Casa Vogue discute o papel das mulheres na construção da sociedade

12 de outubro: Itacaré Eco Resort promove conforto em meio a natureza
13 de setembro de 2021
5 dicas para e-commerces começarem a se preparar para a Black Friday
14 de setembro de 2021

Edição de setembro apresenta mulheres inspiradoras que abrem suas casas, narram suas histórias e mostram a força da presença feminina em um mundo marcado pelo machismo

A edição de Casa Vogue de setembro traz como tema central a presença de personagens femininas na construção das cidades. Desde incríveis projetos criados por conceituadas arquitetas, até mulheres que são destaques na culinária, moda, literatura e política, a revista enaltece as diversas facetas e discute o fundamental papel das mulheres na formação da sociedade.

A reportagem ‘Cidades das Mulheres’ revela de que maneira as sociedades comandadas por homens falharam ao não dar o devido valor a este papel exercido pelas mulheres – e, no caminho, tornaram o desenho de cidades, prédios e mobiliário mais hostil, desigual e injusto, como ressalta, por experiência própria, a líder comunitária Vilma Martins, da Zona Leste de São Paulo. Na sequência, a entrevista com a arquiteta urbanista, escritora e assessora política Joice Berth avalia a importância da representatividade feminina no planejamento urbano e em outras esferas de tomada de decisão. Atenta às mais diversas correntes de pensamento, Joice discute a importância de questões como mobilidade urbana, vigilância comunitária e olhar inclusivo dentro de um planejamento urbano pensado de forma sensível às experiências femininas.

Em Universo Casa Vogue, a influenciadora digital Silvia Braz abre as portas do seu novo apartamento – que estampa a capa da edição – em um prédio com um visão arrebatadora do Parque Ibirapuera. O projeto é assinado por Murilo Lomas e Sig Bergamin, que usam linguagem poética ao aplicar volumes, texturas, cores e estampas na decoração, construindo ambientes fluídos e flexíveis que acolhem em grande estilo o clã feminino formado por Silvia e suas três filhas.

A casa da arquiteta Camila Tariki, nos Jardins (SP), recorre a elementos naturais, equilibrando com suavidade itens assinados e peças de artesanato, a fim de proporcionar uma atmosfera serena – na contramão da cacofonia urbana. Com 480 m² em dois pavimentos, o imóvel traz aberturas para a passagem de luz natural e conta com cores vivas na decoração – contraste que dá pistas sobre a origem nipo-argentina de Camila, uma das mentes criativas à frente do escritório Bernardes Arquitetura.

Por falar de ambientes que emanam tranquilidade, as arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, do Studio AG, assinam o projeto da cobertura de Sophia Mattar. ‘Um refúgio cheio de paz em meio ao caos da metrópole’ é como a mineira Sophia, conhecida como Pingo, descreve seu primeiro apartamento, um dúplex de 235 m² no arborizado bairro paulistano da Vila Nova Conceição.

O apartamento da jornalista e influenciadora Tamu McPherson, ícone do street style e fundadora do blog All the Pretty Birds, leva a alegria de suas composições de moda ao décor, repleto de arte e peças que contam a história do design italiano. Localizado em Milão, o imóvel do início do século 20 reúne uma coleção de preciosidades, como uma mesa desenhada por Carlo Scarpa e o par de poltronas de Luigi Caccia Dominioni.

Na seção Em Casa Coma chef Bela Gil abre seu apartamento de 200m², no Alto de Pinheiros, em São Paulo, e conta à equipe de Casa Vogue como o imóvel reúne todo seu universo: mobiliário garimpado entre Nova York e São Paulo, livros dos mais variados gêneros e objetos afetivos recolhidos em viagens Brasil afora, em uma fusão de culturas que ela ama. Nascida em Salvador e criada no Rio de Janeiro, Bela se mudou com a família para São Paulo, terra natal de seu marido, um pouco antes da pandemia. A escolha pelo bairro foi uma decisão planejada já que, recentemente, a chef inaugurou na Vila Madalena o Camélia Òdòdó, restaurante de culinária orgânica e saudável.

No Decor Stories da edição, um moderno depósito na capital paulista se transforma em cenário onde móveis e objetos desenhados por mulheres se juntam a personagens femininas para compor imagens de liberdade, talento e beleza.

A seção Last Look traz uma novidade inusitada: o lançamento de Desígnios, o podcast de Casa Vogue que estreia com a série “Estranhas no Ninho” – uma discussão rica e ampla sobre a luta feminina por visibilidade e reconhecimento nos campos da arquitetura e do design. Lina Bo Bardi, considerada a maior arquiteta brasileira, tematiza o primeiro episódio, que vai ao ar no dia 16 deste mês e conta com Francesco Perrotta-Bosch, autor de ‘Lina: Uma Biografia’ (Todavia, 573 págs.), e o arquiteto Marcelo Ferraz como convidados.

Esses e outros conteúdos podem ser conferidos na íntegra na revista Casa Vogue de setembro.

Casa Vogue Smart
E para quem busca ideias e inspirações para transformar o morar, Casa Vogue lançou Smart, espaço dedicado à dicas práticas e essenciais para todos os bolsos e gostos, com a curadoria da equipe da publicação – reconhecida por seu rigor e gosto refinado. Com projetos práticos, criativos e acessíveis, o novo canal digital da revista democratiza o acesso à arquitetura e ao design. Saiba mais em https://www.casavogue.globo.com/Smart/.

Serviço
Revista Casa Vogue | Edição de setembro
Nas bancas a partir de 09 de setembro