CASACOR São Paulo: Conheça o Rooftop CASACOR, ambiente de Catê Poli e João Jadão pensado como um oásis em meio à cidade

Cabral ganha novo espaço de cafés especiais
21 de setembro de 2021
Associação Caatinga realiza parceria com empresa de bolsas artesanais
21 de setembro de 2021

Para transmitir uma sensação de férias de verão, o ambiente de 224 m² se apresenta como um respiro em meio à mostra, para relaxar e desfrutar da vista para a Casa das Caldeiras

Sentar, relaxar, apreciar a vista e toda a sensação de aconchego e calmaria foram alguns dos desejos dos paisagistas Catê Poli e João Jadão ao projetar seu ambiente para a 33ª CASACOR São Paulo que, nesse ano, ganhou data e casa nova. Abrigada no Parque Mirante, anexo da Arena Allianz Parque, a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas acontece dos dias 21 de setembro à 15 de novembro, seguindo todos os protocolos necessários para garantir segurança.

Aproveitando do clima quente e aconchegante da estação, Catê Poli e João Jadão projetaram o Rooftop CASACOR, com 224 m², como um refúgio de verão. “Nos inspiramos nos beachclubs rústicos de Tulum, Ibiza, Míconos, evocando um oásis em meio à cidade. Tudo foi pensado para ser usado e aproveitado, permitindo que os visitantes desfrutem da vista para a Casa das Caldeiras”, aponta a paisagista Catê Poli.

Muito ligado com a tendência de se ter um espaço de férias dentro de casa, que se tornou o refúgio particular de cada um durante a pandemia, o Rooftop CASACOR é como um lembrete de como a conexão com a natureza é capaz de relaxar, de fazer com que cada um se reconecte com o que é essencial. “É um espaço para descansar e se inundar com sensações de esperança de que logo a pandemia acabará”, destacam. A dupla teve como desafio transformar a laje do espaço, antes toda de cimento, em uma área agradável, atraente e aconchegante para o público. “Tivemos que nos atentar aos detalhes, pois não podíamos fazer perfurações drásticas ou colocar muito peso sobre a laje. Escolher espécies resistentes ao sol pleno e vento também foi essencial”, destaca.

Para isso, a dupla optou por projetar o ambiente com diversos lounges, alternando áreas abertas e outras com coberturas perfuradas (Vari) que ainda permitem a passagem do sol. Todo o mobiliário (Hio Móveis) é pensado para área externa, composto por sofás e chaises de tecido impermeável de alta performance, que permite que resistam às intempéries. Eles foram combinados com mesas de centro de madeira maciça Pequiá e toras de Itaúba (Arboreal) e ombrelone (Tidelli) de palha sintética da Palmex, capaz de trazer rusticidade unida com inovação, uma vez que o material é mais resistente, inclusive ao fogo. “Por serem leves e feitos de espuma, os mobiliários permitem mobilidade e flexibilidade de layout”, diz a dupla.

Abraçando toda essa área de relaxamento, o paisagismo cuidadosamente pensado tem como destaque oito jabuticabeiras, fruta nativa brasileira adorada por todos, e os jasmim manga, espécie dos anos 70 que voltou a ser amplamente utilizada. Aproveitando a possibilidade de fazer uma CASACOR com mood de verão, outras espécies como Clusia, Guaimbê, Liriope Verde, Ofiopogon Variegato, Formio Verde, Moreia Branca e Dianela Variegata complementam o paisagismo. “São espécies resistentes, que não exigem muita água, fáceis de cuidar e manter. É um jardim capaz de ser transportado facilmente para um projeto real”, afirmam. Tudo sustentado sobre um piso drenante, da Sitta Maria, para o escoamento de água.

Para complementar, vasos vietnamitas e artesanais (Organne) aproximam o ambiente do tema da mostra, que nesse ano ressalta a Casa Original, com um retorno às origens, à simplicidade e ao rústico. E para valorizar ainda mais as espécies, o projeto luminotécnico (Interlight, com instalação da Ipel) contou com balizador baixo de luz e espetos de haste longa, tudo reforçando a estética de veraneio do Rooftop, muito agradável e acolhedora.

“Temos por tradição projetar ambientes que possam ser usados, aproveitados, e que se preocupem também com a sustentabilidade”, destaca Catê Poli. Por isso, a iluminação é em LED, de baixo consumo, e todos os itens e plantas ali utilizados poderão ser doados ou reaproveitados ao final da mostra, evitando descartes e desperdícios

Lista de Fornecedores

Piso drenante: Sitta Maria

Cobertura estaiada: Vari

Palha Sintética: Palmex

Ombrelone: Tidelli

Vasos: Organne

Mobiliário de área externa: Hio Móveis

Mesa de centro e laterais: Arboreal

Iluminação: Interlight

www.catepoli.com.br

@cate_poli_paisagismo

(11) 99622-8718

paisagismo@catepoli.com.br

www.planoseplantas.com.br

@joaojadao.paisagismo

(11) 98115-3399

joaojadao@planoseplantas.com.br

Serviço: CASACOR SÃO PAULO

Data: 21 de setembro a 15 de novembro de 2021

Endereço: Parque Mirante (anexo Arena Allianz Parque)

Rua Padre Antônio Tomás, 72

www.casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo

crédito foto: Evelyn Müller