Com seu ambiente Respiro, elaborado para a CASACOR São Paulo, Luciana Moreno propõe um olhar consciente sobre o uso racional da água, energia e materiais utilizados

Pensar a sustentabilidade na arquitetura vai muito além da simples escolha de materiais ecológicos. Exige sensibilidade, estratégia e um olhar sistêmico que integre o belo ao funcional, o consumo ao equilíbrio, o presente ao futuro. No banheiro “Respiro”, assinado pela arquiteta e designer de interiores Luciana Moreno na CASACOR São Paulo 2025, essa visão se materializa em um espaço que acolhe e inspira, ao mesmo tempo em que propõe soluções reais para um modo de habitar mais consciente.

Com uma abordagem holística e minuciosa, a profissional pensou o ambiente de 53 m² a partir da redução no uso de recursos naturais e do reaproveitamento de materiais. “Conceitualmente, um banheiro sustentável é aquele em que se pensa na redução do consumo de água e energia, com escolhas assertivas de louças e metais, além de um bom aproveitamento da iluminação e ventilação naturais”, explica.

Ainda segundo ela, a sustentabilidade é algo que se revela nos detalhes — muitas vezes invisíveis ao olhar apressado, mas decisivos para o impacto final do projeto. Entre eles, por exemplo, estão a escolha por torneiras com arejadoreschuveiros que criam sensação de abundância com menor volume d’água e bacias sanitárias com o sistema Dual Flush de acionamento para maior ou menor vazão, de acordo com a necessidade.

No banheiro Respiro, cada uma dessas soluções foi escolhida com propósito. As torneiras com acionamento por sensor e redutor de vazão oferecem praticidade ao mesmo tempo em que evitam desperdícios. “Você aciona o sensor conforme a necessidade, e ele desliga a torneira sozinho. Já as peças com acionamento manual contam com limitador de vazão, garantindo controle do consumo mesmo nos gestos mais automáticos”, explica a profissional.

A luz natural foi privilegiada desde o início do projeto, preenchendo o espaço com suavidade e reduzindo a dependência de iluminação artificial. “A luz natural também promove sensação de conforto e bem-estar no ambiente. Então, sempre que possível, vale a pena investir em janelas grandes, inclusive com vista para o ambiente externo”, sugere. Já quando o uso da luz elétrica se faz necessário, entra em cena o projeto luminotécnico que aposta em sistemas de LED por fibra ótica, altamente eficientes e econômicos. A ventilação cruzada também foi enfatizada e valoriza elementos como os cobogós, criando movimento de ar constante e agradável, além de garantir um charme arquitetônico.

Outro destaque foi o emprego do revestimento Matériada Castellato, desenvolvido com fragmentos de louças sanitárias da Deca que seriam antes descartados no processo da indústria. De base de concreto e visual sofisticado, o material sintetiza o conceito do projeto: unir estética, resistência e consciência ambiental.

Sobre Luciana Moreno

A arquiteta e designer de interiores Luciana Moreno é especialista em sustentabilidade. Com mais de duas décadas de atuação, a profissional comanda um escritório com foco na personalização de ambientes – residenciais, corporativos e comerciais – sempre atenta aos detalhes e, acima de tudo, na questão do bem-estar em composição com a sustentabilidade.

É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e em Design de Interiores pela ABRA Escola de Arte e Design. Possui MBA em Construções Sustentáveis no INBEC – São Paulo. Também fez uma especialização em Design de Interiores no Istituto Europeo di Design, em Milão. Ela investe em conhecimento, especialmente na área de sustentabilidade, por meio de visitas técnicas a diversos países da Europa e da América do Norte.

Luciana celebrará seus 25 anos de carreira em sua segunda participação na CASACOR SP 2025, maior mostra de decoração da América Latina.

Instagram: @lucianamoreno.arquitetura

Email: lucianamorenocontato@gmail.com

(11) 94053-6010

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2025

Onde: Parque da Água Branca – Rua Dona Ana Pimentel, 37 portaria G4 do PAB

Quando: até 03 de agosto de 2025

Horário de funcionamento do evento: Terça a domingo das 11h às 21h

Horário bilheteria: Terça a domingo* das 11h às 19h

* fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h.

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025

Fotos: Carlos Oliver

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.