Assessor de investimentos dá dicas de como economizar e estabelecer uma reserva de emergência

Casa de férias em Orlando ganha ambientes com cinema e até fliperama
27 de janeiro de 2021
David Guetta faz live exclusiva de Dubai em 6 de fevereiro
27 de janeiro de 2021

Com o início de um novo ano, surgem novas resoluções e objetivos pessoais

No ano passado, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indicou que guardar dinheiro foi a principal meta financeira dos brasileiros em 2020.

Mas poupar não é tão simples assim. Para guardar dinheiro, o interessado precisa, primeiramente, saber o quanto gasta por mês e ter consciência financeira, isto é, conhecimento do quanto custa seu estilo de vida. O CEO da Apollo Investimentos, João Guilherme Penteado, detalha o processo de economizar.

“É fundamental saber exatamente para onde vai cada centavo gasto e, em especial, o que é ou não indispensável naquele mês e o valor que pode ser guardado. Ao receber o salário, você já tem uma projeção de onde vai o dinheiro e pode, assim, organizar muito melhor suas finanças”, destaca. Segundo ele, é a partir disso, que se monta um orçamento que torna possível a criação de uma reserva de emergência.

Este modo de poupar, chamado de “colchão financeiro”, gera os ativos de reserva de emergência. Com o suporte de uma assessoria de investimentos, o cliente consegue economizar de modo a minimizar os riscos de perca de dinheiro.

No caso de perfis mais conservadores, por exemplo, uma das alternativas é compor a carteira com ativos atrelados à inflação. “E nós, da Apollo, sugerimos que tenha em todas as carteiras. Isso impede o cliente de perder dinheiro em um cenário de juro real negativo, ou seja, com a inflação mais alta do que a taxa Selic. Dessa forma, o cliente protege o poder de compra real do patrimônio a médio e longo prazo”, explica Penteado.

Ainda neste cenário, o CEO atenta à necessidade de caixa. “Se o cliente sabe que vai precisar do dinheiro em breve, a volatilidade da economia pode gerar aumentos na curva de juros e, consequentemente, o impacto negativo”, lembra. “Portanto, a reserva de emergência precisa ser um ativo seguro e líquido, com resgate imediato”, reforça.

Nessa opção, Penteado explica que não existe rentabilidade alta, mas um tripé com relação aos investimentos: segurança, liquidez e retorno. É importante lembrar que nenhum ativo será perfeito e vai oferecer os três aspectos de uma vez. “É aí que se encaixa a importância de uma assessoria de qualidade para auxiliar o cliente a não tomar decisões erradas por desconhecimento dos riscos ou outra situação desfavorável”, comenta.

Outro ponto importante na hora de poupar é a categorização dos gastos. Penteado ressalta que o indivíduo precisa de um julgamento crítico para decidir o que é essencial no orçamento do mês. “Ninguém precisa trocar de carro em um curtíssimo espaço de tempo, por exemplo. Contas prioritárias são luz, água, mercado, e, certamente, uma reserva de emergência – no caso de qualquer imprevisto, este dinheiro está garantido para uso pontual e essencial”.

A dica, segundo ele é: “comece a poupar agora para que a sua vida financeira seja diferente para que em caso de imprevistos, como em 2020, você fique tranquilo”.

Sobre a Apollo Investimentos

Fundado em 2013, o escritório Apollo Investimentos disponibiliza as melhores oportunidades do mercado financeiro colocando os objetivos e necessidades do cliente em primeiro lugar. É o primeiro escritório de Agentes Autônomos a se vincular ao Safra no Brasil.

Tendo nascido na Nova Futura, migrou para a XP Investimentos, onde atuou por cinco anos, foi considerado o melhor escritório de investimentos do Brasil na categoria diversificação de investimentos, em ranking nacional da XP Investimentos no ano de 2018. Após seu desligamento, em pouco tempo, recuperou 100% da carteira e fechou o 1º semestre de 2020 já com uma custódia superior à saída da XP ao final de 2019. A empresa tem planos de chegar a R$ 10 bilhões em custódia até 2024.

Saiba mais em:https://apolloinvestimentos.com.br/.

Photo by Mathieu Stern on Unsplash