Aprenda alguns segredos para multiplicar plantas em casa

Peças para living com madeiras 100% sustentáveis
12 de maio de 2021
Estudos investigam efeito imunomodulador de probióticos e seu papel como aliado contra infecções virais, incluindo Covid-19
13 de maio de 2021

Studio Lily traz dicas para quem quer criar um verdadeiro ‘berçário’ e ter uma selva particular

Para quem gosta de cultivar plantas a premissa de ‘quanto mais melhor’ acaba, em um momento ou outro, se tornando algo comum. E, ao invés de ficar comprando toda hora, é possível multiplicá-las e acabar acompanhando de pertinho o belo ciclo da natureza. Para isso serão necessárias as plantas (claro!) e alguns itens fáceis de achar em casa: canela em pó, mel, faca de serra, tesoura e álcool. “O primeiro passo é esterilizar a faca e a tesoura para matar os fungos que podem impedir a planta de crescer”, explica Gabriela Heringer, sócia e diretora criativa do ateliê de cerâmicas e curadoria de plantas Studio Lily. A especialista explica duas maneiras fáceis de propagar as plantinhas:

Propagar na terra:

Primeiro sinta a muda na terra, puxe levemente e, se ela sair, não há necessidade de cortar com faca ou tesoura. Se a mudinha estiver bem presa ao caule principal é só cortar com delicadeza. Depois de retirada, é a vez de colocar a canela na raiz para impedir a entrada de fungos. Em um vaso com terra faça um buraco do tamanho da muda, coloque dentro, cubra a entrada com terra bem apertada e regue. É importante regar toda vez que plantar até a água escorrer embaixo. Pronto! A partir daí é só manter a planta nas condições necessárias, com regas e adubagem regulares – de acordo com cada espécie.

Propagar na água:

Após fazer o primeiro passo de retirar a muda da planta mãe é necessário lavar bem para retirar toda terra. Coloque a planta em um recipiente com água e faça trocas semanais. Assim, com o passar do tempo, ela vai criar raízes e poderá ser plantada em um vaso. “Na água a raiz sai mais rápido, mas demora um pouco para sair as folhas porque não tem muitos nutrientes. Por isso é indicado, normalmente, esperar enraizar na água e depois passar para a terra, para então a planta se desenvolver”, diz Heringer. Outro segredo, colocar um pouco de mel na água nas primeiras semanas e trocar o líquido a cada dois dias. Assim, o processo será acelerado o processo de enraizar.

Para mais dicas acompanhe as redes sociais do @studiolily. No site www.studiolily.com.br estão disponíveis coleções exclusivas de cerâmicas artesanais e uma linda curadoria de plantas.