CASACOR Minas anuncia tema para 2020 e início dos preparativos para 26a edição

LinkedIn revela as 4 tendências de talento para 2020
30 de janeiro de 2020
Por que o ouvido entope depois de um dia na piscina ou na praia?
30 de janeiro de 2020

A Casa Original é o tema da CASACOR Minas 2020

Reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura e decoração das Américas, a CASACOR já iniciou os preparativos para todas as edições ao longo de 2020. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, designers de interiores e paisagistas. E o tema escolhido para balizar todas as edições de 2020 é: A Casa Original. A inspiração para a temática veio a partir da reflexão sobre o mundo tecnológico e contemporâneo. Com o avanço da modernidade, a necessidade de estar sempre conectado, em movimento e em constante mudança, veio também a sensação de instabilidade. Seja pelo ímpeto de acompanhar os passos dessa rápida evolução ou pelo sentimento que brota das consequências que ela causa. O fato é que a CASACOR vem tratando nos últimos anos sobre uma espécie de conexão direta da casa com os nossos valores e a nossa identidade. Nesse sentido, o tema proposto para esta edição pode ser considerado como uma evolução dos temas adotados nos últimos anos, que foram: “Foco no Essencial”(2017), “A Casa Viva”(2018) e “Planeta Casa”(2019).

E em Minas Gerais não será diferente. Em 2020 a CASACOR Minas chega a sua 26ª edição, consolidada como a maior e mais importante mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado. A próxima edição está marcada para ocorrer entre os dias 18 de agosto e 20 de setembro, no Palácio das Mangabeiras. A CASACOR Minas foi inclusive responsável por abrir, pela primeira vez, a residência oficial dos governadores para visitação, tornando-o uma verdadeira atração turística durante todo o período da mostra, que totalizou 50 dias. A realização da CASACOR Minas no belíssimo imóvel permitiu que a população tivesse acesso ao seu interior, além de garantir a realização de uma série de benfeitorias na edificação e no entorno, incluindo a instalação de um elevador para facilitar o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção, a recuperação de pisos, banheiros, fachadas e o restauro dos Jardins assinados por Burle Marx, projeto executado pela paisagista Nãna Guimarães. O local recebeu e continuará recebendo uma série de benfeitorias e obras de recuperação de sua estrutura como contrapartida por sua utilização, permitindo que ele seja inteiramente recuperado e esteja em perfeitas condições de uso após o período de realização da mostra.

“É uma honra e uma grande satisfação ocuparmos novamente o Palácio das Mangabeiras para a 26ª edição da CASACOR Minas. As maiores empresas do setor aguardam esta oportunidade para apresentar seus lançamentos ao público. Estamos cientes do constante desafio que é organizar uma mostra ainda mais surpreendente e inovadora a cada ano”, destaca a diretora Juliana Grillo.

Juliana Grillo e Eduardo Faleiro (Diretores CASACOR Minas)

Tema 2020

A Casa Original vem justamente da urgência de encontrar uma resposta para essa questão: por meio da criatividade e do retorno às origens, buscando na terra, na ancestralidade e simplicidade, encontrar um equilíbrio entre o passado e o futuro.

O desafio dos arquitetos, designers e paisagistas para este ano será, portanto, o de fazer com que a casa seja um refúgio, um local para expor suas raízes e valorizar suas histórias.

Prometendo surpresas, a CASACOR 2020 deverá trazer ao público o lugar perfeito para celebrar o bem viver, mas também para debater tudo que é necessário para um viver melhor.

“Em 2020, a CASACOR Minas possibilita mais uma vez aos visitantes, a oportunidade de conhecer e frequentar este imóvel que conta um pouco da história da nossa cidade. O evento reforça a ideia de que novos usos são bem-vindos e que nosso patrimônio cultural precisa ser cada vez mais valorizado. A inspiração para o tema 2020 nasceu da reflexão sobre o mundo tecnológico e contemporâneo. A Casa Original busca, por meio da criatividade, o retorno às origens, às nossas raízes, propondo um perfeito equilíbrio entre o passado e o futuro.”, destaca Eduardo Faleiro, diretor executivo da CASACOR Minas.

O legado da 25ª CASACOR Minas no Palácio das Mangabeiras

Recuperar parte da história da obra feita por um mestre do paisagismo. Esse foi o desafio que a paisagista mineira Nãna Guimarães assumiu no ano passado para a 25ª edição da CASACOR Minas Gerais. Ocupando uma área de 400 metros quadrados, o jardim estava bastante descaracterizado e precisou ser inteiramente reconstruído. Nãna teve acesso ao projeto original e mergulhou fundo no universo do paisagista e das espécies escolhidas por ele para aquele local. Em 2020 esse trabalho continua e mais uma parte dos jardins originais será recuperada.

A ideia de recriar o jardim nasceu depois que o projeto original foi encontrado, conforme aponta o diretor executivo da CASACOR, Eduardo Faleiro. “Ficamos muito entusiasmados com a restauração após termos acesso a essa valiosa informação. Colocamos como meta refazermos parte do ambiente, uma vez que não sabemos ao certo se o projeto original foi totalmente executado”, diz.

Outra contribuição da CASACOR Minas para o Palácio das Mangabeiras que merece destaque foi a completa recuperação dos banheiros públicos, localizados na área externa do Palácio, que ficaram como legado da última edição da mostra e farão parte dos ambientes da 26ª edição. O projeto ficou sob a responsabilidade da experiente designer de interiores Valéria Junqueira, que convidou o artista Alexandre Mancini, discípulo de Athos Bulcão, para criar dois painéis de azulejos, um no masculino e outro no banheiro feminino. Outro destaque são as bancadas em pedra sabão, que remetem às riquezas de Minas Gerais.

Sobre a CASACOR Minas

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2020 chega à sua 26a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e quatro internacionais (Miami, Peru, Bolívia e Paraguai).

Redes

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

Sobre a Multicult

A Multicult é uma empresa promotora de eventos diversos, entre eles a CASACOR Minas, que em 2020 completa 26 edições ininterruptas. A proposta da empresa é promover e empreender projetos e iniciativas nas áreas de Cultura, Arquitetura, Design, Gastronomia e Urbanismo. O portifólio de ações desenvolvidas com a assinatura da Multicult reúne eventos diversos que se destacam por promover não apenas entretenimento, mas também uma plataforma de inspiração, informação e networking. Outro foco de atuação da empresa é a promoção de iniciativas que contribuam para a preservação da memória e da identidade urbana

Redes

SITE: www.multicult.cc

FACEBOOK:https://www.facebook.com/multicultpromocoes/

INSTAGRAM: @multicult.cc

Créditos fotos: Jomar Bragança/ Bárbara Dutra