões usem a tecnologia de computador e software para posicionar instrumentos cirúrgicos, permitindo grande precisão durante os procedimentos. O ROSA® Knee fornece imagens pré-operatórias baseadas em raios-X para criar um modelo 3D e plano da anatomia óssea de um paciente, além do mapeamento intraoperatório em tempo real da anatomia e movimento de um paciente, para ajudar os especialistas a personalizarem procedimentos e otimizarem a colocação do implante.

3 – Somente pessoas idosas podem passar por esse tipo de cirurgia?

Mito. Embora a maioria das pessoas acometidas pela artrose severa sejam idosas, têm se observado um número crescente de pacientes jovens, na faixa dos 30 anos de idade, já diagnosticados com a doença. E as causas são várias: obesidade, sedentarismo, prática de exercícios de repetição e alto impacto sem os devidos cuidados, além de fatores genéticos. A cirurgia robótica de joelho é indicada para todos os portadores da artrose severa, que se encontrem em situação incapacitante, de fortes dores, rigidez na articulação e falta de mobilidade, sem efetividade dos tratamentos paliativos.

4 – A precisão dos cortes é submilimétrica?

Verdade. O robô traz uma precisão matemática, baseada em todas as informações e dados analisados, que permite cortes com menos de um submilimétricos perfeitos. Isso diminui o tamanho das incisões e reduz o impacto cirúrgico no paciente.

5 – Quem passa por uma cirurgia do joelho demora meses para voltar a andar?

Mito. Tanto especialistas quanto pacientes relatam uma breve recuperação após o procedimento. Alguns pacientes recebem alta médica no mesmo dia da cirurgia e já podem caminhar com ajuda de andador até a recuperação efetiva. Por ser mais precisa e menos invasiva, a cirurgia robótica devolve a mobilidade de forma muito mais rápida, eficaz e com menos dores aos que passam pelo procedimento de substituição do joelho por próteses ortopédicas.

Sobre o ROSA® Knee

O ROSA® Knee é um sistema cirúrgico assistido por robô, projetado para ajudar os cirurgiões na realização da cirurgia de substituição total do joelho, com recursos para auxiliar nas ressecções ósseas, bem como avaliar o estado dos tecidos moles para facilitar o posicionamento do implante no período intraoperatório. O sistema fornece uma análise contínua de dados para auxiliar na tomada de decisões complexas e permite que os cirurgiões usem a tecnologia de computador e software para posicionar instrumentos cirúrgicos, permitindo grande precisão durante os procedimentos. O ROSA® Knee apresenta o protocolo de imagem X-Atlas™ – que fornece imagens pré-operatórias baseadas em raios-X para criar um modelo 3D e plano da anatomia óssea de um paciente – e mapeamento intraoperatório em tempo real da anatomia e movimento de um paciente, para ajudar os cirurgiões a personalizarem procedimentos e otimizarem a colocação do implante.

Sobre a Zimmer Biomet

Fundada em 1927 e sediada em Warsaw, Indiana (EUA), a Zimmer Biomet é líder global em saúde musculoesquelética. A empresa desenha, fabrica e comercializa produtos reconstrutivos ortopédicos; produtos de medicina esportiva, biológicos, extremidades e traumas; tecnologias office-based; produtos de coluna, craniomaxilofacial e torácico; implantes dentários; e produtos cirúrgicos relacionados. A companhia colabora com profissionais de saúde em todo o mundo para aumentar o ritmo da inovação. Seus produtos e soluções ajudam a tratar pacientes que sofrem de doenças ou lesões em ossos, articulações ou tecidos moles. Junto com profissionais de saúde, ajudam milhões de pessoas a viverem melhor. A Zimmer Biomet possui operações em mais de 25 países e comercializa seus produtos em mais de 100 localidades.