Café em excesso antes das atividades físicas pode prejudicar o coração, diz estudo

Um jeito diferente de se hospedar: Four Seasons Private Retreats oferece uma coleção incrível de acomodações para aluguel de temporada
12 de julho de 2019
Coleção West East Ornare chega ao Brasil
12 de julho de 2019

cup of coffee

Especialista dá dicas de como treinar diariamente sem danificar a saúde cardiovascular

Uma recente pesquisa realizada na Unifesp de Marília, no interior do estado de São Paulo, mostrou que o café pode ser bastante prejudicial se tomado antes das atividades físicas, podendo levar a paradas cardíacas e até ao infarto. Publicado na revista Scientic Reports, o estudo contou com 32 participantes homens de 18 a 25 anos, que consumiram a cafeína antes de um exercício físicos.

Os cientistas puderam concluir que os voluntários demoraram mais de uma hora para que os batimentos cardíacos voltassem ao normal, o dobro do tempo que levariam sem a ingestão de cafeína. A ação da substância no organismo aumenta a frequência cardíaca e sua ação estimulante faz a pressão arterial subir, aumentando os riscos de infarto, principalmente em pessoas que praticam exercícios físicos, já que o esforço causado pela atividade também faz o coração bater mais rápido.

Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, é preciso tomar cuidado com todas as substâncias estimulantes, assim como o termogênico. “Conhecidos por acelerar o metabolismo, o termogênico pode ser bastante perigoso à saúde cardiovascular, podendo levar ao desenvolvimento de arritmias cardíacas. Para quem faz atividade física, o ideal é ficar de olho no que está ingerindo e manter a consulta com o cardiologista em dia”, alerta o médico.

No geral, as atividades físicas estão entre as principais recomendações quando o assunto é a saúde cardiovascular. Antes de sair correndo do sedentarismo, o ideal é passar por um check-up para avaliar o coração e a sua capacidade de realizar o esforço físico.

“No check-up, vários exames serão pedidos pelo médio. Entre eles, o teste ergométrico e o ecocardiograma são os mais comuns. O teste ergométrico avaliará as condições cardiológicas durante o esforço, onde acompanhamos as frequências cardíacas e a pressão arterial antes e depois do paciente caminhar pela a esteira. Já no ecocardiograma, é feito um ultrassom do coração, assim conseguimos imagens do órgão. No check-up, além de exames que medem o colesterol e a glicemia, é comum realizarmos hemograma completo”, conta o cirurgião.

Essa bateria de exames é a melhor maneira de identificar qualquer irregularidade no coração. Após a liberação médica, o paciente é autorizado a praticar qualquer tipo de atividade física que, além de reduzir o colesterol, diminui as chances de desenvolver o diabetes e a hipertensão.

“As atividades físicas aumentam a qualidade de vida e é benéfica para o organismo em geral. Saiba seus limites e restrições, faça acompanhamento médico para o emagrecimento saudável e evite substâncias que podem prejudicar o seu coração, como a cafeína, termogênicos e bebidas energéticas”, finaliza o cirurgião.

Dr. Élcio Pires Júnior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro – Rede D’or – Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

facebook.com/Dr-Élcio-Pires-Júnior-Cirurgião-Cardíaco | linkedin.com/in/elciopiresjunior | www.instagram.com/drelciopiresjr/