Arquiteta Júlia Guadix explica como implementar o estilo industrial no décor dos projetos residenciais

AFROPUNK realiza festival virtual nesta sexta (23 DE ABRIL)
22 de abril de 2021
Aurora Fine Brands anuncia geleias St. Dalfour em seu portfólio
22 de abril de 2021

Para quem almeja deixar a residência com ares descolados, modernos e sem gastar muito, a aposta no industrial é uma excelente opção

Nos idos da década de 60, em Nova York, artistas e escritores começaram a ocupar antigos galpões, onde antes eram fábricas, para transformá-los em ambientes para trabalhar e morar ao mesmo tempo. Assim surgiram os famosos studios e lofts com pilares, vigas, instalações elétricas e hidráulicas aparentes e a decoração rústica e descolada que hoje caracterizam o estilo industrial e é uma das maiores tendências da decoração mundial. Aqui no Brasil, junto com a essência arrojada, o décor vem firmando seus adeptos agregado a dois quesitos: praticidade e a economia.

Na sala de estar, os traços do décor industrial: no teto, o concreto da laje e as tubulações aparentes que percorrem as instalações elétricas evidenciam ares mais rústicos e muito marcantes no estilo. No detalhe, ao fundo, a parede de tijolinho | Foto: Guilherme Pucci

Em linhas gerais, quem opta por esse caminho decorativo aprecia a integração dos ambientes e um toque mais ‘imperfeito’, evidenciado pelo efeito único de elementos estruturais do concreto presentes nas lajes e pilares aparentes, o tijolinho visível, bem como as tubulações de elétrica.

“O estilo industrial está super em alta desde a última década e veio para ficar! Não à toa, muitos empreendimentos imobiliários possuem conceitos característicos dos galpões que deram origem ao estilo. Hoje em dia, já assimilamos muito essa ideia de integrar os ambientes – tornando-os multifuncionais –, de ter a planta do imóvel mais livre, assim como apostar em janelas maiores. Por si, esses pontos já fazem parte deste tipo de decoração”, comenta a arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório Liv’n Arquitetura.

Aproveitar os elementos estruturais da residência é a alma do estilo industrial. Neste projeto, o pilar de concreto ficou aparente e cria uma área de destaque para o piano | Foto: Guilherme Pucci

Um décor para todos os ambientes

Além de residências, o tom industrial pode retratar a concepção de projetos comerciais e corporativos. E nas casas, não há ressalvas: todos os ambientes podem incorporar o décor. “No projeto, buscamos manter os ambientes mais amplos e integrados e trazer materiais mais rústicos com concreto, tijolo, aço e madeira para trazer a linguagem industrial”, explica a arquiteta. Ainda segundo ela, em apartamentos, o industrial é muito presente em salas de estar integradas com as cozinhas, assim como nos demais cômodos da ala social que podem estar conectados.

Mobiliário

Na escolha dos móveis, as peças multifuncionais e modulares são deliberações que harmonizam bem por conta da versatilidade. “Móveis como sofás modulares, camas rebatíveis, carrinhos e mesas laterais permitem uma flexibilidade de uso que tem tudo a ver com a integração do espaço trazida por esse estilo. E elementos em metal, concreto, vidro e madeira reforçam a linguagem industrial no mobiliário”, ressalta Julia.

Materiais e cores

O industrial também compreende a combinação com materiais e tons mais leves – caso da cabeceira de madeira clara e as cores vivas das almofadas | Foto: Guilherme Pucci

Existem diversos materiais e revestimentos que podem ser utilizados para dar um tom industrial. Os mais comuns são o concreto ou os porcelanatos que simulam o efeito, bricks que emulam diferentes acabamentos do tijolinho aparente, o subway tile e pisos de madeira ou cimento queimado, entre outros componentes.

Partindo da premissa de que o projeto começa a partir da base neutra do cinza do concreto, é possível criar ambientes mais aconchegantes apostando nos tons terrosos dos tijolinhos e madeiras. Em relação às cores, tons sóbrios e escuros deixam os elementos mais elegantes e masculinos e cores mais vibrantes conferem descontração e ousadia. “É preciso escutar os clientes e conhecer sua personalidade para definir o caminho que vai representá-lo melhor na decoração.

Neste banheiro, o cimento queimado da parede encontrou a leveza do vidro da bancada e da marcenaria do móvel| Foto: Guilherme Pucci

Para tirar um pouco o frio do industrial, a arquiteta aponta sua predileção por destacar a madeira na concepção da marcenaria dos móveis. Para tanto, o portfólio de MDF amadeirado auxilia no intuito de propiciar aconchego e atenuar a ação provocada pelo acinzentado do concreto.

Os azulejos em formatos menores também são queridinhos – bons exemplos são os modelos de 10 x 10 cm ou 20 x 20 cm –, que suscitam um ‘quê’ de retrô. “Nos projetos que executo, não abro mão da madeira e também da presença da natureza com uma seleção de plantinhas. Nesse décor, decisões que tragam vida e bem-estar são fundamentais. Uma toalha fofinha, o toque do rose gold em pendentes e objetos decorativos… um mundo de escolhas!”, complementa.

Por onde começar?

Para quem pretende decorar com o estilo industrial, o primeiro passo é analisar o espaço que se tem e tomar partido de elementos estruturais aparentes da residência. Se o local não tem materiais interessantes para deixar aparente, pode-se aplicar texturas de cimento queimado ou tijolinhos bricks, que criam uma boa base para o espaço. No capítulo iluminação, a instalação de pendentes com elementos metálicos e lâmpadas com filamento reforçam o clima industrial. A arquiteta sempre recomenda a iluminação branco quente (temperatura de cor entre 2700K e 3000K), para deixar os ambientes mais agradáveis e acolhedores. “Eu gosto muito de deixar os materiais aparentes e manipular a cor em detalhes, porque deixa a decoração bem versátil. Sempre falo para os meus clientes que esse estilo é super atemporal, pois há séculos o tijolo, concreto e vidro não saem de moda”, finaliza.

Sobre Liv’n Arquitetura

Fundado em março de 2016 pela arquiteta Júlia Guadix, o escritório Liv’n Arquitetura tem como objetivo construir, junto aos clientes, um projeto original e personalizado, provocando uma mudança na casa e no estilo de vida de cada um. Com o lema “Vamos transformar o seu espaço no seu lugar favorito no mundo”, a equipe familiar, formada por Júlia e seu irmão Victor, já realizou mais de 22 projetos de reformas. Prezando pelo conforto e modernidade, a profissional é apaixonada pelo estilo simples, acolhedor e atemporal. Sendo assim, elementos como madeira, tijolo, cimento queimado, plantas, tons neutros com pontos de cores definem a maior parte de seu trabalho.

O nome “Liv’n” faz referência à palavra em inglês living, que significa “vivendo”. Seguindo essa concepção que o escritório busca realizar os sonhos dos clientes.

Av. Dr. Cardoso de Melo, 291, São Paulo – SP

(11) 94537 – 0101

www.livn.arq.br

Instagram: @livn.arq