Artefacto Beach & Country: Mostra 2021 + Nova Coleção + Novo Showroom + Exposição Piegatto + Exposição 45 anos

Festival de Cinema de Santos já tem data confirmada para sua sétima edição em 2022
13 de outubro de 2021
Coleção “Sophie Èdit” apresenta tendências de moda primavera/verão2022
13 de outubro de 2021

Tradicional Mostra Artefacto Beach & Country que reúne relevantes nomes da arquitetura em ambientes que abordam o DNA Natural, referência nos 45 anos da marca.

A Artefacto Beach & Country inaugura a Mostra “DNA Natural”. Autêntico. Instintivo. Nativo. Orgânico. Puro. Simples. O que é essencial para ser natural? O que naturalmente nos conecta?
Reflita. Responda. Recrie. Renove. Artefacto: 45 anos com DNA Natural.

“Com 45 anos de história, a Artefacto continua valorizando o DNA fatto a mano. Rompemos as fronteiras do Brasil para virar referência internacional em móveis de alto padrão – hoje, somos líderes no sul dos Estados Unidos. Mobiliamos empreendimentos assinados pelos maiores starchitects do planeta: Norman Foster, Bjarke Ingels, Antonio Citterio, Herzog & de Meuron, Renzo Piano, Zaha Hadid, entre outros”, conta Paulo Bacchi, CEO da empresa.

No showroom, a marca apresenta sua nova coleção com mais de 30 novos itens feitos sob medida (indoor/outdoor) e assinados pelo Estúdio Artefacto sob curadoria de Roberto Cimino e Nelson Amorim.

Os visitantes também poderão conferir a instalação “Artefacto 45 Anos”, criada pela cenógrafa Chris Ayrosa. “Todas as instalações carregam o DNA Artefacto. Na exposição, montamos um timeline usando elementos simples, porém numa leitura sofisticada. Pedras, palhas, madeiras, tecidos, espelhos e tecnologias. Tudo isso com essência e com propósito”, resume. A Artefacto apresenta também a exposição e vitrines assinada pelo designer internacional, Alejandro Piegatto, com 11 novos produtos exclusivos para a marca no Brasil. “Cada peça que fazemos tem que criar alegria e intensa experiência visual, além do total conforto”, revela o artista.

Pela primeira vez, a Sono Quality Colchões Tecnológicos, participa da Mostra Beach & Country para uma experiência exclusiva em ambientes decorados por grandes nomes da arquitetura. A marca apresentou a linha exclusiva Signature, um objeto de design cheio de tecnologias que oferecem conforto e qualidade de vida. O colchão tecnológico Sono Quality é o único do Brasil com 13 tecnologias para levar qualidade de vida através do sono. “É um orgulho para nós firmar esta parceria com a Artefacto e participar de uma mostra tão relevante como a Beach & Country, marcando o lançamento da linha Signature, sinônimo de design, sofisticação e exclusividade. O colchão tecnológico Sono Quality possui uma aderência fantástica aos projetos de arquitetura mais variados‘, destaca o diretor de marketing da Sono Quality, Eduardo Honrado.

MOSTRA ARTEFACTO BEACH & COUNTRY 2021
Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, Bruno Carvalho, Debora Aguiar, Denise Barreto, Gilberto Elkis, Guardini Stancati, Jayme Bernardo e Glei Tomazi, Kalil Ferre Paisagismo, Lídia Maciel, Maricy Borges, Rogério e Eleonora Perez, Sandro Ward e Silvia Bitelli, participam desta edição.

Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli (@negrellieteixeira / @deateix / @fernegrelli)
Para a sétima participação na Mostra Artefacto, Andrea e Fernanda criaram um espaço de 80 metros quadrados que materializam boa parte de sua identidade em arquitetura e interiores: “Como nosso trabalho é muito caracterizado pelo uso de materiais naturais, abusamos sempre na Mostra B&C, pois cabe muito bem em uma casa de campo ou montanha, praia. Ela traz o aquecimento visual do ambiente, e este ano usamos o mate antigo, uma cor neutra mesclada com o mel da madeira e da pedra da lareira. Elementos naturais são atemporais. É um sofisticado sem ser pretensioso – nossa marca registrada”, revelam. “O tom do verde mate e também as variações da cor verde, principalmente apresentado de forma mais fechada, trouxeram uma sensação de mistério, rusticidade, equilíbrio e, ao mesmo tempo, aconchego ao ambiente. Apostamos nessa cor atemporal predominante em todo o espaço remetendo a certas características das raízes brasileiras”, complementam. Para elas, “a Artefacto vem acompanhando o crescimento de muitas carreiras e histórias de vida, transformações de vida, e cada dia mais prima pela qualidade e bom gosto – a marca está sempre um passo à frente do seu tempo”.

Bruno Carvalho (@bruno_carvalho)
O esteta Bruno Carvalho desde sempre gostou de design – paixão que tomou incríveis proporções em sua vida e, há 20 anos, levou o capixaba a trabalhar com design de interiores. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Miami, seus projetos refletem suas influências criativas, high e low, com simetria e muita personalidade. Mais uma vez com um ambiente em exposição na Mostra Artefacto Beach & Country, Bruno revela: “Vamos fazer uma imersão no universo das formas e cores! Muita elegância e personalidade distribuídas ao longo dos mais de 200 metros quadrados do projeto. Destaque para o sofá Moh e sua composição de living e também para o nosso jantar que está bem especial com a cômoda Kelor. Uma mistura inusitada das curvas do mobiliário B&C com os materiais, pedras, palha e málaga. A luz e a profundidade trazem um ar cool e contemporâneo para a proposta”, ensina o expert. Sobre a parceria com a Artefacto, o profissional atesta: “Uma marca perfeita e pronta para os desafios do mundo moderno. Profissional feliz e cliente também”.

Debora Aguiar (@deboraaguiararquiteta)
Já são mais de 25 anos de profissão, projetando residências, hotéis, escritórios, restaurantes e outros ambientes corporativos e comerciais, além de apartamentos e casas decoradas no Brasil e no exterior. Sobre seu espaço criado para a Mostra B&C, Debora explica: “Pensado como um ‘refúgio na praia’, o ambiente de 90 m² foi setorizado com estar integrado a uma mesa de jantar/jogos e uma escrivaninha home office, além de um terraço externo voltado para o jardim. Os tons de branco e off-white trazem a leveza e o frescor com uma proposta atemporal”. A profissional segue: “Sempre considerei a Artefacto uma empresa séria, que investe em qualidade e atendimento, e que tem muito respeito pelos seus parceiros e clientes. Sempre foi uma marca que, antes de tudo, priorizou os verdadeiros e duradouros valores, oferecendo não somente produtos de qualidade, mas um grande envolvimento em todas as fases do processo, desde a criação de um produto, o respeito ao seu designer e o controle da qualidade e de
atendimento. Uma empresa que entendeu que o resultado duradouro não é o imediatismo de tantas marcas que existem e desaparecem, mas sim as sementes bem plantadas que dão bons frutos”.

Denise Barreto (@barrettodenise)
“Meu trabalho é caracterizado por uma objetividade espacial com a função, porém totalmente guiado pelo olhar estético”, assim a arquiteta Denise Barretto define sua marca registrada e sua trajetória. Integrante da Mostra Artefacto/B&C desde 1995, seu projeto para 2021 para essa versão desdobra 80 metros quadrados num lounge central com jantar e amplo quarto, quase na sua totalidade revestido em pedra calcária lavrada e com brises laterais que revelam o espaço para a circulação de forma sutil. Destaque para o lounge central que se articula com as outras áreas, onde a profissional apresenta sua composição com a coleção Moh completa e o robusto sofá Kadan. Sempre um ponto alto em seus projetos, a iluminação desta vez assume caráter minimalista que explora efeitos de luz e sombra. “Buscando novas narrativas para a resolução arquitetônica da identidade brasileira, me dei conta que o sol é o grande protagonista que norteia todos os projetos. Abastecida desta inspiração, criei um loft com linguagem de terraço que tem a energia do sol, suas cores e os efeitos de luz e sombra como referência para a composição estética”, revela. A arquiteta celebra a longevidade da Artefacto: “São 45 anos de crescimento com um carácter forte, design, conforto e qualidade com personalidade própria e o melhor pós-venda do Brasil!”.

