Carnaval: dentistas alertam sobre os cuidados com a “doença do beijo”

BEHORT lança álbum “Oito Cantos” com canções em homenagem a Curitiba
26 de fevereiro de 2019
LIDE Futuro e LIDE Mulher do Paraná realizam brunch exclusivo com bate-papo sobre Mercado Financeiro
26 de fevereiro de 2019

Campanha do Grupo Qualidade em Saúde percorre todo o país para conscientizar sobre as doenças transmitidas pela saliva durante o beijo

Você tem ideia da quantidade de vírus e bactérias que são transmitidos num único beijo? Parece brincadeira, mas o assunto é sério: a mononucleose (doença do beijo) e o HPV, por exemplo, podem ser transmitidos pela saliva.

O Carnaval é o período em que as pessoas ficam mais expostas, já que alguns locais chegam a incentivar a prática do beijo entre os foliões. A ‘brincadeira’ atinge principalmente jovens entre 16 a 25 anos.

Apesar das inúmeras campanhas voltadas para a conscientização da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, ainda se fala muito pouco sobre doenças que podem surgir pela saliva.

O alerta é do Grupo Qualidade em Saúde, com mais de 1.000 dentistas pelo país, que reforça a conscientização sobre o “beijo com responsabilidade” nesta época do ano. Além da mononucleose e HPV, o beijo ainda pode transmitir doenças com herpes, sífilis e resfriado.

Segundo os especialistas do Grupo, essas doenças nem sempre são identificadas com facilidade. É fundamental manter visitas regulares a dentistas e prevenir com a realização de uma higiene bucal adequada: escovação e uso de fio dental diariamente.

MONONUCLEOSE – Também conhecida como “doença do beijo”, é uma das doenças mais comuns transmitidas pela saliva. Geralmente se manifesta dias após o contágio e os sintomas são parecidos com uma gripe forte – como febre alta, tosse e cansaço.

HPV (PAPILOMAVÍRUS) – Vírus responsável pelo câncer de útero, cabeça e pescoço, pode ser transmitido tanto pelo sexo oral quanto pelo beijo. Na boca, ele apresenta lesões semelhantes a verrugas.

HERPES LABIAL – A baixa imunidade favorece a proliferação do vírus. É facilmente transmitido pela saliva durante o beijo ou até mesmo por compartilhamento de talheres e copos usados pela pessoa contaminada.

SÍFILIS – É causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo ser transmitida pelo sexo, saliva e compartilhamento de escovas de dente.
Pode ser confundida com afta. Atinge principalmente a região genital, assim como lábios, língua, céu da boca, gengiva e amídalas.

RESFRIADO – Infecção viral que pode ser transmitida por três canais:
olhos, nariz e boca. Os principais sintomas são febre, tosse, espirro e cansaço.

Cuide-se neste Carnaval: beije com responsabilidade!

Shutterstock