Calçados retornáveis contribuem para mais sustentabilidade no mundo da moda

Tradicional Feijuca do Radisson está de volta
13 de maio de 2022
Tangará da Serra recebe primeiro hotel da marca ibis
13 de maio de 2022

Em colaboração com a Discovery, modelos da Boaonda são reciclados e transformados em novos

A indústria da moda cresce expressivamente a cada ano, porém seu desenvolvimento causa impactos no meio ambiente. Uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group em 2019, chamada Pulse of the Fashion Industry, apontou que até 2030 a indústria mundial de vestuário e calçados crescerá 81%, produzindo 102 milhões de toneladas de peças que causarão uma pressão nunca vista sobre os recursos do planeta.

Com o objetivo de reduzir o impacto na natureza, algumas empresas de moda já vêm adotando medidas que prezam pela sustentabilidade. A Boaonda, marca especialista em calçados confortáveis, desenvolveu uma coleção de calçados retornáveis em parceria com a gigante midiática Discovery. Quando esses produtos não estiverem mais adequados para o uso, poderão ser devolvidos e reciclados pela Boaonda, tornando-se novas mercadorias.

A coordenadora de marketing da Boaonda, Letícia Vaccari, conta que a parceria surgiu pensando no momento pós-isolamento, quando as pessoas voltaram à natureza para explorar, praticar esportes, passear e relaxar. “Está sendo possível, realmente, botar o pé para fora de casa e explorar toda essa natureza que a gente tem disponível. Claro, com muito cuidado, muita consciência, pensando na sustentabilidade como um fator fundamental”, ela declara.

Como descartar corretamente o calçado

Conforme Letícia Vaccari, a ação estimula o consumidor a usar os produtos da coleção Boaonda + Discovery até entender que eles não têm mais vida útil ou não podem ser doados. “Após isso, o consumidor pode entrar em contato com a Boaonda para devolver o produto à fábrica e assim receber benefícios exclusivos”, explica a coordenadora de marketing.

O projeto assegura que os produtos tenham um fim correto, sendo descartados da maneira certa ou reciclados para criar novos produtos da marca. “Os itens não serão colocados no lixo, correndo o risco de acabarem em aterros, lixões ou na natureza, tornando-se itens poluentes”, assegura Letícia Vaccari.

Apenas os modelos da Discovery – Evo, Flow e Soft – poderão ser recolhidos e reciclados. De acordo com Letícia, eles voltam a ser matéria-prima para novos produtos da linha sustentável Hope, que tem no mínimo 60% de sua composição em material reciclado. Todos os produtos da marca são recicláveis, porém a logística reversa começou nos modelos Discovery.

Quando chegar o momento de se desfazer do calçado, é necessário entrar em contato através do e-mail (e.commerce@boaonda.com.br) para informar sobre o produto, enviar fotos e solicitar o retorno à fábrica da Boaonda. Em seguida, um código e o passo a passo serão disponibilizados para que o consumidor envie os itens.

De acordo com Letícia, ao chegarem na fábrica, os calçados passam pelo processo de higienização até ficarem aptos para serem matérias-primas novamente. Além de contribuírem com a preservação do meio ambiente, os clientes que retornam produtos ganham descontos especiais no site da Boaonda.

Coleção Discovery

A colaboração entre a Boaonda e a Discovery resultou em três modelos de calçados que possuem versões masculinas e femininas. Eles são ideais para momentos de passeio, esporte e relaxamento, pois possuem tecnologia comfortech, são flexíveis e livres de materiais cancerígenos. Para quem deseja conforto extra, o Evo e o Flow Discovery podem ser incrementados com uma palmilha avulsa disponível.