Cada vez mais populares, mandalas ganham espaço na decoração no isolamento social

Canal OFF promove festival de documentários no YouTube neste sábado, dia 18
16 de julho de 2020
Seminário online gratuito reúne grandes nomes do empreendedorismo nacional
16 de julho de 2020

Os hindus e budistas as utilizam como um instrumento de meditação e como um meio de comunicação entre os mundos externo e interno

Psicanalistas defendem que elas representam o desejo inconsciente de organização interna e, portanto, a cura. Seu formato circular central, a partir do qual podem ser incluídas outras formas geométricas, serve para a concentração de energia, proporcionando equilíbrio emocional, mais saúde, harmonia e fortalecimento do ambiente familiar e forças positivas para o local do trabalho. Por isso, os artesãos e artistas plásticos da Holambra By Designers criaram uma coleção para garantir boas energia em qualquer ambiente, em tempos de pandemia

É cada vez mais comum encontrar mandalas na decoração de varandas, jardins, salas de estar e de jantar, dormitórios e até nos ambientes comerciais. Não por acaso a procura por elas tem aumentado nesse período de isolamento social provocado pela pandemia do coronavirus. Tanto que os artistas plásticos e artesãos da Holambra by Designers, a loja conceito que funciona no boulevard da Cidade das Flores, criaram até uma nova coleção com diferentes sugestões de mandalas.

Simbolicamente, as mandalas representa a procura pela paz interior e um auxílio para a meditação. A palavra vem do sânscrito e significa “círculo”, sempre presente no centro de cada desenho que inclui outras formas geométricas. As cores, as formas, os símbolos e outros elementos de cada mandala têm uma relação direta com as emoções, pensamentos, crenças e sensações. Por isso, são consideradas ferramentas terapêuticas para atrair abundância, amenizar conflitos, resgatar a criatividade e a inteligência emocional e alinhar a conexão com a própria consciência.

Sobre a coleção

A artesã Vera Cassador, de Pedreira, criou mandalas utilizando como material a madeira de reflorestamento. Suas peças podem ser penduradas na parede ou dispostas sobre um móvel. Com a metade de uma mandala ela criou um porta-chaves e por cores vivas, como o amarelo e o azul celeste.

Lembrando que as cores representam os Chakras (pontos de energia) do corpo humano, a artista plástica Silvana Chiodi, de Artur Nogueira, também optou pelo MDF para suas alegres mandalas. Na versão pendente, Silvana criou peças com duas mandalas unidos por macramê. O barbante grosso entrelaçado também é usado para permitir que elas fiquem suspensas, e na franja de finalização para oferecer maior leveza. Silvana foi bem eclética na escolha das cores. Ora ela mescla o marrom com um composée de azul para destacar os círculos dos demais desenhos de cada peça, ora ela brinca com os desenhos que remetem às pétalas de flores e os colore com cores vibrantes, como o amarelo, o laranja, o roxo, o azul e o verde. Na forma de quadros, suas mandalas remetem a azulejos decorativos, em busca de outros pares para serem complementados. É a sensação de continuidade. Para os quadros, ela escolheu o contraste do marrom com o amarelo e do cinza com o branco.

As bandejas e os pratos giratórios para mesa de jantar do Armazém das Oficinas foram criados pelos assistidos do Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT). A marca foi criada em parceria pela Associação Cornélia Vlieg e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, de Campinas, localizado em Sousas. Para construir essas mandalas, em um trabalho de saúde ocupacional, eles utilizam a técnicas de mosaicos. Essa oficina abriga 21 artesãos e está em atividade desde 1998.

História e significado

Apesar de serem mais identificadas com as religiões budista e hinduísta, as mandalas podem ser vistas nos mais diversos cultos e localidades. Os primeiros registros datam do século VIII, no Tibete. No mesmo período, outras representações foram encontradas na Índia e na China e, pouco tempo depois, no Japão. Os nativos americanos também faziam uso do círculo em rituais. Mais tarde, entre os séculos XVI e XVIII, a Igreja passou a utilizar o desenho em pinturas e vitrais de construções importantes. As mandalas são desenhos geométrico criados partir de um centro na forma de círculo. Universalmente elas representam a harmonia e simbolizam o ciclo da vida, o desenvolvimento espiritual o equilíbrio e a cura. São associadas à meditação

Sobre a Holambra By Designers

A Holambra by Designers é uma loja conceito que tem como diferencial a valorização do trabalho produzido por artistas plásticos e artesãos, principalmente da região de Holambra. Localizada na Rua Dória Vasconcelos, nº 51, no Centro de Holambra. Informações pelo telefone (19) 3802-8044.

Os artistas plásticos e artesãos são sempre bem-vindos para apresentar ideias e sugestões de artigos utilitários, para decoração ou para presente. A loja também está aberta aos produtos criativos elaborados pelas entidades assistenciais e filantrópicas, para auxiliá-las em seus projetos de geração de renda.