Câncer colorretal pode ser evitado com mudanças no estilo de vida

Páscoa: 4 livros para se conectar com Jesus
14 de março de 2023
Qatar Airways e Qatar Tourism promovem festival internacional de gastronomia até a próxima semana
14 de março de 2023

Exames regulares reforçam as ações para detecção precoce e prevenção deste tipo de câncer, o segundo tipo mais frequente no Brasil

O mês de março destaca a conscientização ao câncer colorretal, o segundo tipo em incidência tanto para homens quanto para mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), que estima o surgimento de 45 mil novos casos em 2023 no país. Mudanças no estilo de vida e exames regulares potencializam as chances de se evitar o surgimento da doença.

O câncer colorretal origina-se no intestino grosso, também chamado de cólon, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus. Este tipo de câncer também é uma das principais causas de morte por câncer em todo o mundo, mas muitos casos podem ser prevenidos ou tratados com sucesso se detectados precocemente. Segundo especialistas, a prevenção do câncer colorretal começa com mudanças no estilo de vida e exames regulares.

“Uma dieta rica em fibras, frutas, verduras e cereais integrais, com baixo consumo de carne vermelha e processada, pode ajudar a reduzir o risco de câncer colorretal. Também é importante manter um peso saudável, evitar o tabagismo e limitar o consumo de álcool”, esclarece a oncologista clínica da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dra. Amanda Karani.

Além disso, exames regulares são fundamentais para a detecção precoce e prevenção do câncer colorretal. Entre os mais comuns:

– O teste de imunoquímica fecal (FIT) é também chamado de teste imunoquímico de sangue oculto nas fezes (FOBT). Ele reage a uma parte da hemoglobina humana, encontrada nos glóbulos vermelhos do sangue. Quando há resultado positivo para sangue oculto, é solicitada uma colonoscopia. Embora o sangue nas fezes possa ser de câncer ou pólipos, também pode ter outras causas, como úlceras, hemorroidas ou outras condições clínicas.

– O DNA das fezes, que analisa seções anômalas do DNA das células da região. As células cancerosas frequentemente contêm mutações no DNA em determinados genes.

– A Colonoscopia permite observar toda a extensão do reto e do cólon com um colonoscópio. Esse instrumento tem uma câmera de vídeo na extremidade e está conectado a um monitor para visualização do interior do cólon. Se houver áreas com aspecto suspeito, o especialista pode recolher amostras de tecido para avaliação — a chamada biópsia.

– A Colonoscopia virtual é uma espécie de tomografia computadorizada do cólon e do reto, que produz imagens seccionais detalhadas do corpo humano. Na colonoscopia virtual, um software reproduz, em imagens 2D e 3D, o interior do cólon e do reto. Assim, permite a localização de pólipos e o diagnóstico do câncer colorretal.

– A sigmoidoscopia flexível é semelhante à colonoscopia. No entanto, não examina todo o cólon. Nesse exame, o sigmoidoscópio (um tubo flexível de 60 cm, com uma pequena câmera de vídeo na extremidade) é introduzido pelo ânus e reto até a parte inferior do cólon. Deste modo, ele permite visualizar o interior do reto e parte do cólon e, assim, detectar — e até mesmo remover — qualquer anormalidade.

A recomendação é que as pessoas a partir dos 50 anos ou com histórico familiar de câncer colorretal ou pólipos, realizem pelo menos um exame de colonoscopia a cada 10 anos. Segundo a oncologista, “a cirurgia remove o tumor, mas há possibilidade de serem realizados tratamentos adicionais como radioterapia e quimioterapia, além de outros tipos de medicamentos mais modernos. A pessoa deve procurar ajuda imediata ao notar sintomas como desconforto abdominal, cólicas, dores abdominais, emagrecimento e sangramento nas fezes. Esse é um tipo de câncer com alta chance de cura se identificado no estágio inicial”, conclui a Dra. Amanda Karani.

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo

Especializada na assistência em saúde baseada em valor, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 5 unidades, que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. São 3 unidades de hospital geral, 1 especializada em oncologia e 1 em reabilitação e cuidados paliativos. A Rede conta também com um Núcleo de Pesquisa Clínica que é referência no país, sendo considerado Top Recruitment – o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.

Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros. No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários. O São Camilo é detentor da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” que simboliza a conscientização a respeito do câncer de mama