Brasileiros priorizam experiência diferenciada no momento da compra

5 motivos para comemorar suas datas importantes nos Hard Rock Hotels All-Inclusive Experience
10 de setembro de 2021
SCHUTZ lança campanha com música de Queen
13 de setembro de 2021

Investir na arquitetura comercial pode impulsionar as vendas do negócio. Projeto da Vigore Arquitetos transforma restaurante tradicional em ambiente moderno e inovador

Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce, 89% dos brasileiros priorizam uma experiência diferenciada no momento da compra. O relatório aponta que a experiência do cliente é tão importante quanto o produto ou serviço comercializado. Desde oferecer um bom atendimento, até proporcionar momentos únicos no comércio, a experiência do cliente passa por diversos fatores, como a arquitetura e decoração do espaço.

Em Cascavel, localizado na região Oeste do Paraná, o restaurante Paiollo Wine Restaurant passou por uma transformação que vai desde o cardápio, até a estrutura do espaço, resultando em um aumento no número de clientes e de vendas. Segundo Felipe Bonassi, da Vigore Arquitetos, o Paiollo era um trattoria famosa e bem conceituada, tipicamente italiana, mas muito tradicional. “Mudamos o conceito do estabelecimento, indo para uma gastronomia altamente contemporânea. Por isso, o ambiente do restaurante também precisava representar isso”, comenta.

Com 220m², o Paiollo é dividido em dois pavimentos. No térreo, há um salão de 90m², além de cozinha, banheiros e área comum. Já a parte inferior, é composta por uma cozinha pequena, estoque e administrativo. A Vigore Arquitetos foi responsável pelos projetos de fachada, reforma, interiores, mobiliário e ambientação. “Vivenciamos todas as fases do estabelecimento, inclusive participamos da degustação do novo cardápio. Acompanhar isso de perto certamente fez toda a diferença para a criação do projeto, pois fizemos uma imersão para entender melhor o negócio do cliente”, afirma Lianara Garbin, da Vigore.

A base da culinária do Paiollo é utilizar produtos de produtores locais. Por isso, o escritório optou por utilizar elementos e texturas que lembrem a natureza como madeira, pedra e jardim vertical. “Mantivemos a essência do lugar, que já era muito conhecida. Tornamos o ambiente mais moderno, mas mantivemos a memória afetiva e história do lugar para quem já era cliente do estabelecimento”, ressalta Lianara.

Na fachada do espaço, foi colocado um painel tridimensional. E na esquina do comércio, um painel que já mostra a nova identidade do local. “Trabalhamos com estruturas metálicas tridimensionais vazadas, mas que dão volumetria. Dessa forma, quem passa próximo ao restaurante, pode ver o que foi mudado”, explica Felipe.

Para criar conexão com a natureza, a Vigore apostou nos jardins verticais tanto na entrada, quanto na parte interna. E as cores que predominam o espaço são o verde oliva, marrom e cenoura. Já a iluminação foi pensada para ter maleabilidade, sair do convencional e trazer dinamismo para o lugar, já que o espaço é aberto para locação de eventos. Além de aproveitar a luz natural, os profissionais optaram pelo uso de perfis de LED, que correm o ambiente e fazem ligação desde a entrada, até o fundo da varanda.