Arquiteta dá dicas na hora de escolher a torneira ideal para o banheiro

Cirurgia plástica mais próxima da realidade
19 de outubro de 2018
Massas com frutos do mar são destaque no Kahlua
19 de outubro de 2018

Cris Mioranza, do C2 Arquitetos, mostra cinco tendências para quem está construindo ou reformando

Uma das partes mais divertidas ao projetar um banheiro é a escolha dos metais – principalmente a torneira, pois esse acessório se torna o destaque no cômodo. De acordo com a arquiteta Cris Mioranza, do escritório C2 Arquitetos (Caxias do Sul – RS), hoje em dia a composição dos ambientes tem mais liberdade, sendo possível mesclar metais de coleções diferentes e criar um layout único. “Desde que as peças harmonizem entre si, claro”, acrescenta.

A convite da Meber Metais, Cris Mioranza organizou com exclusividade cinco dicas para escolher torneiras de banheiro. Confira tendências, diferenciais e inovações que estão em alta no segmento de arquitetura e decoração:

   

Dourado transmite elegância clássica

O uso de metais dourados em banheiros e lavabos vem ganhando o gosto dos brasileiros mais uma vez, principalmente para quem gosta de um visual elegante com aquele toque de realeza. A dica para explorar essa proposta é combinar torneiras e acessórios com esse acabamento a uma bela bancada de mármore, criando o perfeito equilíbrio entre estilo clássico e contemporâneo – puro luxo.

Complete a composição com pastilhas de cor neutra nas paredes (o charme extra fica no detalhe: pequenas pastilhas douradas em pontos isolados). Cubas de sobrepor – aquelas que ficam em cima da bancada – também combinam melhor e estão em alta.

A jovialidade chique do ouro rosa

As principais características relacionadas aos metais em ouro rosa são leveza, sofisticação e romantismo. Esse estilo metalizado voltou com tudo aos projetos de arquitetura e decoração.

Os acessórios em ouro rosa transmitem certa ousadia, aparecendo não apenas em peças como abajur, ornamentos, bibelôs e talheres, mas também nos metais para banheiro. A Meber, por exemplo, surpreende o mercado ao relançar algumas de suas torneiras consagradas nesse acabamento (perfeito para criar um banheiro cheio de personalidade).

Arejador ajuda a economizar água

A sustentabilidade também entra em pauta quando falamos de metais para banheiro. Além de atitudes conscientes, é importante escolher torneiras com arejador economizador. Esse mecanismo não altera a estética da peça, pois ‘a mágica’ acontece no interior da torneira: o arejador mistura ar à água, diminuindo seu fluxo, mas direciona o jato e mantém a sensação de volume. A economia de água gerada pelo arejador é de pelo menos 50%.

Linha assinada

Para quem gosta de exclusividade, vale apostar em peças assinadas por designers. Destaque para duas linhas de metais Meber que elevam a elegância no banheiro ou lavabo: Bele e Tonino.

Assinada pela designer Juliana Desconsi, do Intervento Design, a linha Bele conta com design arrojado e imponente traduzido em traços que remetem ao percurso e movimento da água. Nos volantes, formas orgânicas e assimétricas lembram a suavidade de uma folha.

Já a coleção Tonino, assinada pela arquiteta Rejanne Carvalho e pelo italiano Leonardo Bua, tem inspiração nos gestos delicados dos artesãos, que transformam peças em obras de arte. Robusta e ao mesmo tempo elegante, a linha possui design marcante, agregando uma beleza contemporânea ao banheiro.

Dica de instalação

Por fim, algumas orientações de instalação para escolher a torneira ideal para o seu banheiro. Na escolha dos metais, é importante cuidar a harmonia entre torneiras e móveis. Além disso, o espaço entre cuba e torneira deve ser o equivalente ao de uma mão aberta (da ponta do polegar à ponta do dedo mínimo), e o jato d’água deve ir em direção ao ralo.

Os modelos de torneira mais usados são: misturadores (mesclam água quente e fria com registros separados), monocomandos (acionamento e mistura de água quente e fria por meio de comando único) e as tradicionais torneiras. Também se dividem entre ‘de bancada’ ou ‘de parede’.