Cartier: busca por relógios da marca de luxo aquece o mercado secondhand

Saiba os benefícios da amêndoa para a pele
11 de outubro de 2022
Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: mais que 1/4 da população com 20 anos ou mais sofre com a doença no Brasil
11 de outubro de 2022

Recommerce de peças icônicas como os modelos Santos e Tank Cartier está em alta; Consumidores e colecionadores buscam itens vintage ou de edições limitadas

Para colecionadores e amantes de peças únicas, investir em um relógio da marca francesa Cartier é mais do que simplesmente uma questão de status, mas de tradição. A marca – criada em Paris em 1847 por Louis François Cartier – é a responsável pela popularização do relógio de pulso masculino, desenvolvido em 1904 por solicitação do aeronauta brasileiro Santos Dumont, época em que o relógio de bolso ainda era a moda.

Alguns modelos icônicos fazem parte da lista de desejos de quem entende do mercado de relógios de luxo. Entre eles está o modelo Tank da Cartier, usado por ícones da monarquia britânica, como as princesas Diana e Kate Middleton, e diversas outras personalidades do meio artístico e da alta sociedade mundial.

Ainda na linha da realeza britânica, o Rei Charles III, conhecido por seu apreço por relógios, tem entre os queridinhos de sua coleção particular o Cartier Santos, linha consagrada da empresa francesa. Com desenho tradicional, em formato quadrado em ouro e aço, o modelo criado para o aviador brasileiro é considerado um dos primeiros modelos de pulso da história.

E há outros modelos da Cartier que fazem parte da lista de desejos de quem entende de moda e sabe o valor de uma peça atemporal. É o caso do Panthère e o Tutti-Frutti – fabricado desde 1920 e totalmente cravejado de diamante com ouro branco -, que figuram entre os mais buscados por quem garimpa relógios para compra.

Segundo Giovanna Landi, gerente de produto da Orit, empresa especializada em joias e relógios de luxo secondhand, a compra de um relógio vintage ou com pouco tempo de uso permite que o consumidor tenha nas mãos um produto que não somente carrega uma história, mas que também pode ser uma interessante opção para fazer negócio em temporada de alta.

Cartier: Galeria de curiosidades

Em 1904 foi criado o primeiro relógio masculino de pulso do mundo, por Louis Cartier. O engenheiro francês presenteou seu amigo Santos Dumont, aviador brasileiro. Naquela época, era comum a utilização de relógios de bolso, mas ao pilotar aviões era impossível tirá-lo do bolso para verificar as horas. Em homenagem ao aviador a peça foi batizada com o nome ‘Santos’ e comercializada sete anos depois, em 1911.

O relógio unissex, Cartier Tank, foi o favorito de estrelas do cinema como Clark Gable e Fred Astraire, primeiras-dama como Jackie Kennedy e Michelle Obama e integrantes da realeza como a Lady Di.

O clássico relógio Cartier Ballon Bleu foi lançado em 2007, com curvas e bordas arredondadas que dão à peça uma sensação de flutuabilidade.