BHIP Moderniza Iluminação na Praça da Liberdade

Lanche de R$ 22,90 será vendido por apenas R$2,00 nesta sexta-feira
11 de julho de 2018
Mabu Thermas oferece cortesia para crianças no mês de agosto
11 de julho de 2018

Um dos mais charmosos e conhecidos cartões postais de BH, a Praça da Liberdade, terá todo sistema de iluminação reformulado para valorizar ainda mais sua beleza e relevância histórica. Após estudos luminotécnicos e avaliação da praça e seu entorno, a BHIP, Concessionária responsável pela iluminação pública da Capital, mapeou e definiu as diretrizes e o layout da revitalização.

Entre as diversas atividades previstas está a realocação dos 33 postes “Republicanos” que, atualmente estão situados à margem da via, serão reposicionados na parte interna. Desta maneira, o interior da Praça da Liberdade passará a abrigar 60 postes do modelo republicano, instalados respeitando a simetria da praça e postes já existentes.

Como é hoje

Após revitalização

É importante ressaltar que todas as peças, algumas danificadas pela ação do tempo ou mesmo por vandalismo, passarão por um minucioso processo de restauração, já autorizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

O entorno da Praça da Liberdade e ruas ao redor receberão novos postes decorativos em aço galvanizado na cor cinza chumbo. Com design moderno estes postes farão a iluminação da via pública e da pista de caminhada da praça.

O Coreto terá iluminação de destaque pontual, como: iluminação interna e externa e da cúpula. Assim como as três fontes, que receberão luminárias LED, sendo duas delas com luminárias de luz “branco neutro” e a outra com luminária LED RGB – que possibilita a mudança de cores. As palmeiras receberão projetores LED para destaque do tronco das palmeiras e folhas.

De acordo com Marcelo Bruzzi, presidente da BHIP, o processo demandou inúmeros estudos e pesquisas. “Estamos muito felizes por participar deste processo. Entregaremos uma iluminação moderna, projetada para valorizar ainda mais este patrimônio que é a Praça da Liberdade. Foram muitos meses de pesquisa para aliar modernidade e, ao mesmo tempo conservadorismo, respeitando o ar retrô, característico do estilo neoclássico. É importante acrescentar que todo o projeto foi aprovado pela Prefeitura e órgãos responsáveis pelo patrimônio como: IEPHA e DPAM”.

Entorno

Além da Praça, haverá a implantação de luminárias no entorno, inclusive espaços que ainda não contavam com iluminação pública, como é o caso dos espaços entre os prédios “Memorial Minas Gerais”, “Museu das Minas e do Metal” e em frente ao Palácio do Governo. “Acreditamos ainda que uma cidade melhor iluminada é uma cidade mais segura”, destaca Bruzzi.

A expectativa é que todo o processo de modernização da iluminação na Praça da Liberdade seja concluído até o mês de Outubro.