Alta dos preços dos ovos de Páscoa industrializados leva consumidores ao mercado artesanal

Espetáculo tem dançarinos que vão dos 27 aos 62 anos de idade
28 de março de 2023
Abertura de pontos após uma cirurgia pode levar à infecção generalizada
28 de março de 2023

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o aumento dos preços dos ovos de chocolate deve chegar a 15% este ano

Com a chegada da Páscoa, muitos consumidores estão se deparando com os altos preços de ovos de chocolate nas prateleiras dos supermercados. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o aumento dos preços dos ovos de chocolate deve chegar a 15% este ano, três vezes acima da inflação oficial de fevereiro, que ficou em 5,06% no acumulado de 12 meses.

Para quem busca uma opção mais econômica, ou com melhor custo-benefício, os chocolates artesanais produzidos por microempreendedores acabam se tornando uma alternativa. Entre as principais vantagens desta escolha está a quantidade de chocolate comprada com o mesmo valor, que costuma ser maior nos produtos artesanais do que nos ovos industrializados.

“Além disso, os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de apoiar produtores locais e de buscar doces mais artesanais e de qualidade”, conta Anderson Oliveira, sócio-diretor da Sulformas.

A empresa de Anderson fornece embalagens para confeitarias e microempreendedores individuais e por isso ele tem acompanhado de perto esse crescimento. De acordo com o empresário, a demanda por embalagens para ovos de Páscoa aumentou consideravelmente nos últimos anos, acompanhando o crescimento da produção de produtos artesanais. Para 2023, a projeção de vendas da Sulformas está 120% maior que a da última Páscoa.

“A tendência é que o consumo de chocolates artesanais na Páscoa de 2023 seja ainda maior do que nos anos anteriores. E, dentro desse mercado, já podemos dizer que os ovos de colher de 50 gramas estão em alta para essa Páscoa, por conta da alta de preços de todos os insumos”, afirma. “Os consumidores estão valorizando a qualidade e a procedência dos produtos que consomem. E, do outro lado, os microempreendedores estão se profissionalizando cada vez mais, buscando oferecer produtos diferenciados”.

Para os consumidores que procuram opções mais acessíveis e de qualidade na Páscoa de 2023, a Sulformas sugere que busquem por microempreendedores locais que produzem chocolates e bolos artesanais. “Com a ajuda de embalagens de qualidade, é possível produzir chocolates e bolos artesanais de excelência, tão ou mais saborosos do que os ovos de Páscoa industrializados. E, por sua vez, o consumidor fica também com a certeza de estar apoiando a economia local”, sugere Anderson.

Divulgação