Balmain – Resort Masculino 2021

Arte, cultura e inclusão têm como palco internet e patrimônios da humanidade
29 de junho de 2020
Uso indiscriminado de descongestionante nasal no inverno aumenta risco de infarto e pressão alta
29 de junho de 2020

Por Olivier Rousteing…

Aqui nos escritórios de design da Balmain, nos referimos a essa coleção como a nossa coleção “Zoom”, a partir do momento em que minha equipe e eu fomos obrigados a confiar em uma série de novas ferramentas e tecnologias para criar as peças desta temporada. Como vocês podem imaginar, trabalhar nessa coleção durante o isolamento nos apresentou uma série de problemas e de desafios que nunca sonhávamos em enfrentar. Mas, de alguma forma, conseguimos encontrar novas maneiras de trabalhar – separados, mas juntos – durante estes tempos estranhos que temos vivenciado.

É por isso que estou muito orgulhoso com o trabalho incrível que minha equipe realizou: os designers da Balmain e todos os artesãos, que junto comigo criaram esse Resort 2021. Fomos forçados a descobrir como trabalhar juntos, de maneiras totalmente novas e conseguimos produzir mesmo a distância, uma coleção que atendeu aos altos padrões da maison, apesar de todas as dificuldades. A dedicação, o orgulho e o talento de minha equipe estão claramente refletidos em cada peça.

É sempre fácil identificar as peças chave e shapes encontrados em todas as coleções masculinas da Balmain. As silhuetas e nossa tradicional jaqueta transpassada de seis botões, continuam sendo os looks chave. E, embora os familiares tons de alfaiataria e caqui de inspiração militar possam ter recebido novas inspirações, continuam refletindo claramente o espírito otimista de nosso Exército Balmain (Balmain Army) de ultrapassar novas fronteiras com ousadia – um espírito que me parece muito apropriado para os dias de hoje.

Forçado a criar essa coleção de casa durante o isolamento, o momento me trouxe novas inspirações e fez com que eu levasse o design de minhas peças para outras direções. A emocionante corrente de solidariedade que testemunhamos diariamente aqui em Paris e em toda a Europa, me levaram a focar na beleza do renascimento, da juventude e do otimismo. Ao mesmo tempo, muitas das minhas noites foram passadas em claro assistindo aos filmes e séries favoritos da minha infância, esse excesso de informação ininterrupta me ajudou a reabrir os olhos para o poder dos tons brilhantes, a alfaiataria e a padronagem marcante que definiam o visual de tantas séries populares dos anos 90.

Em particular, redescobri as alegrias de William Smith, da série Um Maluco no Pedaço. A ótima atuação de Will Smith e o estilo incrível dessa série proporcionaram uma corrente de ar fresco durante o meu confinamento. Sempre fui muito aberto sobre os problemas que enfrentei quando criança, sobre como estava sempre tentando descobrir exatamente onde me encaixava e o tema central desta série, de como um estranho navega por um ambiente completamente novo, gerou um grande impacto na minha infância e fez com que essa série se tornasse tão importante para mim. Portanto, qualquer pessoa que já esteja familiarizada com essa série perceberá rapidamente minha opinião sobre seu espírito e estilo otimista através desta coleção. O estilo pop, tons, padronagem e alfaiataria quem me atingiram com tanta força quando criança foram atualizados para a nossa nova era – mas acho que eles se mantêm fiéis ao otimismo juvenil de Um Maluco no Pedaço – uma perspectiva que precisamos muito nos dias de hoje.

PRIMEIRA COLEÇÃO SUSTENTÁVEL DA BALMAIN

Além disso, toda a família Balmain se orgulha de apresentar nossos primeiros passos concretos em direção ao objetivo de longo prazo da maison, de criar coleções verdadeiramente sustentáveis. Nossa nova coleção PS21 Men é composta por uma seleção de camisetas, polos e moletons feitos de algodão orgânico certificado pela Ecocert. Além disso, colocamos todos os nossos esforços para reduzir o uso de carbono durante a fabricação e o transporte dessas peças, que foram criadas em centros de produção européias com energia renovável e localizadas próximas aos centros de distribuição global. Todos os produtos contam com embalagens 100% compostáveis, além de etiquetas de poliéster reciclado e etiquetas de pendurar de barbante e papel reciclados das florestas gerenciadas de forma sustentável
pelo Forest Stewardship Council.

Nós da Balmain acreditamos que esses primeiros passos adiante, embora sejam apenas um começo, são de extrema importância para a maison. A nova realidade de hoje não apenas nos fez adaptar a novas formas de trabalhar, como
também nos força a admitir que mudanças profundas não podem mais ser adiadas em nossas vidas. Os meses de separação forçada parecem ter nos aproximado mais do que nunca, e muitos agora se despertaram para um novo e poderoso senso global de solidariedade e propósito – cujos efeitos podem ser testemunhados nas ruas de todo o mundo hoje. A medida que progredimos de um momento inesperado e passamos a ter esperanças de progresso em movimentos longos e atrasados, mudança de todos os tipos – desde a forma como nós apoiamos até a maneira de evitarmos danos adicionais ao meio ambiente – são imperativas. Esperamos informar a vocês sobre novos avanços, já que esta casa se move o mais rápido possível em direção a seus objetivos sustentáveis. Prometemos transparência, e assim como vocês, esperamos mudanças.