Central Press é vencedora nacional do Prêmio Aberje 2019

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Guia de gestão de crise em escolas tem destaque entre projetos de comunicação empresarial de todo o Brasil

A agência de comunicação Central Press foi premiada, na última segunda-feira, 25, em São Paulo, na 45.ª edição do Prêmio Aberje (da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), considerada a maior premiação do setor em todo o Brasil. A segunda edição do guia “Como Agir Em Momentos De Crise”, produzida para o Sistema Positivo de Ensino, foi o case vencedor na categoria “Publicação Especial”, disputado com projetos da Nissan, Sesc e Ecofuturo.

O guia foi produzido em versão impressa e digital, para auxiliar os mais de 2 mil gestores das escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino a atuarem de forma ativa na gestão de crises na imprensa e redes sociais. “O material foi produzido para trazer, de forma simples e objetiva, ferramentas para que os gestores das escolas possam estar preparados para entender e mensurar a reputação e sua importância para a instituição; identificar oportunidades e vulnerabilidades para a imagem da escola; prevenir situações de crise; e administrar, da melhor maneira possível, eventuais problemas que batam à sua porta”, explica a jornalista responsável pelo projeto e fundadora da Central Press no Brasil, Lorena Nogaroli (foto).

Fruto de pesquisas nacionais e internacionais, a primeira edição do Guia foi lançada em 2017 – e suas orientações evitaram que mais de 60 incidentes em escolas conveniadas se transformassem em crise de imagem. Além disso, em outros oito casos mais graves, os estragos foram minimizados com atitudes corretas, transparentes e serenidade na condução do processo. A segunda edição, lançada em 2019, traz algumas novidades: mais interatividade com páginas para anotações e um teste exclusivo de reputação; novos textos complementares, estudo de casos recentes; plano de ação para crises mais comuns dos últimos dois anos nas escolas atendidas; reforço na prevenção de incidentes de acordo com as vulnerabilidades identificadas; e destaque para fake news como geradora de crises.

“Por ser um lugar com grande circulação de pessoas e, principalmente, crianças, as escolas são lugares com grande probabilidade de tornarem-se cenários de crises de toda espécie e proporção, desde pequenos problemas de relacionamento a grandes tragédias”, ressalta Lorena.

“Graças ao Manual de Crise, consegui reverter uma situação grave na minha instituição. Agradeço o Sistema Positivo de Ensino por nos proporcionar um material tão rico e completo”, comentou Andre Luiz, mantenedor da escola Educação Criativa, de Ipatinga (MG).

créditos fotos: Luana Borges dos Santos /Lívia Mattos /Lorena Nogaroli