Apartamento: de uma tela em branco ao retrato de muitas viagens

Blend de chá EU+LEVE apresenta em duas fórmulas exclusivas, para uso diurno e noturno, benefícios específicos para cada momento do dia
8 de julho de 2021
Mercedes-Benz e PlayStation® dão vida às visões do futuro
8 de julho de 2021

O apartamento contemporâneo do casal de jornalistas que vivia no exterior integrou os desejos e perfis diferentes com muita personalidade!

Um dos receios de quem nunca contratou um escritório de arquitetura para projetar o interior da sua residência é que o resultado não seja um reflexo das suas próprias personalidades, mas do profissional contratado. A arquiteta Ju Matos conseguiu não só vencer esta barreira como também criar espaços que contemplam as memórias e desejos do casal. “Uma das principais solicitações tem relação com a paleta de cores: queriam tons de cinza (mais neutros), mas que também valorizasse os elementos naturais”, conta Ju Matos.

Isso foi possível com a utilização do cimento queimado nas paredes, epóxi autonivelante no piso e a utilização da madeira no mobiliário e teto. O projeto minimalista (como uma tela em branco) de 82 m2 valoriza elementos como o design e as peças colecionadas pelos clientes em suas viagens a trabalho por diversos países.

O gato (mascote) também foi privilegiado com soluções que permitem sua mobilidade pelo apartamento.

Sala de Estar

Neste ambiente o forro em colmeia madeira traz a textura, cor e aconchego, além de abrigar as luminárias embutidas. Este elemento delimita o espaço e integra o piso e o teto. Atendendo ao desejo por tons neutros, todos os elementos estão em harmonia visual – onde o cinza do piso é complementado pelo bege presente no estofado, pela madeira da marcenaria e teto, pelos acessórios e luminária em preto. Tudo muito neutro, porém impactante.

A parede foi texturizada com cimento queimado da Suvinil na cor Tubarão cinza e finalizada com cera de carnaúba incolor, destacando o grande espelho redondo – quebrando o geometrismo de todo o projeto. Também chama a atenção a cristaleira em vidro e madeira – para abrigar as peças adquiridas nas viagens e a poltrona de balanço Eames Eiffel.

Não há como não se apaixonar pelo recurso utilizado por Ju Matos para fazer a separação entre a Sala de Estar e a Cozinha. A bancada desenhada pela arquiteta dá suporte e emoldura a TV além de fazer poder ser utilizada como uma espécie de carrinho/bar ou fruteira com rodízios. As gavetas com diferentes alturas trazem o movimento e graça para a peça, desenvolvida pela Bau marcenaria, especialmente para a Ju.

Cozinha

Além deste recurso, Ju Matos criou uma parede sanduiche que permite o isolamento da cozinha quando a porta em inox é fechada. Como os clientes não gostavam da utilização de cerâmica ou azulejos, a opção foi pela pintura epóxi. Todos os armários foram desenhados pela arquiteta e produzidos pela Baú Marcenaria. “O tampo em Granito Preto São Gabriel entregue pela construtora foi mantido. Instalamos a torneira Deca Twin, pois já tem água filtrada, sem precisar colocar um filtro na parede – o que causa poluição visual. O rodabase também com pintura epóxi neutraliza o tom do piso em cinza claro (epóxi autonivelante da Miake)”, explica.

Como os clientes não gostavam da utilização de cerâmica ou azulejos, a opção foi pela pintura epóxi. Todos os armários foram desenhados pela arquiteta e produzidos pela Baú Marcenaria. “O tampo em Granito Preto São Gabriel entregue pela construtora foi mantido. Instalamos a torneira Deca Twin, pois já tem água filtrada, sem precisar colocar um filtro na parede – o que causa poluição visual. O rodabase também com pintura epóxi neutraliza o tom do piso em cinza claro (epóxi autonivelante da Miake)”, explica.

Sala de Jantar

Um banco de madeira quebra o padrão tradicional da mesa de jantar rodeada por cadeiras e faz a divisão entre este ambiente e a sala de estar.

A escolha da mesa – toda em vidro – trouxe a leveza e transparência necessária para valorizar os tons da madeira. O banco permite que a pessoa possa sentar voltada àpara a mesa ou o estar, permitindo maior integração e flexibilidade no uso dos espaços.

Banheiros

Embora na cozinha os revestimentos cerâmicos tenham ficado de fora, no banheiro foi possível incluir a cerâmica e uma pitada de cor, com a escolha do tom de azul escuro. Foram definidos desenhos diferentes para as paredes: uma no formato de tijolinho e outra com estampa geométrica. O tom de cinza do piso faz a integração com os demais ambientes do apartamento. Destaca-se ainda, o armário estreito espelhado.

O tampo em Quartzo, louças e metais (Deca) foram mantidos.

No segundo banheiro (dela) foi mantida a opção pelo uso do cimento queimado em todas as paredes, incluindo as do box. “Este revestimento é diferente do da sala, aqui foi utilizado um tecnocimento feito mela Mr. Cryl, com uma resina seladora. Seguimos o mesmo padrão do armário espelhado e mantivemos a bancada, louças e metais originais”, detalha Juliana.

Quarto

Como o casal possui muitos livros e lembranças das viagens Ju Matos desenhou a cama com gavetões e um banco, valorizando a luminosidade da janela e a paisagem, onde podem conversar sentados ou ler. Na parte de baixo foi criada uma sapateira.

O casal não queria que a cama tivesse cabeceira, assim, travesseiros e almofadas fazem este papel e as luminárias na parede trazem a luminosidade dos abajures e um ar mais aconchegante.

Inusitado, o revestimento da parede com tijolinhos (Portobello) na frente da cama proporciona o acolhimento tão importante em um quarto, abriga o ar condicionado, a TV e um nicho decorativo para os controles.

O Home Office também foi contemplado neste espaço, na lateral, através do desenho do armário integrado com prateleiras utilizadas também como mesa.

Sobre o escritório Ju Matos Arquitetura:

Formada em Arquitetura e Urbanismo, pela FAAP (2004), Juliana Matos iniciou sua carreira no segmento hospitalar e fez parte do time de arquitetos de um dos mais aclamados escritórios do setor, o Zanettini Arquitetura. A proposta do escritório Ju Matos Arquitetura é a entrega do projeto construído. Promovendo a interdisciplinaridade entre tecnologia, conforto ambiental, paisagismo, sustentabilidade, plástica e conceitos de funcionalidade, Juliana cria e transforma espaços respeitando a individualidade de cada residência.

Outro importante diferencial dos projetos elaborados é a busca por soluções estéticas que cabem no orçamento do cliente, explorando as características de cada material, suas cores e formas. Seus projetos são contemporâneos, pautados pela simplicidade, valorização da luminosidade e conforto.

Informações: Ju Matos Arquitetura e Interiores – www.jumatos.com.br – @jumatos.arquitetura