Gilberto Elkis (@elkispaisagismo)
Na Mostra Beach & Country desde a primeira edição, sempre no mesmo espaço, a praça central de 100 metros quadrados, Gilberto diz que: “O ambiente é o pulmão da loja, um lugar com uma energia muito especial. E, para mim, é desafiador a cada ano me reinventar e dar uma nova leitura ao mesmo local. Usando, a cada edição, novos elementos paisagísticos e, principalmente, novos móveis da B&C. Gosto muito de poder mostrar às pessoas como a mudança do mobiliário pode criar um novo ambiente, completamente diferente e repaginado”. Para Gilberto, “um elemento-chave é, sem dúvida, a água. Está sempre presente nos meus trabalhos, ela purifica, limpa, dá tranquilidade e frescor. Um jardim é sempre um espaço vivo, em constante renovação como a água”. “Usei muitos móveis modulares, dando a possibilidade ao cliente de mexer no layout quando sentir vontade. Esta liberdade nos traz possibilidades diferentes para um mesmo espaço. Bem na linha do que venho falando: a Mostra este ano nos leva a recriar e renovar”, explica. “A Artefacto está sempre renovando e sendo reconhecida não só pela beleza estética de seus móveis como também pela qualidade do seu mobiliário. Sempre inovando seu design, seu estilo e reimprimindo seu DNA no mercado. E valorizando a nós, profissionais, nos convidando a repensar espaços e recriar ambientes com estes maravilhosos produtos”, atesta Elkis.

Guardini Stancati (@guardinistancati / @adrianostancati / @daniguardini)
A sociedade entre Daniela e Adriano teve início ainda no primeiro ano de Arquitetura na PUC[1]Campinas. Hoje, o escritório está em Nova Campinas, com uma filial em Miami, e tem projetos residenciais, corporativos, comerciais, incorporações e design de interiores no Brasil, Estados Unidos, Europa e Emirados Árabes. Depois de uma participação na Mostra Artefacto Campinas e uma na Coral Gables, Miami, o escritório criou um ambiente de home theater para a Casa de Praia. Com 40 m² o espaço é extremamente aconchegante e funcional. O grande sofá Nouvel II é o destaque: com 5,80 metros de extensão em linho leblon acqua, o móvel convida a se jogar para assistir a um bom filme. Para complementar, a poltrona Mayu vem customizada no veludo turquesa; e o móvel bar recebe pintura Acqua e couro Titan. “Para completar o conforto sonoro, usamos papel de parede acústico em todas as paredes e no teto. Além da cortina em linho cinza e o tapete indiano feito à mão, que trazem cor e deixam o ambiente ainda mais aconchegante. Somos super fãs da Artefacto e da B&C. Qualidade que se supera e se renova a cada ano. Aos 45 anos de vida a Artefacto é uma marca jovem, atraente e inovadora que além de ser impressionante na qualidade e acabamento tem o design extremamente atual e ergonômico. Trabalhamos muito com a marca, tanto no Brasil quanto em Miami e, além de todos os atributos dos móveis, o atendimento nas lojas e no pós-venda é sempre impecável!”.

Jayme Bernardo e Glei Tomazi (@jaymebernardoarquitetura / @jaymbebernardo / @gleitomazi)
De uma pequena marcenaria a um mega escritório consolidado e internacionalmente reconhecido, com projetos em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Cuiabá, Cascavel, Balneário Camboriú, Florianópolis, Campo Grande, Foz do Iguaçu, Goiânia, Miami (Flórida – EUA) e Paris. E lá se foram quase 4 décadas de história e trajetória de Jayme Bernardo e Glei Tomazi. Participando das Mostras Artefacto/Beach & Country ininterruptamente desde 2007, para esse ano o escritório criou um ambiente composto por hall/living/jantar/dormitório em uma área de 112 m². “Buscamos texturas e cores que encontramos na natureza. O desafio foi compor tudo em um espaço agradável e leve. Optamos por tonalidades cruas, evitamos cores fortes e abusamos das texturas. As paredes foram revestidas com madeira de seringueira, uma tonalidade clara que compôs de forma especial com os demais acabamentos escolhidos. Tudo contribui para o tema de forma harmônica”, explicam. Sobre a parceria de longa data com a Artefacto, os bambas confirmam: “Somos apaixonados pela marca, sempre tivemos um relacionamento de forte parceria e muito do que conquistamos parte foi pela competência, design e inovação da empresa”.

