Artigo: Cinco dicas do Tubarão para seu negócio não morrer na praia em 2020

Olho na tosse: na volta às aulas, asma infantil é problema que surge de infecções virais
13 de fevereiro de 2020
Sugar, o premiado bar no rooftop do EAST Miami, agora abre também no almoço
13 de fevereiro de 2020

José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO e um dos tubarões do Shark Tank Brasi

No próximo ano, em 2021, completarei 30 anos de empreendedorismo. Esta data traz profundas reflexões sobre tudo que vivenciei nesses anos – os erros, os acertos e, principalmente, os grandes aprendizados colhidos para a vida.

Se eu pudesse resumir toda essa trajetória vitoriosa em cinco dicas, para evitar que você, empreendedor iniciante, naufrague no mundo dos negócios, sintetizaria da seguinte forma:

1 – Nunca pare de estudar, ler, participar de simpósios, workshops, etc. A todo instante, você será colocado à prova e terá que tomar decisões. O conhecimento acumulado será fundamental. Procure ser um profissional o mais completo possível. Busque ter um bom vocabulário, desenvolva suas habilidades para falar em público e, sobretudo, aprimore sua capacidade de ouvir.

2 – Construa pontes a todo instante. Não menos importante é a arte de fazer amigos. Para isso, você precisa ser afável, alto astral e com uma mente vencedora. Ninguém quer estar ao lado de uma pessoa pessimista e negativa, muito menos tê-la como líder e referência.

3 – Tenha sonhos grandes. Compartilhe seus sonhos e use-os como combustível para realizar os seus objetivos. Mas lembre-se de que não basta sonhar. É preciso fazer acontecer, colocar os sonhos em prática. Sonho sem ação será nulo.

4 – Invista em um negócio que ofereça produtos ou serviços desejados pelo consumidor. O consumidor manda. É ele quem vai dizer se quer ou não o seu produto ou serviço.

5 – Siga o mantra dos vencedores:

– Mantenha o foco em vender mais

– Baixe custos sempre que possível

– Busque a satisfação plena do consumidor

Perceba que nesta quinta dica eu coloco a grande receita do sucesso de qualquer negócio: você precisa vender mais e melhor todos os dias, baixar e controlar os custos de forma rotineira e estar permanentemente medindo a satisfação do seu cliente. Isso tudo são atitudes básicas, mas que funcionam.

Agora, mãos à obra: aplique as dicas no seu dia a dia e tenha muito sucesso no seu negócio!

Sobre a SMZTO Holding de Franquias

A SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais nasceu com o propósito de acelerar negócios promissores por meio do franchising. A partir de processos seletivos e de análises criteriosas, a holding seleciona empresas que tenham perfil de negócios replicável e sustentável. Demonstrando sua expertise em gestão e aceleração de negócios, a SMZTO é sócia ou investidora das seguintes marcas: L’Entrecôte de Paris, Instituto Embelleze, OAKBERRY, Casa X, Espaçolaser, OdontoCompany, PartMed, Gua.Co, Joy Juice, United Idiomas, Belle.Club, dentre outros projetos que estão sendo estruturados. A SMZTO, criada por José Carlos Semenzato, é responsável pela gestão de mais de 1800 unidades franqueadas e planeja faturar R$ 2,2 bilhões neste ano em suas redes de franquias.