Companhia coordena deslocamento da frota do Exército Brasileiro entre Cascavel e Paranaguá. Veja fotos da operação que durou 5 dias e percorreu mais de 700 km pela ferrovia
A Rumo, maior operadora de ferrovias do país, transportou 31 blindados do exército brasileiro na Operação Atlântico V. Neste domingo (12), as frotas desceram pela Serra do Mar em duas composições de trens na última etapa do trajeto.
Organizado pela concessionária, o trabalho foi iniciado em Cascavel, na manhã de quarta-feira (8), e encerrado em Paranaguá no domingo, por volta das 19h30. Mais de 40 profissionais de áreas administrativas, de engenharia e operacional estiveram envolvidos na execução do plano logístico.
As plataformas, viabilizadas pela Rumo, preservaram a estrutura dos blindados durante o percurso. Foram carregados 15 e 16 veículos em cada viagem, respectivamente. Para reforçar a segurança, um carro batedor verificou as condições da ferrovia na Serra antes da passagem dos trens. Além disso, militares ocuparam um vagão especial ao final de cada composição. Toda movimentação foi monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO).
Os blindados denominados Guarani, pertencem a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, os veículos são preparados para situações extremas. De Paranaguá, o comboio segue por modal rodoviário até São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina, onde serão utilizados para treinamentos e simulação de combate.
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A operação é composta por quatro concessões distribuídas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotivas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.
Crédito fotos: Zig Koch/Divulgação Rumo