Casa dos Vinhos da 25ª CASACOR Minas é o espaço ideal para os amantes da bebida

Família é “paciente oculto” e deve ser tratada junto com o doente, diz médico humanista
13 de setembro de 2019
PatBO lança coleção Raízes
13 de setembro de 2019

Projeto assinado pela arquiteta Silvia Carvalho tem adega automatizada com capacidade para 400 garrafas. Ambiente foi inteiramente construído e está localizado em meio aos vistosos jardins do Palácio das Mangabeiras

Valorizar a experiência de se degustar um bom vinho, além de compartilhar uma adega, literalmente, em meio aos jardins do Palácio das Mangabeiras, para que se possa vivenciar momentos agradáveis com familiares e amigos. Se você gostou dessa proposta, então é melhor reservar um tempo na sua agenda para conhecer a Casa dos Vinhos, espaço assinado pela arquiteta Silvia Carvalho, na CASACOR Minas 2019.

O conceito do espaço é o de ser uma edícula que está atrelada ao hobby de colecionar a bebida e degustá-la de uma maneira especial. Para que o visitante se sinta em um verdadeiro universo das vinícolas, o ambiente possui elementos naturais como a pedra, de caráter mais fechado, que reveste tanto as paredes externas como internas, além de madeira e couro, tudo pensado para que a experiência seja inesquecível.

A Casa dos Vinhos tem início com um estar agradável, ideal para se receber visitas. Ainda na entrada do espaço há uma biblioteca com títulos do universo da bebida. Para oferecer todo o conforto no momento da leitura, três poltronas, uma em couro natural em tom marrom fechado, e outras duas em veludo cáqui 100% algodão compõe o ambiente. “As pessoas que apreciam a um bom vinho gostam de estarem bem informadas. Elas querem saber sobre a safra, uvas e região, por exemplo. E nesse espaço será possível encontrar tudo isso”, ressalta Sílvia Carvalho.

O ponto alto do projeto é a adega, que tem capacidade de armazenar 400 garrafas e está localizada no estar. Protegida e isolada do meio externo, o cubo de vidro que invade a sala dá relevância e imponência ao seu propósito de armazenar nobres garrafas e se vale da transparência para que, hora alguma, os vinhos, suspensos por tubos de madeira, deixem de ser protagonistas.

De acordo com Silvia Carvalho, outro diferencial do projeto é que a adega é automatizada. “Por meio de um aplicativo, o visitante consegue selecionar o país em que o vinho que deseja degustar é produzido. Depois de realizar essa escolha, uma luz de led se ascende para iluminar todos os rótulos oriundos daquela região”, destaca.

Ainda na parte interna do espaço, em frente à adega, há uma mesa redonda de oito lugares que serve para as confrarias dos amantes do vinho. Além disso, uma bancada gourmet para apoio da confecção de pratos e higienização de taças, uma prateleira com várias taças e rótulos raros compõe o projeto. Caso a proposta seja brindar na área externa, o deck oferece bastante conforto. O ambiente possui um banco que abraça toda a casa e que também serve de guarda corpo, uma mesa de madeira de tronco cerrado, uma poltrona com espaldar alto e outras menores e bancos espalhados que deixam tudo ainda mais fluido e orgânico.

Sobre Silvia Carvalho – www.silviacarvalho.com.br

Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2007, a arquiteta Sílvia Carvalho começou sua carreira em um escritório de grande porte desenvolvendo projetos residenciais, comerciais e institucionais. Em 2009 criou seu próprio escritório e equipe para traduzir de forma criativa seu estilo próprio. Ao longo dos últimos anos, Silvia foi se especializando na criação de projetos para adegas residenciais e comerciais, tornando-se uma grande referência na área. Para se manter atualizada, Silvia investe constantemente em pesquisa, visitas a vinícolas e estabelecimentos voltados para o vinho, além de vivências com produtores e colecionadores da bebida. w

Sobre o Palácio das Mangabeiras

Inaugurado oficialmente em 1955, o Palácio das Mangabeiras foi construído entre 1951 e 1955 para ser a residência oficial dos governadores de Minas Gerais. A edificação vem sendo utilizada para esta finalidade desde a sua inauguração, ocorrida durante o governo de Juscelino Kubitschek. Tudo indica que o projeto arquitetônico é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Já o projeto paisagístico original é de Roberto Burle Marx, duas grandes referências em suas áreas de atuação. Localizado aos pés da Serra do Curral, o Palácio segue o estilo modernista. Apesar de não ter as dimensões que outros palácios tradicionais da cidade como o da Liberdade, por exemplo, o Palácio das Mangabeiras tem uma importância histórica para a política de Minas Gerais, sendo palco de inúmeras reuniões e encontros decisivos.

Sobre a CASACOR Minas

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2019 chega à sua 25a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

Redes

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

Sobre a Multicult

A Multicult é uma empresa promotora de eventos diversos, entre eles a CASACOR Minas, que, em 2019, completa 25 edições ininterruptas. A proposta da empresa é promover e empreender projetos e iniciativas nas áreas de Cultura, Arquitetura, Design, Gastronomia e Urbanismo. O portfólio de ações desenvolvidas com a assinatura da Multicult reúne eventos diversos que se destacam por promover não apenas entretenimento, mas também uma plataforma de inspiração, informação e networking. Outro foco de atuação da empresa é a promoção de iniciativas que contribuam para a preservação da memória e da identidade urbana.

Redes

SITE: www.multicult.cc

FACEBOOK:https://www.facebook.com/multicultpromocoes/

INSTAGRAM: @multicult.cc