Kalil Ferre Paisagismo (@kalilferrepaisagismo)
“Trazer a natureza o mais perto possível das pessoas” foi o propósito que se converteu em um dos objetivos do Kalil Ferre Paisagismo, escritório da paulista Elaine Kalil e do argentino Mauricio Ferre. Os sócios acreditam que cada projeto é único e, por isso, eles têm a obrigação de trazer equilíbrio absoluto entre ser humano e natureza, respeitando o bioma local e proporcionando não só beleza, mas também versatilidade e funcionalidade. Em sua sexta Mostra B&C, o projeto deste ano tem uma área total de 175 m² composta pelo hall de entrada, cozinha gourmet e três lounges. ”Trouxemos as formas orgânicas e naturais das espécies, baseadas nas texturas, cores e volumes. A inspiração não poderia ser outra: o contato com a natureza, o respeito ao próximo, o respeito com a natureza, sentir-se tranquila, sentir-se num espaço acolhedor. Hoje percebemos que a casa se tornou nosso templo, nosso refúgio, o melhor lugar no mundo, onde,além de encontrar sua paz, seu descanso, sua família e amigos, agora abriga nosso trabalho, anseios e sonhos. Hoje conseguimos ter a visão de que a casa precisa de espaços bem determinados para lazer, trabalho e descanso”. Para os sócios, “A Artefacto entrega muito mais do que móveis, entrega um lifestyle que propõe um mix de chique e orgânico que combina com nosso estilo de jardim”.

Lídia Maciel (@lidiamaciel_)
Lídia Maciel, que sempre foi atenta às construções e tinha adoração pelas plantas baixas, foi arrebatada pela arquitetura na adolescência. Para sua terceira participação na Mostra Artefacto/B&C, Lídia criou um ambiente de 130 metros quadrados, integrando as áreas de living principal, jantar, living lareira e recantos de leitura da varanda com mesa bar. O espaço foi concebido dentro do conceito minimalista, para que os olhares se voltassem para o mobiliário apresentado, o refinamento de seus acabamentos e o design diferenciado. “Um dos destaques é a mesa de jantar Khan, que serve como mesa de bar, recanto que adoramos criar em nossos projetos”, revela. “Uma das nossas premissas criativas foi a escolha do revestimento monolítico aplicado em todas as paredes, piso e forro do ambiente. Este caráter permitiu que as peças, com sua riqueza de texturas e formas, harmonizassem entre si. A busca pela luz natural, a abertura para área verde externa, também foram pontos importantes. Nivelamos a varanda, trazendo o ambiente para dentro e criamos um elemento de iluminação artificial para equilibrar a luminosidade geral do ambiente”, explica. Sobre a longa parceria com a Artefacto, ela atesta: “Reconhecemos uma marca em incansável busca pela inovação e alinhamento de produtos às tendências internacionais. A maturidade e excelência em todos os setores da empresa faz com que tenhamos muita segurança na especificação de seus produtos”.

Maricy Borges (@mmbarquitetura)
Das visitas com os pais aos edifícios ícones da cidade até ter seu primeiro apartamento publicado nas principais revistas de arquitetura do Brasil, Maricy sempre se interessou pelos detalhes construtivos e de interiores. Para a quarta participação na Mostra Artefacto, Maricy criou um espaço de 85 metros quadrados que se divide em living, gourmet e ambiente outdoor. Os materiais naturais rústicos, as texturas e as composições terrosas são os principais destaques. “O design biofílico foi nossa inspiração. É uma forma inovadora de aproveitar a afinidade com a natureza para criar ambientes onde possamos viver, trabalhar e aprender com mais saúde. Gostamos de usar texturas e materiais naturais assim como formas mais orgânicas para trazer essa proximidade com o DNA Natural. Usamos o freijó lavado na estante e painéis dos ambientes externo e interno, o que imprimiu rusticidade e casualidade ao ambiente contrastando com o mármore Carrara – que usamos no fundo da estante, nos móveis e nos balcões da área gourmet”, explica Maricy. A arquiteta destaca também a parceria com a Artefacto: “Uma marca atemporal, que mescla bom gosto e tecnologia em um ambiente de excelente atendimento aos clientes e profissionais”.

