Casa Vogue de fevereiro apresenta o lar do ator João Vicente de Castro e de outras personalidades que incorporaram sua identidade na decoração

Valentine´s day em Curitiba: surpreenda seu amor com gastronomia molecular
9 de fevereiro de 2024
Quer fugir do carnaval? Conheça 5 cursos para fazer ao longo dos dias de folia e aproveitar o tempo para avançar em seu projeto de carreira
9 de fevereiro de 2024

A publicação mostra como objetos de arte, peças de design e itens afetivos são importantes na concepção de projetos capazes de refletir o modo de ser de cada pessoa

Casa Vogue de fevereiro apresenta lares com projetos arquitetônicos e de interiores que refletem o estilo de vida de seus moradores, como as residências inspiradoras do ator João Vicente de Castro; do estilista italiano Alessandro Michele, ex-diretor criativo da Gucci; da modelo, atriz e ativista Adwoa Aboah; da designer de moda Jana Favoreto e da influencer Anna Fasano. Nas reportagens, eles contam como idealizaram seus espaços e de que forma móveis, objetos de arte e itens de decoração expressam seus modos de vida, suas paixões e suas memórias afetivas.

A seção Universo abre as portas da morada de João Vicente de Castro, ator e um dos criadores do canal Porta dos Fundos, que estampa a capa da edição. Filho da estilista Gilda Midani e do jornalista Tarso de Castro – um dos fundadores do lendário Pasquim –, além de afilhado de Caetano Veloso e Paula Lavigne, o ator conviveu, desde cedo, em um ambiente que moldou seu apurado senso estético, presente no projeto assinado pelo Estúdio Orth para sua residência, localizada no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Após três anos de buscas pelo imóvel e dois anos de obra, o resultado ficou exatamente como ele sonhava: a casa é voltada para o horizonte, a piscina fica na parte mais ensolarada, além de contar com uma área social ampla e confortável para receber os amigos, e ser cercada por um belo jardim. “Sou festeiro mesmo e queria ter sala e varanda integradas, com circulação fluida que ligasse os ambientes internos aos externos. Tudo com transparência e muito verde”, explica.

Ainda na seção Universo, o deslumbrante palácio em que vive o estilista Alessandro Michele, na Itália. Nome forte no mundo da moda, ele coleciona trabalhos para as mais importantes maisons, incluindo Yves Saint Laurent, Gianni Versace, Christian Lacroix, Chanel e, entre 2015 e 2022, foi diretor criativo da Gucci. Grande parte do seu sucesso no universo fashion está relacionado ao interesse por histórias não contatadas, incursões ao passado de objetos, monumentos e pessoas antigas. Não por acaso, Alessandro escolheu o Palazzo Scapucci, em Roma, para habitar. Ali, ele convive com os 800 anos de história da construção, narrados nas paredes, nos móveis e no acervo de arte que foram mantidos. “Sou médico de casas feridas e dilapidadas”, afirma.

A personalidade avessa às ostentações da influencer Anna Fasano fica muito clara para quem visita a residência em que ela mora com o marido, o chefAntonio Mendes. O casal habita uma casa de vila de 330 m2, em São Paulo, e o espaço reflete ainda o estilo prático e funcional da dupla, que adora receber amigos e aposta no mix de objetos afetivos, com obras de arte e itens de garimpo que contêm histórias. “Gosto muito de coisas coloridas e de fazer um twist entre o novo e o antigo, que tira aquele ar de ‘tudo com a mesma cara’. Amo produzir a casa aos poucos, não comprar tudo de uma vez”, revela Anna.

Outra morada que está nas páginas da edição é a da modelo, atriz e ativista Adwoa Aboah. Estrela de capas de revistas como a Vogue britânica e rosto de campanhas publicitárias para grifes como Chanel e Burberry, ela conta que nunca desejou morar em um cenário. Sob sua orientação, o projeto da residência, uma construção de estilo vitoriano, em Londres, foi realizado pela designer de interiores Beata Heuman e pelo arquiteto Lewis Kane, e combina uma profusão de cores e estampas. Lembranças da vida da moradora preenchem os espaços e conferem à residência um caráter afetivo. Por ali, estão espalhadas as colaborações criativas de familiares e amigos. E até o jardim foi projetado por sua tia, a paisagista Sarah Husband. “Amigos disseram que se pudessem imaginar uma casa que me descrevesse, seria esta. Me sinto em paz aqui. É meu santuário”, conta à Casa Vogue.

