Carnaval 2023: joias secondhand com pedras coloridas ajudam a compor os looks da celebração

Viagens que Transformam: Latitudes apresenta novo roteiro a bordo de seu private jet
6 de fevereiro de 2023
Vinícola Biagi é a nova opção de turismo enogastronômico na região de Ribeirão Preto (SP)
7 de fevereiro de 2023

Cor e estilo dão um toque extra à festa mais esperada pelos brasileiros; veja opções e inspire-se

Depois de três anos sem festa devido à pandemia, o Carnaval 2023 promete ser o mais animado de todos os tempos. Oficialmente, a folia deste ano acontece entre os dias 17 e 21 de fevereiro, mas os blocos de rua, desfiles e shows já estão acontecendo e atraindo multidões em diversos lugares do país.

Se a época é de tirar a fantasia do armário e caprichar nos badulaques, purpurinas e paetês para celebrar, a produção também merece um reforço extra de acessórios coloridos como brincos, colares, pingentes e pulseiras. Uma excelente pedida para esse momento – e para todos os outros – são joias secondhand (segunda mão, em tradução livre), uma nova tendência do mercado de luxo que está conquistando os consumidores e que oferece uma infinidade de peças vintages ou modernas por preços bastante acessíveis.

A venda de peças de luxo secondhand começou pelas bolsas e vem se expandindo desde então para outras peças como joias, relógios e canetas de marcas consagradas. Esse movimento é parte de uma mudança de pensamento global – e também da busca por exclusividade. Repensar a forma como consumimos, evitando desperdícios e ainda encontrar aquela peça que parou de ser fabricada há anos, em perfeito estado? No Brasil, a Orit é uma das líderes do segmento. A empresa compra e vende joias e relógios online e em suas lojas de São Paulo.

“O mundo, de forma geral, vem repensando muito a forma de consumir e isso inclui as joias. Há alguns anos existia um receio o sobre essas peças, mas isso foi mudando conforme as pessoas passaram a entender sobre a qualidade, durabilidade e beleza dos produtos secondhand, que reúnem o melhor em um preço muito mais acessível. Além disso, há produtos que deixaram de ser fabricados, por exemplo, e se tornaram obras raras – temos inclusive alguns deles em nossas vitrines e loja online”, comenta Ana Toledo, Diretora de Produtos da Orit.

Todas as peças recebem um certificado Orit de garantia e originalidade emitidos por avaliadores especializados. “Temos em nosso time gemólogos certificados pelo GIA – Instituto Gemológico da América, a mais importante instituição certificadora de diamantes e pedras preciosas”, ressalta Ana Toledo.

Folia e pedras preciosas

No carnaval vale de tudo: reciclar e reutilizar transformando fantasias antigas em novos looks para fazer valer a festa. Os acessórios também são indispensáveis e completam o visual através de belíssimas joias compostas por pedras coloridas.

Opções não faltam como ametistas, esmeraldas, citrinos, água marinha e topázios. Veja abaixo algumas opções para complementar o brilho das fantasias de carnaval, de acordo com cada personalidade:

Esmeralda: Maratona de bloquinhos

A esmeralda é dedicada para festeiros de roteiro pronto e atentos para não perder os principais blocos da cidade. A pedra verde age diretamente no Anahata (chakra do coração), e traz uma sensação calmante que proporciona cura e frescos, além de levantar a energia e disposição.

Citrino: Brilhando mais que o sol

É destinada às pessoas que contagiam o ambiente e amigos ao redor e que estão sempre em dia com o estoque de glitter biodegradável. A pedra tem uma energia semelhante ao sol, aquecendo e dando vida como filtro que transforma energias negativas em positivas. Além disso, a Citrino influencia os sonhos, trabalha no processo digestivo tanto físico quanto emocional.

Água Marinha: O Carnaval dos apaixonados

Para os apaixonados de plantão, a água marinha é símbolo de felicidade conjugal. A pedra pode ser uma ajudinha extra para encontrar o amor no Carnaval; sua atuação contempla a clareza da mente, ajuda na auto expressão, criatividade e sinceridade, além de servir para o equilíbrio físico e emocional.

Topázio azul: Carna Crush

O carnaval é marcado pela energia vital associada à harmonia emocional, com isso, a Topázio é ideal para uma comunicação assertiva. A pedra é conhecida por ajudar a buscar e atrair um amor carnavalesco.

 Ametista: Carnaval sem folia

A diversidade do Brasil também é divida entre os amantes de um agito e aqueles que preferem curtir o feriado de uma forma mais introspectiva e sossegada. Para estes, a ametista é ideal. Além de ser a pedra regente do mês de fevereiro, transmite paz, espiritualidade, elimina o estresse e está ligada a intuição.