Cacau além da páscoa: ingrediente é apontado como potente antioxidante e rejuvenescedor da pele

Dire Straits Legacy chega a Curitiba nesta quarta (03)
3 de abril de 2019
Primeira coleção completa criada por Selena Gomez com a Puma chega ao Brasil
3 de abril de 2019

Graças aos flavonoides presentes no cacau, ingrediente exerce forte atividade antioxidante, reduz profundidade das rugas e auxilia na proteção “interna” da pele contra os malefícios do sol, segundo estudo recente

A depender dos estudos mais recentes sobre os benefícios do cacau, não é necessário esperar até o natal ou a páscoa do ano que vem para se deliciar com chocolates. Agora, o ingrediente é apontado como um forte rejuvenescedor da pele e um poderoso antioxidante, que também auxilia na fotoproteção endógena, ou seja, na proteção que as células fazem contra os danos do sol. “Os flavonoides do cacau contribuem para a fotoproteção endogênica contra o eritema UV induzido, segundo estudos do The Journal of Nutrition. Além disso, eles melhoram a circulação sanguínea da derme e sua hidratação”, afirma Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma.

De acordo com o especialista, obviamente ao falar dos benefícios do cacau, o melhor a fazer é investir no chocolate amargo (com no mínimo 70% de cacau). “Por séculos, o chocolate amargo foi conhecido pelo seu sabor e seus efeitos benéficos à saúde. Os polifenóis, um grupo heterogêneo de moléculas, são os principais componentes que têm sido associados às propriedades antioxidantes e imunomodulatórias. Na pele, o consumo de cacau apresenta efeitos significativos na melhora dos sinais do envelhecimento, segundo estudo Cocoa Flavanol Supplementation Influences Skin Conditions of Photo-Aged Women, de 2016”, diz Lucas. Já os Polifenóis do Cacau agem no aumento do fluxo sanguíneo dos tecidos cutâneos e subcutâneos; melhora da densidade, da hidratação da pele e da espessura da epiderme; e na diminuição da perda transepidermal de água. A avaliação da superfície da pele mostrou uma diminuição significativa da aspereza e da descamação, de acordo com os dados.

O estudo também avaliou, enfatiza Lucas Portilho, que o cacau está relacionado com a redução da profundidade e espessura das rugas e linhas de expressão, além do aumento da elasticidade cutânea. “Os polifenóis do cacau mostraram possuir uma potente atividade varredora de radicais livres de forma dose-dependente. Também demonstraram atividade inibitória da xantino-oxidase (forma enzimática que gera radicais livres) e do ânion superóxido induzido e diminuição significativa dos níveis de expressão da COX-2 (prostaglandina responsável por fenômenos de inflamação) na pele”, diz.

Porém, mais importante do que saber os benefícios do chocolate é ficar atento à porção diária recomendada: apenas 30g. Então, aprecie com moderação.

FONTE: LUCAS PORTILHO
Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do ICosmetologia. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Mestrando na Unicamp em Proteção Solar. Possui 18 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Mônaco. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.