As vantagens de ter um cooktop por indução

Instituto Auá amplia parceria com Sorvetes Rochinha
25 de junho de 2021
BMW iX e BMW i4 ganham campanha com Coldplay
25 de junho de 2021

Além de tecnológicos, eficientes, seguros e de fácil limpeza, estudo revela que são mais econômicos que cooktops que usam outra tecnologia de funcionamento ou outras fontes de energia

Cada vez mais presente nas cozinhas modernas e tecnológicas, o cooktop por indução combina e se integra perfeitamente com qualquer decoração ou design. Além da elegância e tecnologia, é um item prático na usabilidade, fácil de limpar, rápido, seguro e econômico no consumo de energia.

Cooktop por indução New Slim Lune Touch 4EI 90 da Tramontina (ref. 94722/221)

Cooktop por indução Square Slider B 4EI 60 da Tramontina (ref. 94751/221)

Antes de mais nada, vamos entender os sistemas de cooktops que existem:

Gás Elétrico
GLP ou gás natural

Disponíveis com mesa de vidro temperado ou em aço inox, todos os cooktops a gás da Tramontina saem de fábrica aptos a funcionar com gás GLP (podendo ser convertido para gás natural). Destaque para os modelos com válvula de segurança, que cortam o gás automaticamente caso a chama se apague.

Por indução

Funcionam através da criação de um campo eletromagnético abaixo de uma superfície vitrocerâmica. Ali são colocados indutores (bobinas) que reagem com o fundo ferromagnético da panela. A corrente elétrica gera calor no fundo da panela que transfere diretamente para o alimento.

Vitrocerâmico por resistências

Com mesa vitrocerâmica, funciona por meio de resistências que aquecem e transferem o calor através das áreas marcadas.

Placas térmicas

Possuem mesa em aço inox, com funcionamento pelo aquecimento das suas placas que conduzem o calor para a panela devido ao contato.

Agora que vimos a diferença entre os sistemas disponíveis para cooktops, vamos ver os diferenciais dos modelos por indução.

Maior segurança

Ao contrário dos modelos a gás, elétricos por resistência ou placas térmicas, o cooktop por indução funciona somente com panelas com fundo ferromagnético. A geração de calor acontece na panela, por meio de ondas eletromagnéticas. Dessa forma, ele mantém as demais áreas em temperatura ambiente, reduzindo o risco de queimaduras e possíveis acidentes.

Na indução, quem gera o calor é a panela, como pode ser visto na imagem. Isso garante maior segurança ao usuário.

Economia de energia

Os cooktops por indução são super eficientes, aproveitando melhor a energia para aquecer a superfície. Eles são capazes de ferver 2 litros de água, por exemplo, em até 80% menos tempo em relação a um cooktop elétrico sem indução. Isso significa mais agilidade e um custo-benefício muito maior quando comparados a outros sistemas.

Fácil limpeza

A limpeza dos cooktops por indução é simples e prática, basta certificar-se que ele está desligado e utilizando um pano úmido e/ou uma espátula – que acompanha os cooktops por indução da Tramontina -, sem fazer muito esforço, você consegue deixá-lo brilhando.

Personalidade magnética

É possível preparar uma infinidade de pratos no cooktop por indução, mas as panelas precisam ser de aço inox ou outro material de fundo ferroso, que conduz a energia eletromagnética fazendo com que a panela gere o calor. A ciência por trás deste processo é complexa, mas descobrir se sua panela pode ou não ser utilizada sobre um cooktop por indução é fácil: basta aproximar um ímã ao fundo dela. Se ele for atraído, quer dizer que a panela pode ser utilizada em um cooktop de indução. Só não esqueça de tirar o ímã do fundo da panela antes da utilização.

  • Panelas Inox

Todas as panelas de Inox da Tramontina podem ser utilizadas em cooktops de indução. Isso porque, a terceira camada do produto, que fica em contato direto com a superfície do cooktop, é feita com aço inox magnético.

Jogo de Panelas Brava (Divulgação/Tramontina)

  • Panelas Antiaderente

Não são todas as panelas antiaderente que podem ser usadas em cooktops de indução. No entanto, alguns modelos Tramontina podem ser facilmente utilizados, como é o caso das panelas Mônaco Induction ou Refinatta.

Jogo de Panelas Mônaco Induction (Divulgação/Tramontina)

As panelas utilizadas nos cooktops por indução também podem ser usadas em qualquer tipo de fogão, em caso de dúvida verifique o selo na embalagem do produto.

Por todos esses benefícios, é muito comum ouvir relatos de pessoas que testam o indução em suas novas residências dizendo que nunca mais voltariam para os sistemas tradicionais, como, por exemplo, o gás.

Você pode conferir aqui a linha completa de cooktops e utensílios próprios para indução da Tramontina.

Entenda mais sobre como funciona o cooktop por indução, aqui.