BG Tech é o robô brasileiro mais rápido para descontaminação de ambientes fechados

Como manter uma alimentação completa e balanceada nos dias quentes de verão
15 de dezembro de 2021
Scheer i9 – uma nova geração de churrasqueiras domésticas
15 de dezembro de 2021

A sanitização de ambientes é um processo importante para manter as pessoas livres de diversas contaminações e em segurança contra diferentes doenças. Inclusive para prevenção contra o Coronavírus

Para sanitizar ambientes, profissionais usam equipamentos e roupas especiais para aplicar a nebulização. Por isso, para facilitar o procedimento, manter a higiene e preservar a saúde do aplicador do produto, o uso de robôs é mais indicado para realizar essa tarefa. O Brasil já conta com a tecnologia, a empresa Bioguard desenvolveu um robô, batizado com o nome de BG Tech.

O BG Tech o robô apresenta avançada tecnologia nacional de atomização e aspersão de fluídos para descontaminação por meio de nona e microgotas com sanitizantes convencionais de mercado. Essa tecnologia já é considerada a mais rápida do mercado brasileiro em ambientes fechados porque usa um sistema de aspersão de alta pressão, que satura esses ambientes em poucos minutos. A mesma tecnologia é capaz de operar com inseticidas para combate à dengue, zika e outros tipos de proliferação.

O projeto do BG Tech nasceu em 2019 e hoje já está presente nos trens da Vale em Minas e Espírito Santo. Em São Paulo, nas escolas municipais de Barueri e na CPTM. No Piauí e Maranhão em uma empresa prestadora de serviço que atua junto ao poder público nesses estados, além do Nordeste. O BG Tech atua em plataformas de petróleo, escolas e sistemas de transporte de pessoas, limpando gases de combustão de chaminés industriais, o que evita a poluição e a contaminação do meio ambiente, bem como os gases de efeito estufa e chuvas ácidas presentes na indústria de alimentos. É usado especialmente na descontaminação de embalagens de alimentos perecíveis. No mercado, já estão operando mais de uma centena desses robôs.

Para o CEO da Bioguard, André Tchernobilsky, essa tecnologia puramente nacional “foi criada para a proteção de pessoas durante a pandemia e acabamos nos organizando para alçar voos maiores. Hoje temos a divisão de sanitização, de despoluição e para a indústria alimentícia. Ano que vem teremos a divisão de controle de pó e de emissão de particulados”, adiantou o CEO.

O BG TEch cumpre todas as normas de sanitização nacionais da ANVISA e as internacionais. Quando falamos em mercado alvo, o CEO aponta vários setores, especialmente hospitais, escolas, hotéis, empresas, lojas, indústrias ou qualquer ambiente preocupado com a assepsia e inertização de ambientes. Já está previsto para 2022 o lançamento da BioGuard Dust Control, que implementará soluções no setor de mineração, pedreiras e madeireiras para conter a emissão de particulados e pó na atmosfera.