A seção tem ainda a casa da designer de moda Jana Favoretoem Londrina, PR. Para conceber a decoração, ela contou com o irmão Valdomiro Favoreto, designer, e com a participação da amiga arquiteta Ana Paula Brunetto, responsável pela parte técnica e dos desenhos de marcenaria da empreitada. A inspiração veio das décadas de 1980 e 90, referências usuais no trabalho dos irmãos. Valdomiro apostou em diferentes materiais, como aço inox, cerâmica, latão, linho e madeira para criar os ambientes. “Meu irmão soube traduzir minha personalidade no projeto, e sua presença em objetos e móveis autorais preenche o espaço com muita memória afetiva”, diz Jana, feliz com o resultado.

Na seção Em Casa Com, a psicanalista e comunicadora Manuela Xavier fala sobre a mudança do Rio de Janeiro para São Paulo, onde vive com o produtor Dinho Netto, seu amigo de longa data e parceiro de trabalho. Manu, como é conhecida por seus quase meio milhão de seguidores no Instagram, fala sobre a forte ligação com seu apartamento. “Minha casa é a extensão do meu corpo. Entre minhas tatuagens há um vaso de antúrio, meus bichos e desenhos de olhos”, conta, explicando que todos esses símbolos estão presentes nos ambientes em que mora, incluindo as mascotes Leona e Kira.

A seção Design traça o perfil do francês Mathieu Lehanneur, designer do ano da Maison & Objet e responsável pela criação da Tocha dos Jogos Olímpicos deste ano, que serão sediados em Paris. Mathieu recebeu a reportagem em seu novo ateliê, de 800 m2, situado nos arredores de Paris. Na entrevista, ele fala sobre seu trabalho, que inclui entre outras peças, móveis de design com edição limitada, e sobre os preparativos para a inauguração de seu showroom no topo de um arranha-céu em Manhattan, Nova York, e para uma exposição no Denver Art Museum, nos EUA. E, claro, comenta sobre a emoção e a responsabilidade de ser o criador da Tocha Olímpica.

Em Urbanismo, uma importante reflexão sobre a intensificação da crise climática e como algumas cidades do Brasil e do mundo já têm projetos urbanísticos para torná-las mais adaptadas e resilientes a eventos extremos.

Nas páginas de Destino está o Hôtel des Horlogers, primeiro hotel desenhado pelo arquiteto-estrela Bjarke Ingels. Localizado no Vale de Joux, berço da alta relojoaria suíça, e a poucos minutos da fronteira com a França, o projeto engloba elementos da tradição relojoeira do país. Além da beleza da região e da ótima hospitalidade, o Hôtel des Horlogers, que atrai amantes da arquitetura e da natureza, tem uma história pitoresca. Inaugurada em 2022, a hospedagem ocupa a mesma área onde, no século 19, fundou-se o Hôtel de France, pouso mais procurado por trabalhadores e comerciantes da indústria relojoeira por também sediar uma agência de correios. Sucessivas crises o levaram à decadência, até a Audemars Piguet, decidir arrematá-lo em 2003. Anos mais tarde, entraram em cena o arquiteto dinamarquês e sua premiada equipe do BIG, requisitados para conceber um novo, tecnológico e sustentável hotel boutique. Tudo sem abandonar o legado que tanto orgulha os combières, como são chamados os habitantes do Vale de Joux.

Fechando a edição de fevereiro, o Last Look destaca o Baixo Gastronômico. Com projeto assinado pelo designer Gustavo Jansen, a nova empreitada do chef Ivan Santinho, já conhecido pela rotisserie La Cura, tem fogão a lenha e menu que valoriza produtores da região, com pratos tradicionais brasileiros. Entre eles, moqueca, bobó de camarão e picadinho – incluindo versões vegetarianas e sem glúten.

Confira o conteúdo completo na Casa Vogue de fevereiro, disponível em versão digital e nas melhores bancas do país.

SERVIÇO

Revista Casa Vogue | Edição 458

Foto: Fran Parente