Calor e tempo seco são os principais causadores dos sangramentos nasais

Consumidores brasileiros são os que mais usam cartão de crédito na América Latina, aponta Minsait
14 de fevereiro de 2019
Valentine’s Day com Welcome Drink de Pisco Sour no Nou Nikkei
14 de fevereiro de 2019

Nose Bleeding

A época mais quente do ano exige cuidado redobrado com a saúde respiratória para evitar os causadores de sangramentos repentinos

Durante o Verão, o clima perde umidade e alguns problemas do sistema respiratório começam a aparecer. Devido ao forte sol que aparece em quase todos os dias dessa época, é muito comum alguns casos de sangramento nasal acontecerem repentinamente e pode assustar quem não estiver informado sobre as causas e as maneiras de evitá-las.

Esse fato acontece devido a possibilidade de existirem vasos super dilatados dentro das narinas e que podem piorar por conta do calor. Com o volume maior, esse tecido fica extremamente sensível, e com pequenas ações como espirrar, coçar ou simplesmente cutucar o nariz retirar crostas nasais ou famosos “tatus”, podem gerar rompimento deles e ocasionar o sangramento ou a epistaxe.

Pode acometer principalmente nestas situações:

– crianças por mexerem muito dentro do nariz

– idosos por ter uma mucosa dentro do nariz mais frágil

– pessoas de qualquer idade que tem rinite não controlada

– pessoas de qualquer idade que tem problemas de coagulação sanguínea

O importante é saber como proceder nessas situações para não complicar ou agravar mais a situação. Por isso, o otorrinolaringologista Paulo Mendes Junior, do Hospital IPO, listou algumas dicas para evitar e estancar esse tipo de sangramento. Confira:

Sangrou? Mantenha a calma!

A primeira atitude caso comece um sangramento é não se desesperar. Segundo Mendes Junior, “quanto mais movimento e agitação causados pelo medo ou susto, mais possibilidade de aumentar o sangramento, devido a um aumento de pressão arterial e isto , dilatar os vasos”. É importante, então, se manter sentado, calmo e procurar estancar o rompimento.

Cabeça abaixada, sempre

É muito comum o primeiro ato ser de virar a cabeça para trás, evitando o sangue pingar no chão ou na roupa. Mas essa atitude não é indicada. “O paciente deve manter a cabeça abaixada, pois quando viramos ela para trás, o sangue pode voltar para dentro do nariz, cair na boca e a pessoa acaba engolindo. Isso pode causar náuseas e vômitos por conta do sangue no estômago”, explica o otorrinolaringologista.

Precisa estancar!

Por se tratar de um rompimento dos vasos, o sangramento precisa ser controlado, pois pode provocar anemia. A maneira mais eficaz de realizar isso é com a pressão dos dedos sobre a narina afetada. Essa ação faz com que o sangue pare de correr e o próprio organismo atue no rompimento, fechando-o pouco a pouco. A melhor maneira de acelerar esse processo, segundo o otorrinolaringologista, é usar compressas geladas. “O gelo ajuda a fazer uma vasoconstrição dos vasos sanguíneos que estão sangrando e isto em poucos minutos pode contar o sangramento, é aconselhável a pessoa utilizar um pano com gelo ao redor do nariz e da narina que estiver sangrando para otimizar o tempo de estancamento”, orienta ele.

Cuidados pós-sangramento

Passado um tempo após o episódio de sangramento, é importante permanecer com os cuidados, para evitar novos casos. Nos dias seguintes, como segue a orientação de Mendes Junior, é aconselhável evitar comidas, bebidas e banhos quentes. Além disto, não realizar atividades que exijam muito esforço e evitar lugares com muito sol e calor. Tudo isso previne a dilatação dos vasos e possíveis novos rompimentos.

Se persistir, procure o especialista

Se mesmo com todas as formas de parar os episódios o sangramento continuar a acontecer, é aconselhável procurar um otorrinolaringologista para investigar o caso. “Caso o sangramento for identificado mais adentro da narina, é possível intervir com um procedimento clínico de emergência: é introduzido um tampão para entancar o sangue. Se essa medida não for suficiente, é indicado um procedimento cirúrgico para interromper o sangramento e uma avaliação mais minuciosa de possíveis causas”, explica Mendes Junior.

Serviço:

Dr. Paulo Mendes Jr – CRM 22667

Otorrinolaringologista

Centro da Rinite do Hospital IPO – Curitiba/PR

tel: 41 – 3093 – 9796 / 41 – 3314-1500

Facebook e Youtube: Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino Curitiba

www.drpaulomendesjrotorrino.com.br