Black Friday deverá ter crescimento tímido este ano, afirma GfK, em parceria com a 4E

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Mercado de bens duráveis deverá crescer 6% em 2018, na comparação com 2017

As vendas de bens duráveis devem crescer 6% em 2018 na comparação com o ano passado, segundo o estudo mais recente da GfK, em parceria com a 4E Consultoria. A cesta de bens duráveis inclui linha branca, eletrônicos, eletroportáteis, telefonia e informática. Com esse desempenho, o faturamento do setor deverá atingir um patamar em torno dos R$ 107 bilhões, níveis de 2014, antes de a crise econômica assolar o país.

De janeiro a agosto deste ano, as vendas do setor cresceram 8%, muito puxadas pelo desempenho de TV’s (crescimento de 30% de janeiro a agosto de 2018 ante 2017) no primeiro semestre, ano de Copa de Mundo.

Já a data sazonal mais importante do ano, a Black Friday, que desde 2016 desbancou o Natal e este ano acontecerá no dia 23 de novembro, deverá ter um crescimento tímido, da ordem de 5% na comparação com 2017. Em sua última edição, em novembro passado, as vendas de bens duráveis somaram 11,7 bilhões de reais no país. “Depois de anos crise e retração, estamos recuperando os níveis de faturamento de quatro anos atrás”, afirma Gisela Pougy, diretora da GfK e coordenadora do estudo.

Ainda de acordo com a GfK, o desempenho das vendas no período natalino (9,2 bilhões de reais em 2017) já perdem, em faturamento, para o chamado Saldão, que acontece nas primeiras semanas de janeiro, (faturamento de 9,7 bilhões de reais) e para a Dia das Mães, com faturamento de 9,5 bilhões de reais. “A explicação para esse fraco desempenho de Papai Noel é que as pessoas buscam, cada vez mais, programar suas compras de bens duráveis para pagar menos em datas tradicionalmente de descontos e de preços mais baixos” assegura Gisela.

Alguns produtos tiveram destaque para compor este resultado. Os televisores, que em ano de Copa do Mundo são muito procurados, tiveram um crescimento de 30% entre janeiro e agosto de 2018 frente ao mesmo período de 2017. Já os aparelhos de som, equipamentos da mesma categoria que as TV’s tiveram uma retração de 12%. “A greve dos caminhoneiros também afetou o setor, especialmente no canal online. Sem dúvida, 2018 foi um ano atípico por diversos elementos, incluindo as eleições, que interferem sobremaneira na confiança do consumidor” avalia Gisela Pougy, diretora da GfK e responsável pela análise.

Com um crescimento bem mais expressivo, o canal online cresceu 10%, entre janeiro e agosto de 2018, em relação ao mesmo período de 2017. No Brasil, o canal online é responsável por 22% de todas as vendas de bens duráveis. Na América Latina, este percentual é um pouco mais baixo, 18%. Na Europa, o mais alto de todos, 24%. Já na média mundial, o canal online responde por 21% das vendas de bens duráveis. Esta média aumenta bastante na região sudeste do Brasil, 28%. Por outro lado, a região norte é que faz menos compras através do canal online, apenas 14%. “O canal físico ainda tem uma representação muito expressiva nas vendas de bens duráveis. Mas, hoje, para este consumidor omnichanel, que hora está no canal físico, hora no digital, ele é quem decide onde a compra será realizada. Não existe mais uma fidelidade pelo canal e sim por marca, seja ela do fabricante, seja do varejista”, finaliza Gisela.

Sobre a Gfk 
A GfK é uma corporação global nascida na Alemanha, em 1934. Listada na bolsa de valores de Frankfurt, há mais de 80 anos é fonte confiável de informações relevantes sobre mercados e consumidores, permitindo que seus clientes – varejo e indústria – tomem decisões mais assertivas em seu cotidiano. A GfK conta com mais de 13 mil especialistas em pesquisa de mercado que combinam a paixão pelo que fazem com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e da interpretação de dados, a GfK transforma o big data em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem sua vantagem competitiva, enriquecendo suas experiências, bem como as escolhas dos consumidores.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.