Rogério e Eleonora Perez (@rogerioperezarquitetura / @eleonoraperez)
Rogério Perez, formado em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie, e Eleonora Perez, arquiteta e urbanista formada pela Belas Artes, têm gostos muito parecidos e, sobretudo, uma vontade de transformar tudo o que é arte em algo concreto. Com projetos em São Paulo (interior e litoral), Rio de Janeiro, Sul e região Norte do Brasil, além de América do Norte, África do Sul e, em breve, Europa, os sócios têm uma preocupação que não é somente estética, mas também funcional. Para essa Mostra eles criaram um espaço de 110 metros quadrados com quarto, a sala de jantar, home office, lareira, living e home integrados, adega e banheiro. “É um loft moderno, contemporâneo e que te leva para um ambiente confortável, onde você se sente acolhido e se sente em casa, com sofisticação”, revelam. A inspiração veio de cores neutras, indo para palha natural, fi bra natural e também o mármore, que é uma pedra considerada nobre. “Decidimos trazer para o ambiente elementos que transmitissem, por meio de texturas e cores, esse DNA mais orgânico e justamente mais natural”. “Não é à toa que a Artefacto está como número 1 no mercado há 45 anos – e continuará assim! Aqui conseguimos expressar em forma de design do mobiliário tudo o que pensamos de mais sofisticado e confortável para o cliente. Além disso, a família Artefacto é cuidadosa e nunca temos problemas, são nota 1000. Aqui conseguimos tirar do papel e transformar sonhos em realidade”.

Sandro Ward (@sandrowardpaisagismo)
Para Sandro Ward o paisagismo veio de família. Seu avô exercia a profissão em Londres e ele, ainda criança, descobriu sua vocação. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992, após ter estudado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e ter frequentado diversos cursos, incluindo um em Kew Gardens. Seu escritório atua desde a criação até a execução de projetos paisagísticos horizontais e verticais, além da manutenção de áreas verdes em geral. Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Flórida têm projetos de escritório, cuja principal característica é o equilíbrio entre o minimalismo com plantas esculturais, passando pelos estilos exótico chique ao tropical. “A casa é nosso porto seguro, e tudo relacionado ao bem-estar dentro dela, veio para ficar”, define o paisagista sobre as tendências pós isolamento social.

Silvia Bitelli (@silviabitelliarq)
Para sua sexta participação na Mostra Artefacto, Silvia criou um loft com uma sala ampliada, lareira e uma adega, jantar integrado e mesa com dupla utilidade. Tudo para comprovar que a nova casa contemporânea precisa estar amparada e preparada para desempenhar as mais variadas funções, sejam elas sociais e/ou profissionais. O dormitório tem excelente circulação e todo ambiente recebe luz natural do jardim externo. “Minha proposta foi usar materiais naturais como mármores, madeira e plantas naturais. A escolha do mobiliário foi pensando na maneira como cada peça pode ser utilizada com conforto em qualquer momento”, explica a profissional
sobre o projeto. Sobre a Artefacto, Silvia afirma: “Acredito que a marca continua crescendo por todos estes anos e surpreendendo mais não apenas com qualidade, mas com design, tecnologia. Uma empresa sensacional, muito rápida para resolver qualquer problema”.

@bcartefacto
#Artefacto45anos / #ArtefactoNatural / #ArtefactoDNA / #ArtefactoBC
Serviço
Artefacto Beach & Country
Av. Brasil, 1823 – Jardim América, São Paulo – SP, 01431-001
Tel (11) 3894-7000