Cinco dicas para deixar suas ações de marketing mais humanizadas

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Embora tecnologias como inteligência artificial e análise de dados sejam as grandes tendências para 2020, o marketing é por definição um conjunto de atividades que visa entender e a atender às necessidades do cliente, que são desejos e sensações, experiências genuinamente humanas. Isso faz com que, apesar do avanço das ferramentas de TI no setor, o foco principal estará nas pessoas, não na tecnologia.

E para começar 2020 com o pé direito, elenquei cinco práticas essenciais de marketing para que sua empresa seja um sucesso este ano. A primeira dica é investir em transmissões ao vivo como lives abertas e webnários, pois elas são mais significativas e pessoais, criando maior conexão com seu público, e consequentemente mais engajamento. De acordo com dados disponibilizados pelo Facebook, os visualizadores de vídeo gastam três vezes mais tempo assistindo a um vídeo ao vivo do que em um gravado.

A segunda é ficar atento às mudanças que as pesquisas por celular e voz vão trazer para as técnicas de SEO – otimização para mecanismos de buscas -. Isso porque quem utiliza esta forma de busca quer resultados rápidos e próximos de sua localização. As buscas por digitação têm mais termos técnicos e curtos, já as pesquisas por voz são mais extensas, com perguntas, dúvidas e linguagem mais espontânea. Ou seja, cada vez mais evidente o fator humanização.

Em terceiro vem a humanização dos processos de automação, com a big data, via inteligência artificial e pela análise preditiva, ajudando as marcas a aprender mais sobre seu público e clientes, permitindo a hiper-personalização das experiências dos clientes e das mensagens de marketing em grande escala.
Ser humano, empático e gentil se tornou elemento de sobrevivência no marketing como um todo. Por isso, em quarto temos a construção de conteúdo e relações virtuais mais gentis pois o meio digital digital se tornou a principal maneira de pessoas e marcas se relacionarem no mundo. Para ter sucesso, opte por comunicações simples, com linguagem própria e autêntica, mas que conecta genuinamente as pessoas, do que um visual impecável porém com diálogos superficiais.

E para fechar com chave de ouro: o LinkedIn, que hoje é a maior plataforma de networking e a melhor no alcance orgânico. Além disso, ele personifica como as pessoas lidam com sua vida pessoal e profissional: de forma integrada, possibilitando trocas sobre o universo do trabalho, experiências do cotidiano, desejos e anseios, dos fracassos, das conquistas e bastidores.

Ao implementar um marketing humanizado na comunicação do seu negócio você conquistará algo maior que o reconhecimento: a confiança do seu público-alvo, que ficará mais aberto para conversas e quebras de objeções de venda.

Artigo: Laíze Damasceno, CEO do Marketing de Gentileza

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